Cacimba do Silva Sedia Mais uma Edição da Feira do Bode

Cacimba do Silva Sedia Mais uma Edição da Feira do Bode

Entre os dias 07 e 09 de junho, a comunidade de Cacimba do Silva, distrito de Itamotinga, foi palco da XI edição da Feira do Bode. O evento reuniu criadores de caprinos e ovinos que expuseram e comercializaram animais rústicos e melhorados geneticamente, além de participarem de torneios e premiações. A programação cultural, que incluiu artistas e bandas regionais, também foi um grande atrativo.

Nos últimos anos, a organização do evento tem buscado apresentar novidades para atrair ainda mais público. Exemplos incluem a exposição de produtos beneficiados e artesanatos, além de uma grande variedade de lanches. As crianças tiveram sua própria área de diversão com brinquedos montados especialmente para elas. A Feira também se tornou um ponto de visitação para estudantes das escolas públicas do município.

Para Márcio Passos, membro da comissão organizadora, a Feira do Bode promove “uma troca de tecnologias, de conhecimento, é um momento que a gente tem de estar junto, discutindo nossos problemas, nossos desafios (…) fomentando essa área da caprinovinocultura, isso só melhora a cada dia”. Ele ressalta que eventos como este aumentam o conhecimento dos agricultores, melhorando a renda das famílias.

Criadores de comunidades vizinhas, outros distritos e municípios se deslocaram para levar seus animais. Edvan Duarte, do distrito de Massaroca, participa motivado pelo torneio de pista. Adelton dos Santos Silva, de Curaçá, se interessa mais pelo torneio leiteiro. Apesar de possuir apenas três cabras de leite, Adelton costuma participar de várias feiras na região, conseguindo cobrir despesas e obter lucro com as premiações. Edvan destacou que seu desejo é fortalecer essa tradição na região.

A exposição de produtos é, em grande parte, liderada por mulheres. Maria das Dores Cipriano, da comunidade de São José (NH4), levou pela primeira vez acessórios para cabelo feitos por ela, avaliando a experiência como positiva.

A Feira do Bode ocorre em vários distritos de Juazeiro, seguindo um calendário previamente estabelecido, e tem como objetivo fomentar a caprinovinocultura tradicional, além de incentivar o melhoramento genético dos rebanhos. A cultura local também é um elemento chave na organização da Feira.

O evento é realizado pela Cooperativa dos Empreendedores Rurais de Cacimba do Silva e Região (Coopercar), Prefeitura de Juazeiro e Enredo Produções, com apoio de diversos parceiros como Banco do Nordeste, Sebrae, Central da Caatinga, Cesol, Irpaa e outros. A Feira é um momento de intercâmbio de informações e movimenta a economia local, contando com o patrocínio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Superintendência do Fomento ao Turismo, além de outros patrocinadores.

 

Lu Leal

Formada em Comunicação Social, atuou na produção do Programa “A Bahia Que a Gente Gosta”, da Record Bahia, foi apresentadora da TV Salvador e hoje mergulha de cabeça no universo da cultura nordestina como produtora de Del Feliz, artista que leva as riquezas e diversidade do Nordeste para o mundo e de Jairo Barboza, voz influente na preservação e evolução da rica herança musical do Brasil. Baiana, intensa, inquieta e sensível, Lu adora aqueles finais clichês que nos fazem sorrir. Valoriza mais o “ser” do que o “ter”. Deixa qualquer programa para ver o pôr do sol ou apreciar a lua. Não consegue viver sem cachorro e chocolate. Ama música e define a sua vida como uma constante trilha sonora. Ávida por novos desafios, está sempre pronta para mudar. Essa é Lu Leal, uma escorpiana que adora viagens, livros e teatro. Paixões essas, que rendem excelentes pautas. Siga @lulealnews

Leave a Reply