“KOMUNGA ao vivo na Aldeia Global” une música e performance em show online no dia 04 de junho

“KOMUNGA ao vivo na Aldeia Global” une música e performance em show online no dia 04 de junho

Show de lançamento “KOMUNGA ao vivo na Aldeia Global”  acontece de forma gratuita através de plataformas digitais

Encontro multiartístico que propõe conexão entre comunicação global e música, Komunga anuncia novo trabalho com uma série de apresentações online. Formado pelas personagens Urukum, Risoflora e Placa Mãe, o som da Komunga é derivado de um estudo conjunto entre Afrofuturismo, Tecnoxamanismo e Ancestrofuturismo com o mote de “retornar ao passado para ressignificar o presente e construir o futuro”, como define Abdias do Nascimento sobre o conceito de Sankofa. O álbum “KOMUNGA ao vivo na Aldeia Global” traz novas canções, novas performances e uma série de apresentações que podem ser acessadas nas redes sociais do grupo.

Sua construção musical é desenvolvida com referência no estilo eletrônico, de Kraftwerk a Daftpunk, com passagens por influências particulares dos artistas. A arte da Komunga se comunica para além da música, é composta também por performance, artes plásticas, paisagem sonora e mensagem. A Komunga é composta por três personagens: Urukum, com seus instrumentos eletrônicos, Risoflora, com sua potência e voz e Placa Mãe, como uma entidade que se manifesta de diversas maneiras sem ter uma corporeidade definida. No processo de criação deste álbum ao vivo, além de Julio Rhazec e Lucas Baumgratz, passaram a compor o grupo: Natacha Maurer e Gabriel Elefante, enriquecendo o trabalho no desenvolvimento de efeitos luminosos, intervenções e performances.

Neste novo trabalho, sua musicalidade chega com uma camada de diálogo mais direto com o público. “As composições da Komunga até o momento se apresentam atemporais, e se encaixam no momento que estamos vivendo. As reflexões trazidas nas letras são de questões que nos afligem há tempos, como religião, desigualdades e relação do homem com a natureza”, contam os integrantes. “Inicialmente o grupo tinha uma sonoridade mais pesada, principalmente por causa da energia de suas letras. Porém, foi surgindo a intenção de deixar as músicas mais dançantes também. Isso trouxe uma reformulação da identidade sonora do grupo, solidificando melhor seus conceitos estéticos e sonoros.”

O álbum intitulado “KOMUNGA ao vivo na Aldeia Global” tem sua referência no conceito de Marshall McLuhan, que liga o termo como o símbolo do que vivenciamos hoje: Um mundo inteiro conectado por uma rede de comunicação “universal” e “democrática”. Nessa rede, os seres humanos nunca se comunicaram tão bem, porém, nunca se entenderam tão mal. Já a palavra Aldeia em si vem trazer o ideal de um conjunto de pessoas que vivem e convivem muito bem entre si. Esses paradoxos e reflexões são o meio e o objetivo da Komunga, que realiza suas apresentações de maneira online e gratuita em suas redes sociais.

Esse projeto foi realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, através do Edital Proac Expresso Lei Aldir Blanc nº 39/2020.

SOBRE A KOMUNGA

A Komunga nasceu, em 2017, do encontro de dois Artistas Multimídia do Vale do Paraíba: Lucas Baumgratz e Julio Rhazec. Ao identificarem uma sinergia na leitura dos processos de construção artística por meio da troca de referências e pesquisas, iniciaram um estudo conjunto sobre Afrofuturismo, Tecnoxamanismo e Ancestrofuturismo. Esses estudos foram base para sua construção estética e musical.

Como plataforma estética, a partir de cosmovisões de referência Ameríndia e de África, os artistas se utilizam de três personagens: Urukum, Risoflora e Placa Mãe. Na parte musical, a construção é desenvolvida com referência no eletrônico, de Kraftwerk a Daftpunk e com passagens por influências particulares dos integrantes.

Até o momento possuem um álbum de estúdio intitulado “Komunga”, de 2019, (financiado por um edital do ProAc) e três videoclipes. Atualmente a Komunga se completa com os artistas Natacha Maurer e Gabriel Elefante, que, por sintonia de ideias, se uniram à proposta de estudo e desenvolvimento de intervenções artísticas.

SERVIÇO | “KOMUNGA ao vivo na Aldeia Global”

Disponível nas principais plataformas digitais.APRESENTAÇÕES

Ciclo 1, 2 e 3 – Já disponíveis no YouTube da Komunga

Ciclo 4 – 26 de maio, quarta, às 12h

Ciclo 5 – 30 de maio, domingo, às 20h

Show completo  – 04 de junho, sexta, às 19h

Todas as apresentações são gratuitas e terão interpretação em LIBRAS

Onde?

Para assistir, basta acessar as plataformas digitais da Komunga.

Link de acesso: https://linktr.ee/komunga

FICHA TÉCNICA

Komunga é: Julio Rhazec, Natacha Maurer, Lucas Baumgratz e Gabriel Elefante

Produção: Estúdio Acorde

Cenografia e Figurino: Johnny Gonzaga

Direção de Fotografia: Leo Grego

Lu Leal

Formada em Comunicação Social, atuou na produção do Programa “A Bahia Que a Gente Gosta”, da Record Bahia, foi apresentadora da TV Salvador e hoje mergulha de cabeça no universo da cultura nordestina como produtora de Del Feliz, artista que leva as riquezas e diversidade do Nordeste para o mundo e de Jairo Barboza, voz influente na preservação e evolução da rica herança musical do Brasil. Baiana, intensa, inquieta e sensível, Lu adora aqueles finais clichês que nos fazem sorrir. Valoriza mais o “ser” do que o “ter”. Deixa qualquer programa para ver o pôr do sol ou apreciar a lua. Não consegue viver sem cachorro e chocolate. Ama música e define a sua vida como uma constante trilha sonora. Ávida por novos desafios, está sempre pronta para mudar. Essa é Lu Leal, uma escorpiana que adora viagens, livros e teatro. Paixões essas, que rendem excelentes pautas. Siga @lulealnews

Leave a Reply