O Jardim Botânico de Curitiba é um dos principais pontos turísticos da capital paranaense, um dos mais belos cartões postais da cidade. E estende seu tapete de flores aos visitantes logo na entrada.
Inaugurado há 21 anos, sua estufa chama a atenção pelo jardim geométrico. A obra, projetada pelo escultor Abrão Assad, foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres, construído no século 19.
Além da estufa, com plantas características da floresta atlântica brasileira, encontramos ainda lago com cascata e trilhas. E um ambiente extremamente tranquilo. Impossível estar aqui e não se sentir envolvido com a paz e beleza deste lugar.
O Jardim das Sensações é outro atrativo. Em um espaço delimitado por uma cerca viva, os sentimentos do visitante são desafiados por meio do contato direto com plantas de diferentes formas, texturas e aromas.
Para quem conhece o Jardim Botânico paranaense, deixo o convite para uma nova visita. E pra quem ainda não o conheceu, fica a dica para a próxima viagem. Sem dúvida alguma, este é um lugar que vale a pena conhecer. Encantador e admirável tanto pela limpeza e organização, quanto pela beleza. Aqui se respira vida!
Outro ponto turístico que também é parada obrigatória em Curitiba é a Ópera do Arame, que foi inaugurada em março de 1992. Construída em estrutura tubular e teto transparente, tubo de aço, cascata d´água e blocos de fundação apoiadas diretamente as rochas. Seu auditório conta com 1.648 lugares ocupa uma área de 4.000m².
A antiga cratera de uma pedreira desativada deu espaço a este espaço cultural delicioso e extremamente criativo. A ópera tem forma circular e é parcialmente rodeada por um lago artificial peculiarmente charmoso. É o teatro mais original de Curitiba.
A Ópera de Arame está integrada à paisagem e o seu acesso se dá através de uma passarela construida sobre as águas do lago. Aqui cabe uma dica: Meninas, não é uma boa idéia usar salto para esta visita, ok?
Vale a pena conhecer e de preferência quando houver alguma manifestação artística no seu auditório, pois ele é palco de grandes espetáculos!
No final do passeio, vale dar uma passadinha para jantar no bairro de Santa Felicidade, a região gastronômica de Curitiba. São mais de 300 estabelecimentos para todos os tipos de gostos e bolsos. Assim, seu dia será fechado com chave de ouro!
Luz!
Lu
Serviço:
Jardim Botânico:
Acesso pela Rua Eng°. Ostoja Roguski, Jardim Botânico, Curitiba (PR)
Tel: (41) 3264-6994
Horário de funcionamento: De segunda-feira a domingo das 7 às 20 horas
Ópera do Arame
R. João Gava, 970, Pilarzinho, Curitiba
Horário de Funcionamento: Terça a domingo: 8h às 20h
Segunda: Não abre
3 Comments
Mari
13 de julho de 2013 at 20:18Que Lindo! Você merece muito tudo isso e muito mais!
Dalia Leal
13 de julho de 2013 at 23:10Nossa! tudo mto lindo e seu texto perfeitíssimo!!!!!!! c certeza na 1ª oportunidade tbém irei!
Débora Oliveira
15 de julho de 2013 at 16:57Amei Lú lindo demais Curitiba, espero poder conhecer também, e vc e Lúcio lindos como sempre que Deus continue os abençoando estou aqui sempre na torcida por vcs ! Orgulhosa de ver o seu trabalho! a cada dia bjs anjo