“BASEADO NA RUA DE TRÁS” reestreia na Sede das Cias, Escadaria Selarón dia 8 de janeiro

“BASEADO NA RUA DE TRÁS” reestreia na Sede das Cias, Escadaria Selarón dia 8 de janeiro

Com influência de Kafka e o teatro do absurdo, peça é a primeira montagem da Outra Cia. de Teatro dirigida por Gustavo Damasceno

Após duas temporadas na Zona Sul carioca, o espetáculo BASEADO NA RUA DE TRÁS, chega à Sede das Companhias, na Lapa, a partir do dia 8 de janeiro, 20h.

A montagem dirigida por Gustavo Damasceno participou do festival carioca NOVA CENA CARIOCA, na sede das CIAS e traz no elenco Carolina Ferman, Mateus Tiburi, Nara Parolini e Thiago Ristow — da extinta Cia. Laranja Eletrônica que, há dois anos, esteve em cartaz dirigida por Ivan Sugahara.

 O espetáculo conta a história de H, que vai para uma cidade onde coisas mudam a todo instante, seres misteriosos tentam manipular o novo cidadão que se apresenta naquele lugar. O protagonista, tenta se adaptar numa sociedade opressora, onde todos os outros personagens vivem em um clima cinematográfico  estranho.

 Com influências de Kafka, Brecht, Nelson Rodrigues, Stuart Hall, e do teatro do absurdo,a tragicomédia contemporânea apresenta imposições sociais, muitas vezes despercebidas, as crises de identidade, discute a célebre questão do “ser ou não ser”, os jogos de submissão e aceitação, a dúvida de permanecer ou de partir, o desejo por sexo e por um cigarro a mais.

Segundo o autor, a montagem fala sobre escolhas. “Escolher a permanência pela ignorância, o porquê de continuarmos naquele lugar ou naquela situação, que na maioria das vezes é opressora e impositiva, sem sabermos se existe outro lado pra seguir”, explica Mateus.

Juntos, os quatro atores buscaram um texto que discutisse o momento que estavam passando, contudo, não encontraram um material que fosse fiel ao sentimento do grupo. Mateus então decidiu se lançar na missão de dar forma ao projeto e escreveu o texto em três semanas. “O processo de criação foi longo e tomou uma nova forma, a partir de cada pessoa que entrava no projeto”, explica. “A direção do Gustavo se encaixou perfeitamente em nossa forma de pensar o teatro e juntos, com coragem e amor, construímos esse fragmento de vida que é baseado na rua de trás”, conclui o autor e ator da montagem.

SOBRE A COMPANHIA

 Criada em 2010, a OUTRA CIA. DE TEATRO é formada por jovens atores que se conheceram na CAL – Casa de Artes de Laranjeiras e realizaram duas montagens que tiveram destaque na cena teatral carioca. Dois anos após as temporadas, assinadas pela Cia. Laranja Eletrônica, apenas quatro integrantes deram continuidade à carreira teatral e, buscando iniciar um novo projeto, criaram a nova companhia. A primeira peça desta nova etapa conta com um texto próprio e marca a busca de um grupo jovem por uma maneira de produzir, criar e pensar o teatro.

Vem Pro Teatro!

Luz!

Lu

SERVIÇO

Temporada: De 08 a 30 de janeiro de2014.

Local: Sede das Cias – Rua Manoel Carneiro 12, Escadaria do Selarón – Lapa

Horário: Quartas e quintas às 20h

Preço: R$ 20,00 – R$ 10,00 (Meia)

Duração: 80 minutos

Faixa etária recomendada: 14 anos

Gênero: Tragicomédia

Lu Leal

Formada em Comunicação Social, atuou na produção do Programa “A Bahia Que a Gente Gosta”, da Record Bahia, foi apresentadora da TV Salvador e hoje mergulha de cabeça no universo da cultura nordestina como produtora de Del Feliz, artista que leva as riquezas e diversidade do Nordeste para o mundo e de Jairo Barboza, voz influente na preservação e evolução da rica herança musical do Brasil. Baiana, intensa, inquieta e sensível, Lu adora aqueles finais clichês que nos fazem sorrir. Valoriza mais o “ser” do que o “ter”. Deixa qualquer programa para ver o pôr do sol ou apreciar a lua. Não consegue viver sem cachorro e chocolate. Ama música e define a sua vida como uma constante trilha sonora. Ávida por novos desafios, está sempre pronta para mudar. Essa é Lu Leal, uma escorpiana que adora viagens, livros e teatro. Paixões essas, que rendem excelentes pautas. Siga @lulealnews

Leave a Reply