Centenas de pessoas, entre turistas e população local, que vão para a tradicional Festa do Vaqueiro de Curaçá também estão tendo a oportunidade de participar do Festival Cultural de Economia Criativas, iniciado na noite de sexta-feira (04). O Festival tem uma programação diversa em vários ambientes e contempla vários públicos.
A noite de sexta-feira foi animada pelos shows de Del Feliz e Flávio Leandro. Antes das apresentações musicais, diversas pessoas foram prestigiar a feira de artesanato que, além de promover a integração de pessoas, serve para os agricultores familiares e suas organizações divulgar e comercializar produtos e serviços da agricultura familiar. Produtos beneficiados da tilápia, doces e geleias de frutas nativas, cachaças, cervejas artesanais e trabalhos artesanais que remetem a elementos do cenário do sertão, feitos de couro, barro e até mesmo pinturas em tela.
Além da geração de renda, a troca de conhecimentos para fortalecimento cultural é um dos focos do Festival. A Mesa Cultural Poesia Aboio e Forró realizada na manhã do ultimo sábado na fazenda saudade, reuniu representantes dos vaqueiros, poetas, educadores e autoridades para falar da importância dessa manifestação cultural que narra histórias e expressa sentimentos, reforçando a identidade da cultura sertaneja vaqueira. Após a Mesa Cultural, aconteceu o tradicional almoço dos vaqueiros na Fazenda Saudade e, logo em seguida, os vaqueiros saíram em desfile pelas ruas da cidade, sendo reverenciados por toda a população.
Na noite do último sábado aconteceu diversos shows culturais. O Festival Cultural de Economias Criativas que acontece durante a 72ª festa dos vaqueiros de curaçá e segue até a noite de domingo, é uma realização da Enredo Produções, com patrocínio do Governo do Estado da Bahia, através da Sufotur, com apoio do Irpaa e da prefeitura municipal de Curaçá.



Leave a Reply