Aldo Grisi

Aldo Grisi

Foto: Laércio Brasil

Dr. Aldo Grisi é baiano e médico especialista em fisiologia humana com foco em longevidade, qualidade de vida e regulação  hormonal.  Confira nosso bate papo sobre  o funcionamento do corpo, bem estar e dicas para uma vida mais saudável.

NJ: Dr. Aldo, muito se fala sobre menopausa e reposição hormonal feminina. Porém, como reconhecer a andropausa e qual é o seu tratamento?

Dr. Aldo: A andropausa, assim como a menopausa, representa queda dos hormônios sexuais. Os sinais e sintomas são bastante ricos, porém nem todos os pacientes apresentam todos os sintomas. Cada um pode apresentar apenas um, dois ou alguns dos sintomas. Verificamos na andropausa o aumento de peso, aumento de percentual de gordura, diminuição de massa muscular, aumento da circunferência abdominal, diminuição de memoria, cansaço, indisposição, diminuição do apetite e da potencia sexual, dores no corpo, entre outros sintomas.

NJ: Sabemos que a testosterona é uma forte aliada dos homens que buscam um estilo de vida voltado para a longevidade saudável e bem estar. Quais são os hábitos alimentares que podem ser incluídos na rotina do paciente para que os níveis do hormônio sejam mantidos no corpo?

Dr. Aldo: Hábitos alimentares saudáveis auxiliam na manutenção dos níveis hormonais. Uma dieta rica em frutas, verduras, gordura animal boa e oleaginosas, além de proteínas são interessantes. Enquanto carboidratos e glúten podem prejudicar o sistema hormonal.

Vou listar 05 fontes poderosas de nutrientes que potencializam a produção de Testosterona e também do GH, hormônio do crescimento:

1) OLEAGINOSAS – São consideradas gorduras saudáveis (castanhas, amendoim, sementes, azeite de oliva, etc.), quando incorporadas à dieta em quantidades robustas, ajudam a aumentar a dosagem do hormônio masculino;

2) BANANA E MAÇÃ: Essas duas frutas têm uma alta concentração de zinco, o que aumenta a síntese de testosterona no organismo. É uma mão na roda, pois combinam com várias receitas e o consumo in natura é super prático.

3) OVOS: A abulmina presente na clara do ovo e o colesterol bom potencializam a produção da testosterona no organismo e ajudam a “crescer”, além de ser uma excelente opção para a ceia ou desjejum, pois provoca saciedade;

4) FEIJÃO: Um erro comum de quem busca perder peso para poder aumentar a massa magra é cortar em definitivo o feijão, pois o zinco presente em sua composição é essencial para a produção da testosterona, fora que as fibras ainda dão uma mãozinha na aceleração do metabolismo. Basta saber como e quando consumir.

5) CAMARÃO: Os fanáticos dos frutos do mar vão adorar essa opção. Fonte saborosa e prática de Vitamina D, substância necessária para a síntese da testosterona no organismo, o camarão ainda oferece o bônus de participar do metabolismo do cálcio, dando-nos mais força, equilíbrio e resistência.

NJ: Quando o tratamento endovenoso com testosterona é indicado?

Dr. Aldo: A Testosterona, assim como os demais hormônios sexuais, cumpre um papel importante no funcionamento do nosso sistema cardiovascular. O tratamento endovenoso é indicado para tratamento de certos tipos de cardiopatia, uma vez que o hormônio promove a vasodilatação, diminuindo a formação de placas ateroscleróticas na aorta e aumentando o fluxo  sanguíneo da artéria branquial em pacientes com doença coronária, que apresentam, naturalmente, índices reduzidos de testosterona sérica. A testosterona também está ligada à regulação  dos triglicérides e de colesterol HDL, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. Lembrando sempre que toda e qualquer regulação hormonal deve ser feita  em caso de necessidade atestada pelo médico e após a análise de exames completos. Havendo suspeita e aparecimento de qualquer cardiopatia, o primeiro passo é procurar um médico.

