Este final de semana fomos visitar o Projeto Tamar que foi criado na década de 80 e é reconhecido como uma das mais bem sucedidas experiências de conservação marinha. O complexo recebeu este nome em virtude da junção das primeiras sílabas das palavras Tartarugas Marinhas.
Com mais de 30 anos de história, o projeto atua na conservação e manejo das cinco espécies de tartarugas marinhas existentes no Brasil: Cabeçuda ou Mestiça, Tartaruga de couro ou gigante, Tartaruga de pente, Tartaruga oliva e Aruanã (infelizmente todas ameaçadas de extinção).
Os colaboradores se dedicam a pesquisar a dinâmica de vida desses animais e seus hábitos, a monitorar ninhos e auxiliar no nascimento das tartarugas marinhas e o seu trajeto para o mar.
É um espaço fantástico! Limpo, grande e organizado. Possui muitos tanques com animais de várias espécies como tartarugas, arraias, estrela do mar e até mesmo um tubarão. Tudo muito bem conservado e os animais super bem cuidados. Crianças de todas as idades se divertem e aprendem a importância de se preservar a vida marinha.
Além de poder avistar as tartarugas em fase adulta, também conhecemos os belos filhotes. Assim, pode-se mensurar o quanto esses animais são capazes de crescer!
O espaço conta ainda com banheiros, fraldário, sala para exposições, cinema (onde são rodados filmes de preservação marinha), restaurantes até mesmo uma lojinha. Todo o lucro é revertido em prol do próprio projeto.
O visitante tem acesso aos tanques, ao museu com réplicas das espécies que habitam os mares brasileiros, esqueletos e cascos conservados para observação, quadros informativos e ninhos protegidos.
Logo na entrada ficam os banheiros. Olha a criatividade!
O Bar do Souza, super conhecido na Praia do Forte, também abriu um restaurante dentro do Projeto Tamar. A localização não poderia ser mais privilegiada! As mesas ficam na areia, em frente as piscinas naturais e a comida… uma delícia!
Já havia alguns anos que eu não visitava o Projeto e me encantei com todas as novidades. Pra mim, o melhor atrativo é sem dúvida nenhuma o cuidado com que os animais são tratados. Lindo de viver!!!
O Projeto Tamar fica localizado na Praia do Forte, município de Mata de São João a cerca de 75 Km do Centro de Salvador e recebe, todos os dias, visitantes de várias regiões interessados em conhecer a vida marinha.
Vale muito a pena fazer uma visita para curtir a praia, o vilarejo e acima de tudo para conhecer o Projeto. As espécies Marinhas agradecem.
O meu agradecimento especial a todos que lutam pela preservação marinha!
Luz!
Lu
Ps: Nesta visita estou usando look completo da Amarelon Neon.
5 Comments
Lúcio
26 de março de 2013 at 20:59Fantástica abordagem. Infelizmente a maioria das pessoas não tem consciência da importância que a natureza tem para o homem. Não é a natureza que depende de nós e sim a humanidade que depende dela.
Dalia Leal
27 de março de 2013 at 01:09Ê Luciana Leal, trazendo para todos as maravilhas do Projeto Tamar! mto bom relembrar tudo isso. É importante a conscientização da preservação marinha! esse amor q vc tem pelo ambiente, pelos animais e pelas plantas, observo q vem desde sua infância, qndo bem pequenina, vc já se revoltava c pessoas q soltavam bombas para matar os peixes, vc havia lido no Jornal algo sobre esse assunto e já combatia naquela ocasião tais atitudes. Parabéns pelo texto! amei! estou até c vontade de voltar para esse local maravilhoso! rever tudo isso, é prazer inusitado!!!!!!!
José Júnior
27 de março de 2013 at 08:45Adoro o Projeto Tamar.Quando estive aí no Brasil fui visitar mas já tem muitos anos.
Gostei de ver outra vez nesta panorama que fizeste.
Todos projetos que visam a preservação da espécie em extinção eu aprovo.
Como disseste,é um espaço grande,fantástico,limpo e organizado.
Esse bar do souza é novo,mas foi uma ótima idéia,juntar o útil ao agradável.
Adorei a pequena reportagem.
Meu agradecimento especial a todos que lutam pela preservação marinha e de todas espécies.
Grande abraço
Elaine
27 de março de 2013 at 17:39Sensacional!!! Projeto maravilhoso q merece muitas curtidas. Parabéns por divulgar, Lú.
Bjs.
amara
31 de março de 2013 at 13:30Conheço o projeto Tamar desde Arembepe e tb é clara o localizado na Praia do Forte isto SIM é um gesto concreto das pessoas interessadas na natureza e no próximo. VC ESTA UMA GATA seu marido já VIU isto? bj tia Amara