No encerramento do evento, a praça do Teatro Raul Coelho ganhou vida com apresentações diversificadas, desde reisado até a contagiante música do cantor e compositor Del Feliz, A atmosfera festiva e as apresentações locais reforçaram o valor da cultura regional, deixando um gostinho de saudade entre os curaçaenses.
Pela manhã, o Seminário da Infância e Adolescência, promovido pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), proporcionou um espaço de compartilhamento de experiências e inspiração para o protagonismo juvenil. Camila Santana expressou sua alegria com as lições aprendidas: “Dá pra ver que é possível fazer algo diferente e formar um grupo com a nossa cara.”
Del Feliz, além de sua envolvente apresentação, discutiu a relevância da cultura e a participação dos jovens na preservação do forró, um dos patrimônios culturais da região. A Filarmônica 15 de Março, de Barro Vermelho, e artistas locais encerraram o seminário com maestria.
À noite, na Praça do Teatro Raul Coelho, a Galeota das Artes protagonizou um espetáculo, trazendo o repertório do cancioneiro popular e apresentando o reisado com as crianças. Intervenções artísticas locais precederam a empolgante apresentação de Del Feliz, seguido pelo músico Júlio do Acordeon, que manteve o ritmo do arrasta-pé.
Ao longo desses quatro dias, o talento das crianças e adolescentes, lapidado nas oficinas da Galeota, brilhou. As apresentações emocionaram a plateia, evidenciando o resultado das aulas de música, percussão, violão, entre outras.
Fernando Ferreira, um dos coordenadores do Galeota das Artes, destacou a importância do Festival como um marco para o grupo e para Curaçá como um todo. “Ao longo desses nove anos, não foi fácil, mas nós seguimos firmes. Esse foi o primeiro de muitos outros festivais que a Galeota pretende realizar para mostrar o talento das nossas crianças e adolescentes.”
O Festival, realizado pela Enredo Produções e Coletivo Cultural Galeota das Artes do São Francisco, em parceria com a Curaçá FM, contou com o apoio do Irpaa e o patrocínio do Governo do Estado da Bahia. O evento celebrou os nove anos de atuação voluntária do coletivo cultural Galeota das Artes, que desenvolve trabalhos de arte e cultura com crianças e jovens, valorizando as manifestações culturais da região.
Leave a Reply