NJ: Além do feijão, já citado, quais outros alimentos aceleram o metabolismo?

Dr. Aldo: Todo mundo que está tentando emagrecer acaba se preocupando com o metabolismo. A questão é que não tem segredo, tudo começa e termina pelo que você come, tanto para aqueles que já têm um metabolismo com ritmo adequado, quanto para quem tem o metabolismo mais lento. Alguns alimentos dão uma ajudinha para regularizar o ritmo e ainda proporcionam persos benefícios à saúde. Cereais como arroz, aveia e quinoa são liberados mais lentamente no organismo e evitam o pico de insulina, causa do ganho do peso de muita gente. Alimentos como ômega 3 são ideais para reduzir a produção do hormônio leptina, que desacelera o metabolismo. Portanto, ao comer peixes, sementes de linhaça e chia, a pessoa dá uma acelerada no metabolismo. Ao incluir o chá mate na dieta, automaticamente inclui-se cafeína de forma saudável e além de acelerar o metabolismo, promove o emagrecimento. O combo limão + berinjela + água, quando consumido em jejum, desintoxica  o corpo, acelera o metabolismo e reduz os níveis de colesterol. O brócolis também é ideal para emagrecer e desintoxicar o corpo fazendo com que o metabolismo trabalhe em um ritmo adequado, graças a sua rica concentração de vitaminas C, A e K.

NJ: O  anticoncepcional oral ainda é muito usado por mulheres que desejam evitar uma gestação. Contudo, seu uso prejudica bastante a saúde. Quais são os benefícios do chip anticoncepcional e como ele funciona?

Dr. Aldo: O chip (implante) anticoncepcional auxilia nos sintomas de TPM (tensão pré-menstrual), sangramentos aumentados, trabalha no aumento da massa muscular e diminuição do percentual de gordura. O implante é colocado no tecido subcutâneo – embaixo da pele – e é liberado gradualmente na corrente sanguínea, não tendo problema da mulher esquecer de usar ou viajar e não levar a medicação. Muito mais comodidade e praticidade.

NJ: Existe alguma contra-indicação?

Dr. Aldo: Pacientes com doenças malignas em atividade e doenças no fígado, devem ser avaliados criteriosamente.

NJ: Qual é a relação do sono e do metabolismo?

Dr. Aldo: Nosso corpo é todo organizado. Liberamos nossos hormônios em horários praticamente estabelecidos e chamamos isso de “clico circadiano”. Ao dormir, estamos proporcionando ao corpo um relaxamento que permite a liberação dos  seus hormônios como o  hormônio do crescimento, por exemplo. Daí a importância de ter um sono reparador, para que tenhamos um excelente despertar pela manhã.

NJ: De que forma a regulação hormonal ajuda no metabolismo e na vida do inpíduo?

Dr. Aldo: Nossos hormônios funcionam como uma orquestra e não há solista. Todos os hormônios funcionando corretamente auxiliam no peso, cabelo, pele, unha, função sexual e tudo mais.

NJ: Estamos em pleno verão e pertinho do carnaval. Nessa época do ano, sempre aparece aquele grupo de pessoas que desejam emagrecer a qualquer custo. A gente sabe que o ideal é a preparação com antecedência. Mas existe algum método específico em curto prazo para que a pessoa consiga perder um pouco de peso antes da festa?

Dr. Aldo: Nesse momento, aconselho evitar bebidas alcoólicas e carboidratos. Isso já dá uma boa secada! Beber bastante água e praticar exercícios físicos também são ótimas dicas.

NJ: Por falar em carnaval, é muito comum o aparecimento de viroses após a folia. Por que isso acontece e o que fazer para evitar  esse tipo de doença?

