Foto: Fiorenzo de Luca
Curadora no LABRFF, pela segunda vez, a carioca fala das produções de alto nível do maior festival de cinema brasileiro nos EUA; do seu novo longa, ‘Teatro, o mundo maior que o palco’; e da temporada hollywoodiana do seu programa de TV ‘Cine Arte Variety’
Premiada e indicada em festivais de cinema nos EUA, a atriz e diretora Aymara Limma terá a honra de participar como curadora, pela segunda vez, do Los Angeles Brazilian Film Festival (LABRFF), de 23 a 27 de outubro de 2023. Na 16º edição do maior festival de cinema brasileiro nos Estados Unidos, a carioca faz parte do time responsável por selecionar os concorrentes nas diversas categorias do festival. A cineasta fala do desafio na escolha de tantas produções de alto nível. “Muita emoção, continuo me surpreendendo com a quantidade e qualidade dos filmes realizados. Foi mais um ano de difíceis escolhas. Temos uma seleção ótima e diversificada. Estarei lá para esse sucesso! Será na época do festival de Cinema de Roma, mas o LABRFF, para mim, é sempre imperdível. Tenho carinho pelo festival e admiro a história da premiação. A Meire Fernandes, diretora e fundadora do festival, faz um trabalho sério e incrível”, diz Aymara, que, em 2015, com o seu curta-metragem “Te Amo! Shabbat Shalom”, concorreu entre os filmes Special Screenings do LABRFF, mas não levou o prêmio. Já em 2014, o mesmo filme foi vitorioso na categoria Melhor Curta-metragem por Júri Popular no Cinema at the Edge Independent Film Festival, em Santa Monica, Califórnia (EUA).
A comédia romântica “Te Amo! Shabbat Shalom” conta a história de uma atriz que tenta conciliar sua carreira em Hollywood e as novas regras de sua conversão religiosa ao judaísmo. Aymara protagoniza e assina a direção, o roteiro e a produção do curta. Em tempo: o curta também foi selecionado para o Lucerne International Film Festival (LIFF), na Suíça.
Aymara Limma ficará cerca de dois meses em LA, onde aproveitará para visitar amigos e família e negociar novos projetos, que ainda são segredo. Entre os planos, a atriz gravará entrevistas com diretores e atores do cinema brasileiro para a nova temporada hollywoodiana do seu programa de TV “Cine Arte Variety”, originalmente gravado em Veneza (Itália) – cidade em que vive há cerca de cinco anos. O semanal é exibido em vários países, inclusive nos EUA e no Brasil (às quartas-feiras, às 23h, e às sextas, às 14h), pelo canal VRT Channel. “Los Angeles é sempre muito intenso. Terei reuniões de trabalho, vou gravar o meu programa e ainda pretendo tirar umas férias’, conta ela.
Apresentadora do “Cine Arte Variety”, Aymara tem entrevistado grandes nomes que contribuem para o mundo do entretenimento, como a dramaturga e diretora Christiane Jatahy; os atores Lucas Till (protagonista da série americana “MacGyver”), Antônio Saboia, Pierfrancesco Favino e Toni Servillo; os diretores Bárbara Paz, René Sampaio, Pitof Comar e Milo Rau; e Roberto Cicutto, presidente da Bienal de Veneza; entre outros.
Estreia do seu primeiro longa-documentário
Após lançar dois curtas-metragens, Aymara decidiu se aventurar em seu primeiro longa-documentário: “Teatro, o mundo maior que o palco” trata da Bienal de Teatro de Veneza. A produção é focada nas entrevistas e nos espetáculos, o bastidor não será o protagonista. “Festival de Teatro tem menos glamour que Festival de Cinema. Foram dias incríveis de imersão na cultura, arte e vida. Eu me surpreendi com a grandeza cultural. Fazer esse doc foi um mergulho na arte, uma redescoberta, para mim, como artista e um reencontro pessoal”, avalia ela, que assina a direção. O lançamento está previsto para 2024 e, diferentemente dos seus filmes anteriores, a estreia será na telinha, em seu programa “Cine Arte Variety”.
Exposição de fotos com destaque na imprensa italiana
Em Veneza, Aymara apostou no lado de fotógrafa. Ela fez sucesso com a sua exposição de fotografias de gaivotas “I am, Io sono, eu sou”, que foi destaque no badalado “Barch-in”, o cinema drive-in a bordo de um barco no Arsenal de Veneza, na Bacia do Arsenal, o antigo estaleiro da Sereníssima, em 2022; e depois, em 2023 no salão principal da Locanda Barbarigo Hotel, localizada na região de San Marco. A mostra teve citação na imprensa local, como La Piazzaweb, Arte.it, Cinemaitaliano.info, La Stampa e Adcgroup.it.
No início da pandemia da Covida-19 nasceu o “The Gabbiani Project” (“O Projeto Gaivotas”, em tradução livre), de maneira despretensiosa, mas tomou forma e, hoje, Aymara tem mais de dez mil registros de gaivotas. O processo de criação não foi fácil. “Foi bem difícil e, muitas vezes, era solitário. E resolvi pegar a câmera e fotografar gaivotas. Fotografá-las me salvou durante o lockdown. Eu me apaixonei pelas gaivotas”, derrete-se ela, que pretende percorrer com a sua mostra por cidades da Itália e de outros países da Europa e dos EUA.
Sobre Aymara Limma
Aymara Limma ou Brazilian Firecracker, como ficou conhecida em Los Angeles pela sua paixão e energia nos palcos, é uma atriz carioca, apaixonada pelas artes. Internacionalmente, atuou no longa “Cidade dos Anjos”, com Nicolas Cage e Meg Ryan, em 1998. No Brasil, em 2003, atuou na peça “As Aventuras de Tom Sawyer”, que venceu em quatro categorias o Prêmio Maria Clara Machado. Indicada ao Prêmio Quality Gold 2018, como profissional do ano, a atriz iniciou a carreira na TV em 1989, na minissérie “Capitães de Areia”, dirigida por Walter Lima Jr, na Bandeirantes. Em sua formação, teve aulas no Tablado e com os renomados mestres em Hollywood, na Beverly Hills Playhouse, Milton Katselas e Jeffrey Tambor.
Em 2015, Aymara inaugurou a sua primeira exposição multimídia solo no “Iate Clube do Rio de Janeiro”, no Brasil, com pinturas, fotos e vídeos que retratam o amor. A exposição “Open Your Heart” foi composta por 42 telas – muitas das pinturas feitas com areia – e dez fotografias, além de um vídeo de aproximadamente 18 minutos. Uma mostra beneficente que teve parte de suas vendas destinada ao Pró-Criança Cardíaca, uma instituição médica sem fins lucrativos. E devido ao sucesso foi prorrogada por mais uma temporada.
Aymara é roteirista, diretora, produtora e protagonista do premiado filme “Te Amo! Shabbat Shalom”. E em 2016 ela lançou o curta-metragem “Incondicional”, em que trata de alimentos alergênicos. Mais uma vez assina o roteiro, a direção e produção e ainda estrela. O filme fez turnê pelo Brasil, com sessões em diversas salas do CCBB.
Clique AQUI e confira entrevista completa com Aymara Limma.
Leave a Reply