O último dia do 1º Festival Cultural Galeota das Artes foi marcado por celebrações animadas e significativas, destacando a rica cultura de Curaçá.

O último dia do 1º Festival Cultural Galeota das Artes foi marcado por celebrações animadas e significativas, destacando a rica cultura de Curaçá.

No encerramento do evento, a praça do Teatro Raul Coelho ganhou vida com apresentações diversificadas, desde reisado até a contagiante música do cantor e compositor Del Feliz, A atmosfera festiva e as apresentações locais reforçaram o valor da cultura regional, deixando um gostinho de saudade entre os curaçaenses.

Pela manhã, o Seminário da Infância e Adolescência, promovido pelo Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (IRPAA), proporcionou um espaço de compartilhamento de experiências e inspiração para o protagonismo juvenil. Camila Santana expressou sua alegria com as lições aprendidas: “Dá pra ver que é possível fazer algo diferente e formar um grupo com a nossa cara.”

Del Feliz, além de sua envolvente apresentação, discutiu a relevância da cultura e a participação dos jovens na preservação do forró, um dos patrimônios culturais da região. A Filarmônica 15 de Março, de Barro Vermelho, e artistas locais encerraram o seminário com maestria.

À noite, na Praça do Teatro Raul Coelho, a Galeota das Artes protagonizou um espetáculo, trazendo o repertório do cancioneiro popular e apresentando o reisado com as crianças. Intervenções artísticas locais precederam a empolgante apresentação de Del Feliz, seguido pelo músico Júlio do Acordeon, que manteve o ritmo do arrasta-pé.

Ao longo desses quatro dias, o talento das crianças e adolescentes, lapidado nas oficinas da Galeota, brilhou. As apresentações emocionaram a plateia, evidenciando o resultado das aulas de música, percussão, violão, entre outras.

Fernando Ferreira, um dos coordenadores do Galeota das Artes, destacou a importância do Festival como um marco para o grupo e para Curaçá como um todo. “Ao longo desses nove anos, não foi fácil, mas nós seguimos firmes. Esse foi o primeiro de muitos outros festivais que a Galeota pretende realizar para mostrar o talento das nossas crianças e adolescentes.”

O Festival, realizado pela Enredo Produções e Coletivo Cultural Galeota das Artes do São Francisco, em parceria com a Curaçá FM, contou com o apoio do Irpaa e o patrocínio do Governo do Estado da Bahia. O evento celebrou os nove anos de atuação voluntária do coletivo cultural Galeota das Artes, que desenvolve trabalhos de arte e cultura com crianças e jovens, valorizando as manifestações culturais da região.

Lu Leal

Formada em Comunicação Social, atuou na produção do Programa “A Bahia Que a Gente Gosta”, da Record Bahia, foi apresentadora da TV Salvador e hoje mergulha de cabeça no universo da cultura nordestina como produtora de Del Feliz, artista que leva as riquezas e diversidade do Nordeste para o mundo e de Jairo Barboza, voz influente na preservação e evolução da rica herança musical do Brasil. Baiana, intensa, inquieta e sensível, Lu adora aqueles finais clichês que nos fazem sorrir. Valoriza mais o “ser” do que o “ter”. Deixa qualquer programa para ver o pôr do sol ou apreciar a lua. Não consegue viver sem cachorro e chocolate. Ama música e define a sua vida como uma constante trilha sonora. Ávida por novos desafios, está sempre pronta para mudar. Essa é Lu Leal, uma escorpiana que adora viagens, livros e teatro. Paixões essas, que rendem excelentes pautas. Siga @lulealnews

Leave a Reply