Viva Salvador – 466 anos de História, musicalidade e energia!

Viva Salvador – 466 anos de História, musicalidade e energia!

“Você já foi à Bahia? Não? Então vá! “ Já dizia o nosso querido Dorival Caymmi em uma das suas mais famosas canções. Mas não foi só o poeta que disseminou os encantos da terra das cores, das crenças, da música e da alegria.

“Salvador, Bahia, território africano

Baiano sou eu, é você, somos nós

Uma voz, um tambor…”

A capital Baiana, a animada Salvador, transpira energia. E é ela quem merece hoje toda a nossa reverência. São 466 anos de pura vitalidade,  história, diversidade e beleza.

Confira o vídeo:

Famosa pela sua musicalidade, pelo  Pelourinho, pelo Farol da Barra, pelo sincretismo religioso e  pelas mais belas praias do litoral brasileiro, com suas águas quentinhas, a cidade é um dos destinos mais procurados do país. Terra de povo festeiro, alegre, encantador. Quem pisa aqui, sente logo o astral e simpatia do baiano que já vira “camarada” ao primeiro contato. Basta cumprimentar que já engata um papo e vira “brother”. Rs

Salvador é uma cidade histórica, foi a primeira capital do Brasil, coração do país. E tem em sua arquitetura, umas das suas principais riquezas. O Centro histórico é conhecido pela arquitetura colonial portuguesa, com monumentos que datam do século XVII até o século XIX e foi declarado Patrimônio da Humanidade em 1985 pela UNESCO. Seu bairro mais famoso é o Pelourinho, com suas pequenas ruas, vielas e inúmeros casarões antigos que abrigam museus e lojas de artesanatos. É lá que está localizada a Igreja de São Francisco, que é a obra barroca mais rica do país.

A cidade também é conhecida pela sua culinária diferenciada com sabor de dendê. São diversas iguarias únicas: Acarajé, Abará, Caruru, Vatapá, Bolinho de estudante, Maniçoba, Moqueca, cocada e etc.

Salvador abriga o maior carnaval de rua do mundo, que durante sete dias, diverte foliões de toda parte com a sua diversidade cultural através dos blocos afro, bandas de axé, pagode, samba e arrocha (oh, sofrênciaaaa rsrs)

“São Salvador, Bahia de São Salvador

A terra do nosso Senhor

Do nosso Senhor do Bonfim…”

Caminhando pelos pontos turísticos, é fácil achar uma fitinha colorida do Senhor do Bonfim em cada esquina. Seja nas lojinhas, nos restaurantes ou por vendedores ambulantes. Na tradição popular, a fitinha deve ser enfolada no pulso e fixada por três nós. A cada nó, deve ser realizado um pedido mentalmente. Pedidos esses, que devem ser mantidos em segredo até a fita se romper por desgaste natural (não pode tirar antes).

“Preciso da fé no Senhor do Bonfim

Pra mim, pra você, pra mim”

As fitinhas são vendidas em diversas cores e cada cor simboliza um orixá, mostrando a diversidade religiosa da cidade. Azul claro para Iemanjá, amarelo para Oxum, Branco para Oxalá, Vermelho de Iansã, azul escuro de Ogum, verde de Oxossi, vermelha com letras brancas de Xangô…Independente da cor, a fitinha é uma representação simbólica das raízes africanas da Bahia.

“África, iô iô

Salvador, meu amor

A raíz de todo bem, de tanta fé

Do canto Candomblé…”

Se você ainda não conhece a capital baiana, venha sentir ao vivo a nossa energia. Venha escutar o batuque do Olodum, caminhar  pelas ruazinhas do Pelourinho, jogar capoeira, correr no Dique do Tororó, ver o sol se pôr no Farol, no Solar do Unhão ou no Humaitá, tomar sorvete de frutas na  Ribeira, visitar o Bonfim e sentir o sabor do dendê!

Galeria de Fotos:

“Te espero no farol

Pra ver o sol de pôr

Fazer denguinho

Fazer declaração de amor…”

Sem dúvidas, uma cidade que merece ser parabenizada pela sua alegria, musicalidade, diversidade, beleza e pelo astral de um povo “arretado”, festeiro e trabalhador.

Parabéns, Salvador!!! Ah cidade linda, tema da minha primeira poesia. Onde eu cresci e aprendi a amar!

São 466 anos de história, belezas naturais, diversidade, encantos e alegria! Que os que te governam tenham um pouco menos ambição e mais amor. A gente vai tentando te fazer melhor a cada dia e a cada sorriso. Na data de hoje, sinta o meu abraço da Ribeira ao Abaeté!

Happy B-day!

Parabéns também  pra nós soteropolitanos que fizemos por merecer nascer nessa “cidade de luz e prazer”. Parabéns para todos os amigos que adotaram essa terra linda e são baianos pelo coração. Vocês também são “um povo a mais de mil…” Vamos juntos curtir a NOSSA baianidade nagô. Hoje e sempre!

Axé!

Lu Leal

Formada em Comunicação Social, atuou na produção do Programa “A Bahia Que a Gente Gosta”, da Record Bahia, foi apresentadora da TV Salvador e hoje mergulha de cabeça no universo da cultura nordestina como produtora de Del Feliz, artista que leva as riquezas e diversidade do Nordeste para o mundo e de Jairo Barboza, voz influente na preservação e evolução da rica herança musical do Brasil. Baiana, intensa, inquieta e sensível, Lu adora aqueles finais clichês que nos fazem sorrir. Valoriza mais o “ser” do que o “ter”. Deixa qualquer programa para ver o pôr do sol ou apreciar a lua. Não consegue viver sem cachorro e chocolate. Ama música e define a sua vida como uma constante trilha sonora. Ávida por novos desafios, está sempre pronta para mudar. Essa é Lu Leal, uma escorpiana que adora viagens, livros e teatro. Paixões essas, que rendem excelentes pautas. Siga @lulealnews

6 Comments

  1. Avatar
    Mauricio Rocha
    30 de março de 2015 at 07:49 Reply

    Ah! que bom você chegou, bem vindo a Salvador coração do Brasil…….. Eh saudade que bate no meu coração.

  2. Avatar
    Mila Oliveira
    30 de março de 2015 at 08:18 Reply

    Salve, Salvador!

  3. Lúcio Sacramento
    lucio Sacramento
    30 de março de 2015 at 21:11 Reply

    Parabéns terra linda!!!!!

  4. Avatar
    Flor Galiza
    2 de abril de 2015 at 08:05 Reply

    Está Moça LINDAAAA com certeza enfeita o aniversário de salvador!

  5. Avatar
    Livia Saback
    2 de abril de 2015 at 08:06 Reply

    Bahiana arretada de linda!

  6. Avatar
    Lucia Lima
    2 de abril de 2015 at 08:10 Reply

    É isso aí, Lu! Precisamos enaltecer as qualidades da nossa terra, valorizar nossos costumes, a beleza da nossa natureza exuberante!

Leave a Reply