Coletivo Evoé apresenta: “Brazil reads Brasil”, estreando peça de Nelson Rodrigues, em NY

Coletivo Evoé apresenta: “Brazil reads Brasil”, estreando peça de Nelson Rodrigues, em NY

Foto:  Jessica Osber Photography

 A peça “Os Sete Gatinhos”, de Nelson Rodrigues, terá sua primeira leitura dramática, nos Estados Unidos, por meio do projeto “Brazil reads Brasil”, em Setembro. O evento é uma realização do Coletivo Evoé – das atrizes Bárbara Eliodoro, Laila Garroni, Ma Troggian e Isabella Pinheiro.

O objetivo do Coletivo Evoé, é de compartilhar a cultura do Brasil e sua universalidade dramatúrgica no exterior. “Queremos promover a dramaturgia brasileira, tanto clássica quanto contemporânea, para dar voz a artistas brasileiros aqui”, afirma Bárbara.

“Os Sete Gatinhos” é uma obra polêmica de Nelson Rodrigues, que conta a história da família do seu Noronha e da Dona Aracy, o casal possui cinco filhas. A princípio o objetivo deles é resguardar a caçula, Silene, só que eles acabam sendo atraídos de maneira trágica pelo capitalismo o que muda todo o rumo da história.

Sobre Barbara Eliodoro

Atriz, mora em Nova York onde produz curtas, webseries, atua e escreve. Se formou em 2014 na Escola de atores Wolf Maya, onde foi dirigida por Marco Antonio Pamio e Sérgio Ferrara. Em NY, cursou  o conservatório profissional na renomada Stella Adler Studio of Acting.

É uma das fundadoras do Evoé, coletivo formado com outras três atrizes brasileiras radicadas em Nova York, Laila Garroni, Ma Troggian e Isabella Pinheiro. O objetivo do grupo é de compartilhar a cultura do Brasil e sua universalidade dramatúrgica no exterior. “Queremos promover a dramaturgia brasileira, tanto clássica quando contemporânea, para dar voz a artistas brasileiros aqui”, afirma Bárbara. O primeiro projeto do coletivo é a “Brazil reads Brasil”, uma série de leituras dramáticas que na sua primeira edição apresentará pela primeira vez em Manhattan”Os Sete Gatinhos”, de Nelson Rodrigues.

Ainda nos EUA, com mais 4 amigas, Bárbara abriu a produtora Piquant Entertainment. “Nós nos sentíamos muito mal representadas como artistas por isso resolvemos criar nossos próprios conteúdo para dar voz, às mulheres e histórias, que não estão sendo contadas”, conta. Seu primeiro projeto foi uma websérie que se chama “Newcomers”, sobre um grupo de amigos estrangeiros vivendo em NY, dirigida por Michael A. Pinckney, ex-assistente de Spike Lee ,que já trabalhou em produções como Law and Order.

 A atriz foi escalada para atuar na peça “Júlio Caesar”,  de William Shakespeare, que está em cartaz no Gene Frankel Theatre, um dos berços do teatro off-broadway novaiorquino, até agosto. A peça é uma adaptação do roteiro original e faz crítica à governos tiranos, principalmente presidente eleito Donald Trump.

SERVIÇO:

Dia: 13 de setembro às 19:00

Local: No Punto Space, Manhattan – NY

Entrada: Franca

Lu Leal

Formada em Comunicação Social, atuou na produção do Programa “A Bahia Que a Gente Gosta”, da Record Bahia, foi apresentadora da TV Salvador e hoje mergulha de cabeça no universo da cultura nordestina como produtora de Del Feliz, artista que leva as riquezas e diversidade do Nordeste para o mundo e de Jairo Barboza, voz influente na preservação e evolução da rica herança musical do Brasil. Baiana, intensa, inquieta e sensível, Lu adora aqueles finais clichês que nos fazem sorrir. Valoriza mais o “ser” do que o “ter”. Deixa qualquer programa para ver o pôr do sol ou apreciar a lua. Não consegue viver sem cachorro e chocolate. Ama música e define a sua vida como uma constante trilha sonora. Ávida por novos desafios, está sempre pronta para mudar. Essa é Lu Leal, uma escorpiana que adora viagens, livros e teatro. Paixões essas, que rendem excelentes pautas. Siga @lulealnews

Leave a Reply