Dr. Aldo: Após períodos em que demandamos muito esforço, como no carnaval, nossa imunidade fica severamente comprometida. Não é à toa que, após a temporada, aparecem essas temidas viroses. A dica é aproveitar esses dias que antecedem ao carnaval para aumentar a oferta de vitamina C e , assim, fortalecer o seu sistema imunológico para a folia. Além de manter a sua imunidade alta, a vitamina C tem propriedades que melhoram o humor, diminuem o estresse e ainda combatem os radicais livres. A melhor forma de ingeri-la é através de alimentos como brócolis, laranja, goiaba, kiwi, acerola e goji berry, como também através de comprimidos efervescentes e em capsulas.

NJ: Quais são as medidas que a pessoa pode começar a tomar agora para se preparar para o verão 2018?

Dr. Aldo: Dieta e atividade física sempre, além de agendar uma avaliação para vermos se os hormônios estão orquestrados. Não estando, iniciar a regulação.

NJ: Ao que você atribui o grande número de pessoas hoje com sobrepeso e obesidade? Como esses problemas interferem na saúde do inpíduo?

Dr. Aldo: Ao aumento da ingestão de carboidratos da dieta. Antes ingeríamos mais gorduras e menos açucares. Hoje essa relação se inverteu e isso contribui diretamente para o aumento do peso.

NJ: A obesidade infantil atinge uma em cada três crianças no Brasil. O que os pais podem fazer para evitar esse quadro?

Dr. Aldo: Esse é um grave problema que muitas vezes passa despercebido pelos pais. Uma criança obesa tem mais chances de se tornar um adulto doente. Uma criança obesa não consegue brincar como as outras, correr como as outras, se sentir bem como as outras e, certamente, crescerá com a autoestima comprometida. Um dos maiores presentes que os pais podem dar aos filhos é a educação alimentar, ensinando a importância dos nutrientes e de uma alimentação saudável. As crianças podem não saber que uma alimentação ruim faz mal, mas nós sabemos, e temos obrigação de de zelar pelo bem estar deles.

NJ: Algumas pessoas, na ânsia para chegar logo ao corpo ideal acabam abusando dos exercícios físicos. O que fazer para evitar o catabolismo muscular?

Dr. Aldo: O catabolismo é um processo metabólico pelo qual todos passamos, diariamente, e consiste na liberação de energia a partir da degradação de macromoléculas nutritivas, como a glicose. Sem esse processo, não teríamos como suprir as necessidades energéticas do nosso corpo. Contudo, o que deve ser evitado é o catabolismo muscular, que ocorre quando sobrecarregamos o organismo e não fornecemos fonte de energia suficiente para que o catabolismo se dê no plano celular. Vou dar cinco dicas para que o catabolismo muscular seja evitado e não comprometa os resultados do treino:

1. Não passe muito tempo treinando pois a construção muscular se dá no horário de descanso, e não no treino. Portanto, quanto mais tempo você passa desgastando os músculos, mais tempo de degradação você tem.

2. Mantenha sua glicemia controlada. Manter os níveis de açúcar controlado no sangue, além de evitar várias doenças, inibe o catabolismo muscular.

3. Evite consumir bebidas alcoólicas pois o álcool tem a capacidade de aumentar a degradação proteica nos músculos, acentuando o catabolismo. Por isso, se você está em uma fase “hard” de treino, evite o consumo.

4. Descanse. É no momento do descanso que que os músculos, outrora forçados durante o treino, se recompõem e geram novas células, acarretando na sonhada hipertrofia.

5. Hidrate-se. Quanto mais hidratado você está, mais o catabolismo se mantém no nível celular, não passando para os músculos.

NJ: Quais são os cuidados que grupos específicos como portadores de diabetes ou hipertensão precisam ter quando resolvem emagrecer?

Dr. Aldo: Pacientes com diagnostico de diabetes e hipertensão devem ter um cuidado maior com as dietas e com os exercícios físicos devido ao risco de variação inoportuna do açúcar no sangue (glicemia) e da pressão.

NJ: O que fazer para evitar a estafa?

