Festival Cultural de Economias Criativas Durante os Festejos da 71º Festa dos Vaqueiros de Curaçá

Festival Cultural de Economias Criativas Durante os Festejos da 71º Festa dos Vaqueiros de Curaçá

A população curaçaense e os turistas tem participado ativamente do Festival Cultural de Economias Criativas, evento realizado dentro do 71ª Festa dos Vaqueiros de Curaçá. O Festival teve início na última sexta-feira (05) com intensa programação que envolve um público diverso abordando questões importantes e impulsionando o a economia local.

O Festival já é uma inovação dentro do Festa do Vaqueiro – que tem sua relevância no cenário regional e baiano –  e  ter na sua programação o I Encontro de Vaqueiras de Curaçá, ocorrido na tarde de ontem, despertou o interesse das pessoas que puderam ver a importância das mulheres na cultura e na sociedade como um todo. Entre os participantes, vaqueiros e vaqueiras e população em geral, foi apresentada a história da vaqueira mais antiga da região que, inclusive deu o nome a premiação com troféu Virgínia de Braulino da Conceição (in memorian). O Encontro discutiu a pauta da equidade de gênero, o trabalho não remunerado realizado pelas mulheres e como isso aumenta ainda mais o abismo de oportunidade entre homens e mulheres.

Logo após, houve a inauguração do Memorial do Vaqueiro na Fazenda Saudade, que propõe reunir o legado de memórias, para além dos dias de celebração, para a valorização das tradições vaqueiras reforçando a identidade cultural. Em seguida, shows culturais animaram ainda mais a todos os presentes. E quem ficou na sede da cidade, pode visitar a Feira de Exposição e Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar e Feira de Artesanato. O espaço estará aberto ao público durante os 3 dias de evento, e além de possibilitar a divulgação de produtos de empreendimentos solidários também promove oportunidades de lazer e entretenimento de qualidade com apresentações culturais de forma gratuita a exemplo das quadrilhas juninas e artistas locais. 

Na tarde de hoje os vaqueiros puderam se encontrar no tradicional almoço da Fazenda Saudade, onde foram recepcionados com o forró de Matheus da Acordeon, e depois do almoço, eles puderam seguir em desfile pelas ruas da cidade. O Festival tem uma programação inclusiva, permitindo diversas faixas etárias e grupos sociais possam prestigiar o evento. Dona Edite Carvalho, é uma dessas pessoas. A aposentada de 71 anos, veio com a neta adolescente e demonstrou contentamento. “É muito difícil para eu sair de casa porque as festas de hoje em dia são mais para os jovens, mas minha neta me falou que estava tendo esse evento aqui, então resolvi vir e estou gostando muito do que eu vi”, afirmou. 

Amanhã a programação tem continuidade com o café da manhã dos vaqueiros na sede da Avapec seguindo de um desfile até a praça Raul Coelho para a tradicional Missa dos Vaqueiros. A exposição de produtos também segue até a noite com shows musicais. Essa festividade está além de ser um momento de celebração, configura um ponto de encontro e de resistência para preservar e enaltecer a cultura. Por isso esse evento conta com a realização da Enredo Produções, com patrocínio do Governo do Estado da Bahia, através da Sufotur, com apoio do Irpaa. 

Lu Leal

Formada em Comunicação Social, atuou na produção do Programa “A Bahia Que a Gente Gosta”, da Record Bahia, foi apresentadora da TV Salvador e hoje mergulha de cabeça no universo da cultura nordestina como produtora de Del Feliz, artista que leva as riquezas e diversidade do Nordeste para o mundo e de Jairo Barboza, voz influente na preservação e evolução da rica herança musical do Brasil. Baiana, intensa, inquieta e sensível, Lu adora aqueles finais clichês que nos fazem sorrir. Valoriza mais o “ser” do que o “ter”. Deixa qualquer programa para ver o pôr do sol ou apreciar a lua. Não consegue viver sem cachorro e chocolate. Ama música e define a sua vida como uma constante trilha sonora. Ávida por novos desafios, está sempre pronta para mudar. Essa é Lu Leal, uma escorpiana que adora viagens, livros e teatro. Paixões essas, que rendem excelentes pautas. Siga @lulealnews

Leave a Reply