Orientações Nutricionais para as Festas Juninas

Orientações Nutricionais para as Festas Juninas

As festas juninas são marcadas pelo forró, quadrilhas, fogueiras e fogos. Trazem à tona o estilo caipira de se viver em vários aspectos, mas não na alimentação. Nesse ponto, elas são conhecidas pelos excessos. Afinal, quem não ama a culinária nordestina? Esteja atento para a qualidade das comidas que serão ingeridas, tanto nutricionais quanto microbiológicas.

A festa junina do caipira era diferente: bastava um céu estrelado,  uma boa prosa, fogueira e  milho assado na hora para trazer alegria e aconchego. Além disso, a comida da roça era  mais saudável. O caipira comia uma diversidade de cereais, hortaliças que plantava e frutas fresquinhas colhidas no pé. A felicidade do homem da roça não estava tão condicionada aos aspectos alimentares das festas juninas de hoje.

Pensando nisso, resolvemos selecionar algumas orientações nutricionais importantes, para não ficar com peso na consciência após o São João.

Para iniciar duas palavrinhas de ordem: Evitem excessos! As comidas tradicionais do São João normalmente levam uma grande quantidade de carboidratos e gordura saturada em sua composição;

 Não pule as refeições para comer mais nas festas;

Opte pelos  alimentos quando tiver que escolher entre os mesmos e as preparações. Ou seja, prefira o milho cozido ao bolo de milhoe o amendoim cozido ao pé de moleque e a paçoca;

Se acordou tarde não repita todas as refeições.  Opte por ingerir os alimentos que realmente goste. Não coma só por comer.

Ingira bastante líquido;

Não dispense as frutas;

Esteja atento:  A pamonha deve ser consumida no mesmo dia do preparo. Por isso, o ideal é que os produtos tenham uma etiqueta com a data de fabricação.  Caso você compre e não consuma no mesmo dia, o ideal é refrigerar;

Alguns alimentos mais utilizados para os pratos típicos da festa junina importantes nas funções nutritivas são:

  • Amendoim: contém vitamina E, poderoso antioxidante e sua gordura é importante, pois é através da gordura que as vitaminas A, D , E, K, são absorvidas.
  • Milho: fonte de folato (necessário para produzir glóbulos vermelhos) e tiamina (auxilia no metabolismo da energia, mantém o apetite e as funções nervosas e as funções nervosas em equilíbrio), vitamina A e C, potássio, ferro e fibras.
  • Mandioca: excelente fonte de carboidratos, boa fonte de cálcio e fósforo.

Importante lembrar que  também existe a opção de preparar as comidas típicas de forma mais saudável em casa. A substituição de alguns ingredientes pode reduzir bastante a quantidade de gordura e açúcares, e conseqüentemente a energia fornecida pelo alimento, deixando a preparação mais leve e adequada para o consumo.

 Lembre-se só é permitido exagerar no forró!

Boas festas! Anarriê!

Lu Leal

Formada em Comunicação Social, atuou na produção do Programa “A Bahia Que a Gente Gosta”, da Record Bahia, foi apresentadora da TV Salvador e hoje mergulha de cabeça no universo da cultura nordestina como produtora de Del Feliz, artista que leva as riquezas e diversidade do Nordeste para o mundo. Baiana, intensa, inquieta e sensível, Lu adora aqueles finais clichês que nos fazem sorrir. Valoriza mais o “ser” do que o “ter”. Deixa qualquer programa para ver o pôr do sol ou apreciar a lua. Não consegue viver sem cachorro e chocolate. Ama música e define a sua vida como uma constante trilha sonora. Ávida por novos desafios, está sempre pronta para mudar. Essa é Lu Leal, uma escorpiana que adora viagens, livros e teatro. Paixões essas, que rendem excelentes pautas. Siga @lulealnews

Leave a Reply