Niterói é um dos principais centros financeiros, comerciais e industriais do Rio de Janeiro e a quinta cidade mais populosa de todo o estado. É a segunda cidade do mundo com a maior quantidade de obras projetadas pelo arquiteto Oscar Niemeyer (perdendo apenas para Brasília). Vizinha da capital carioca, a cidade ganhou visibilidade e prestígio ao receber o MAC, que é uma verdadeira obra-prima!
Saindo do Rio, há duas formas de chegar a Niterói, uma através da barca que sai da Praça XV, no centro, e atravessa a Baía de Guanabara. A segunda, atravessando a Ponte Rio- Niterói, a maior ponte urbana do país.
Nossa primeira parada é no Teatro Popular de Niterói, obra de Niemeyer.
Localizado às margens da Baía de Guanabara, numa área dotada de ampla visão panorâmica, o prédio tem sua cobertura modelada em linhas que remetem ao movimento das ondulações marítimas e no andar superior as paredes são adornadas com um grande painel que retrata uma marcha do MST — evocativo não apenas das convicções políticas do arquiteto, mas de seu desejo de fazer com que o teatro fosse destinado à convivência das classes populares.
O teatro foi projetado para abrigar peças, espetáculos de dança, mostras de artes visuais e música. O espaço conta com uma sala com capacidade para 460 pessoas e duas salas para exposições, além de uma área externa com palco móvel.
As dançarinas, na parte amarela, fazem uma alusão as curvas femininas e as paredes do museu são perfeitamente paralelas à inclinação do Pão de Açúcar. Um verdadeiro charme!
“Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein” (Oscar Niemeyer)
E ainda temos a vista espetacular para a Ponte Rio- Niterói e a Baía de Guanabara:
Nossa segunda parada é no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, um dos cartões postais da cidade e também obra de Niemeyer. O Museu está localizado sobre o Mirante da Boa Viagem, na orla de Niterói e sua fachada futurista já encanta a primeira vista! Sua forma parece flutuar como uma grande nave sobre as águas da Baía. Este é, sem dúvidas, um importante marco da arquitetura brasileira e recebe turistas de todo o mundo.
Lá, podemos encontrar obras destinadas a arte contemporânea e apresenta diversos tipos de obras como artes abstratas e obras referentes a Monarquia brasileira.
O museu tem 16 m de altura. Já a cúpula tem 50 m de diâmetro e é dividida em três pavimentos. Sua estrutura é muito segura e pode suportar um peso equivalente a 400 quilos por metro quadrado, além de ser resistente a ventos de até 200 quilômetros por hora.
O Mac é um perfeito exemplo de integração entre a arte e a engenharia. No projeto, percebemos a genialidade de Niemeyer, que conseguiu levar a natureza e a vista da cidade para dentro do museu.
Agora seguimos para o Parque da Cidade, um local privilegiado, a 270 m de altitude, e com uma vista panorâmica espetacular para os bairros de São Francisco, Charitas, Jurujuba e Icaraí. É um dos pontos mais procurados para saltos de Parapente e Asa Delta. De lá, conseguimos avistar as praias da baía e da região oceânica de Niterói. Lá em cima tem um barzinho, excelente local para tomar um suco e apreciar a cidade do alto!
Nossa última parada é a Fortaleza de Santa Cruz, que está localizada no bairro de Jururuba, instalada sobre um cabo formado de rochas elevadas, em frente ao Pico dos Macacos, com uma área de 7153 m. O local foi utilizado pela primeira vez em 1555 pelo francês Armand Villegaignon, que improvisou a fortificação com algumas armas. Em 1567, os portugueses dominaram o local tornando-o o mais importante ponto de defesa da região.
Na época, a fortaleza se chamava Bateria de Nossa Senhora da Guia. A fortificação só aconteceu em 1599, quando os flamengos, liderados por Oliver Van Noort, foram expulsos da baía. Suas muralhas foram construídas com pedras cortadas e assentadas à mão. Possui um acervo de 45 canhões dos séculos XVIII e XIX, além de uma capela datada de 1612.
Com uma visão privilegiada das cidades de Niterói e Rio de Janeiro, é um local para se admirar as belezas naturais dessas duas belas cidades!!!
Nosso agradecimento especial a Aleqsandros Bezerra e a Rio 40 Graus por este dia lindo que nos proporcionaram em Niterói. Se você não conhece, vale a pena fazer uma visita a essa simpática e charmosa cidade, bem pertinho da Capital Carioca.
Serviço:
Look: Top Amarelo Neon
(71) 3013-5850 (71) 3498-3229
Acessórios: Mimos de Madame
Instagram: @mimosdemadame
Agência de Turismo: Rio 40 Graus
E-mail: contato@rio40grausturismo.com.br
Tel: (55 21) 3208-2090/ 7741-7763
Indicação de Hospedagem no Rio:
Raupp Flats Contato: raupp.carlos@gmail.com
Mirante da Boa Viagem, s/nº. Niterói, RJ • CEP: 24210-390
Tel: (55 21) 2620-2400
Parque da Cidade
Local: Estrada da Viração, s/n° – São Francisco
Tel: (55 21) 2610.3157
Visitação: das 09h às 18h.
Devido à sinuosidade da estrada de acesso, não há circulação de ônibus. O aceso é somente para carros de passeio e vans.
Fortaleza de Santa Cruz
Local: Estrada Eurico Gaspar Dutra, s/nº – Jurujuba
Tel.: (55 21) 2710.2354 ramal: 2047
e-mail: agendamentofscb@yahoo.com.br
Funcionamento: De Terça à Domingos e Feriados das 10h às 17h.
4 Comments
Elaine
3 de dezembro de 2013 at 19:22Lu eu adorei esta reportagem sobre Niterói!!!! A cidade é linda mesmo e tem vários encantos q os cariocas ainda não conhecem. Agradeço pelas dicas!!!!!
Mari
3 de dezembro de 2013 at 19:33Mais uma grande materia e belíssimas imagens! vc é sucesso!
Son Isabel
12 de dezembro de 2013 at 12:37Grande Oscar Ribeiro de Almeida Niemeyer Soares Filho . Lugar lindo…
Marina Sá
12 de dezembro de 2013 at 12:40Que bacana! Na próxima vez que for ao Rio, darei um pulinho lá.
Valeu a dica!!