Projeto Gentilezinha retorna ao Rio promovendo ações de cidadania e respeito para a meninada

Projeto Gentilezinha retorna ao Rio promovendo ações de cidadania e respeito para a meninada

O projeto ‘Gentilezinha’ está de volta ao Rio. Até o dia  21 de dezembro, o projeto levará a diversas regiões da cidade uma variedade de atrações, que têm o objetivo de propagar valores importantes para a formação da cidadania entre jovens e crianças. Neste período, serão apresentadas cerca de 28 encenações de teatro infantil em escolas da rede pública de ensino, além de locais abertos ao público. Entre os locais de apresentação estão: Praça do Pomar, Praça Nossa Senhora da Paz, Vila Olímpica da Mangueira, Nave do Conhecimento, entre outros. A iniciativa é realizada em parceria com o MetrôRio, uma empresa do grupo Invepar, via lei de Incentivo à Cultura pela Prefeitura do RJ, e apoio do Instituto Invepar.

Nesse final de semana a ação estará no dia 06/12 (sexta-feira), às 9h no Solar Meninos de Luz, no Cantagalo, e às 14h, na Escola Francisco de Paula Brito, na Rocinha. Já no dia 08/12 (domingo), haverá apresentação às 11h, na Feira Hippie de Ipanema, na Praça General Osório.

O projeto ‘Gentilezinha’ chega à sua terceira edição e traz o espetáculo ‘Gentilezinha e a Liga dos Guardiões da Terra’. De forma lúdica e divertida, o trabalho aborda temas como  cidadania, amizade, tolerância,  meio ambiente e gentileza, transmitindo aos espectadores os ideais de José Datrino, o Profeta Gentileza, criador da famosa frase “Gentileza gera gentileza”

No espetáculo, o protagonista é o personagem ‘Gentilezinha’, um menino impactado pela obra do Profeta Gentileza, que se torna uma espécie de mascote da cidadania e segue transmitindo o legado do andarilho, disseminando mensagens de paz, solidariedade e respeito. Na peça, a devastação do planeta chegou a um nível alarmante e Gaia, a guardiã da Terra, resolve intervir. Muito preocupada e sem esperanças sobre o futuro do planeta, ela resolve pedir ajuda ao Gentilezinha. Junto a Devas, fiel escudeiro de Gaia, e com o reforço de Luquinhas, o quarteto segue convocando novos guardiões para cuidar do planeta. Durante a apresentação, as crianças serão chamadas para participar da peça sendo convocadas para assumir o papel de guardiões.

Sempre ao final de cada espetáculo serão distribuídas cartilhas para colorir, com ilustrações e mensagens de cidadania, além de  cards em papel semente para reforçar os conceitos ensinados na peça, incentivar o plantio e cuidado com o meio ambiente.

“É uma alegria chegar ao terceiro ano consecutivo com este projeto que nos orgulha. Queremos espalhar atitudes de gentileza para as crianças, que serão os adultos do amanhã. Além disso queremos inspirar muitos pais.  Nosso objetivo é multiplicar e motivar atitudes transformadoras de forma leve, divertida e cheia de amor. Acreditamos que o futuro está nas mãos dos nossos pequenos”, celebra Fernando Oliveira. 

Lu Leal

Formada em Comunicação Social, atuou na produção do Programa “A Bahia Que a Gente Gosta”, da Record Bahia, foi apresentadora da TV Salvador e hoje mergulha de cabeça no universo da cultura nordestina como produtora de Del Feliz, artista que leva as riquezas e diversidade do Nordeste para o mundo e de Jairo Barboza, voz influente na preservação e evolução da rica herança musical do Brasil. Baiana, intensa, inquieta e sensível, Lu adora aqueles finais clichês que nos fazem sorrir. Valoriza mais o “ser” do que o “ter”. Deixa qualquer programa para ver o pôr do sol ou apreciar a lua. Não consegue viver sem cachorro e chocolate. Ama música e define a sua vida como uma constante trilha sonora. Ávida por novos desafios, está sempre pronta para mudar. Essa é Lu Leal, uma escorpiana que adora viagens, livros e teatro. Paixões essas, que rendem excelentes pautas. Siga @lulealnews

Leave a Reply