Dr. Aldo: A rotina pesada está diretamente relacionada à estafa, que é o esgotamento  físico e mental provocado por conta de de grandes demandas impostas ao nosso organismo, além do stress diário. Incluir alimentos com propriedades antioxidantes, aminoácidos triptofanos e estimulantes do sistema nervoso central, faz toda a diferença na prevenção da estafa. Alguns exemplos são banana, chocolates com alta concentração de cacau, gengibre, maçã, café, chá verde, peixes, frutos do mar e grãos.

NJ: Muitos são os fatores que podem contribuir para que a pessoa tenha problemas de crescimento. Como os pais podem identificar o momento certo para procurar um especialista?

Dr. Aldo: Os dois primeiros anos de idade são cruciais para o crescimento (estatura) e desenvolvimento (intelectual) da criança. Daí a importância do aleitamento materno. Durante as avaliações com pediátra, é feito uma curva de crescimento para que se acompanhe o ritmo de crescimento.

NJ: Quais são as principais preocupações em relação ao uso de proteína na terceira idade?

Dr. Aldo: O uso de proteínas, assim como de qualquer outro macronutriente, deve ser sempre acompanhado de uma avaliação nutricional voltada para cada idade. E persos fatores devem ser levados em consideração como a prática de exercícios  e doenças do inpíduo. Na terceira idade, o ideal é que o consumo de proteínas seja quase dobrado. Para garantir uma longevidade saudável, enquanto um adulto deve consumir 0.8 gramas de proteína por quilo, o idoso deve consumir  1.5 gramas, justamente para evitar os riscos de perda da massa muscular, própria dessa fase da vida, e fornecer o equilíbrio necessário para as atividades do dia-a-dia sejam cumpridas, sem risco de quedas ou fraturas. A terceira idade também é o momento de realizar atividades físicas e se manter em  movimento. É tempo de viver com qualidade de vida!

NJ: Quais são os tratamentos que o paciente encontra na sua clínica?

Dr. Aldo: A clinica realiza a avaliação do perfil hormonal para que se verifique a menopausa, andropausa, disfunção sexual, disfunção da tireóide, cansaço, indisposição, melhora da qualidade de vida, qualidade do sono, TPM, performance física. Os implantes hormonais são ótimas opções de tratamento em pacientes que necessitam fazer a reposição.

NJ: Uma frase

Dr. Aldo: Não podemos ter resultados diferentes, tendo atitudes iguais. Precisamos estudar, inovar e se abrir para o novo sempre com muita responsabilidade e ética.

Obrigada, Dr. Aldo! É um prazer enorme tê-lo aqui na Nossa Janela passando dicas e orientações preciosas em relação a saúde.

SERVIÇO

Clínica Nova Face – 071 3331 6002

 

Lu Leal

Formada em Comunicação Social, atuou na produção do Programa “A Bahia Que a Gente Gosta”, da Record Bahia, foi apresentadora da TV Salvador e hoje mergulha de cabeça no universo da cultura nordestina como produtora de Del Feliz, artista que leva as riquezas e diversidade do Nordeste para o mundo. Baiana, intensa, inquieta e sensível, Lu adora aqueles finais clichês que nos fazem sorrir. Valoriza mais o “ser” do que o “ter”. Deixa qualquer programa para ver o pôr do sol ou apreciar a lua. Não consegue viver sem cachorro e chocolate. Ama música e define a sua vida como uma constante trilha sonora. Ávida por novos desafios, está sempre pronta para mudar. Essa é Lu Leal, uma escorpiana que adora viagens, livros e teatro. Paixões essas, que rendem excelentes pautas. Siga @lulealnews

2 Comments

  1. Avatar
    Acacio
    13 de fevereiro de 2017 at 16:46 Reply

    Parabéns pela entrevista. Muito importante, e, guardarei diversas dicas nela contida com total carinho.
    Bravo!

  2. Avatar
    Fernanda Antonia
    13 de fevereiro de 2017 at 17:57 Reply

    Maravilhosa entrevista!!! Parabens! Aprendi mais coisas no dia de hj!!! Interessante saber sobre o catabolismo muscular e outras dicas! Obrigada!

Leave a Reply