“Poderia cantar os verões
Ou fazer poesias com o luar
Ou quem sabe até contar os peixes
e as estrelas que insistem em brilhar
No ceu do infinito dos teus olhos.”
(Eu você e o mar – Milton Santarém)
7 de outubro, dia do compositor brasileiro. Eu realmente não sabia, mas assim que soube (através de Lu Fialho), senti uma vontade enorme de escrever sobre isso e acima de tudo de homenagear aquele que para mim é o melhor de todos os compositores: Milton Santarém.
Venho de uma família que tem a musicalidade no DNA, inclusive estudei teclado na infância. E aprendi cedo a valorizar a boa música, a escutar melodias e a interpretar canções.
Se tem uma coisa que me deixa mal humorada é quando vejo uma pessoa atribuindo ao interprete o mérito da canção. Não que este não mereça créditos. Claro que sim. Mas acho que o compositor, na maioria das vezes não é tão valorizado quanto deveria. Afinal, sem ele aquela música que você tanto gosta, sequer existiria.
Sempre enxerguei a música como um instrumento que tem o poder de despertar e de canalizar energias. E é neste contexto (e em muitos outros também), que o compositor tem grande responsabilidade.
Se por um lado a música inspira, eleva, comove; por outro pode agitar, deprimir, conturbar. Tudo isso depende do momento de inspiração daquele que a compõe, e, faz da vida uma arte muito mais bela do que aquela que vemos no nosso dia a dia.
Cabe ao compositor traçar caminhos, despertar os sentimentos mais nobres, fazer renascer esperança e incentivar sonhos. Eles plantam essas sementes e com isso ganham muito mais que os direitos autorais. Ganham a convicção de ter cumprido sua missão na evolução de cada um de nós.
“Você, que me diz que amar é ilusão
Veja lá como vai seu coração
Prefiro sonhar a viver na solidão”
“A vida é para amar…
E Eu fui feito pra você…”
Sendo assim, um viva especial para todas essas pessoas da alma sensível, que têm o dom de juntar palavras e melodia, levando alegria e mexendo com o sentimento das pessoas.
E um viva especial para o meu tio Milton Santarém, que a cada dia e a cada obra só me deixa mais orgulhosa e feliz em ter a honra de ser sua sobrinha.
Luz e aplausos.
Lu
8 Comments
Marcella Telles
7 de outubro de 2011 at 15:21Esse tio é querido mesmo hein! Vc fala nele sempre. rs Feliz dia do compositor pra ele e todos os outros compositores do Brasil. beijos
Liane brito
7 de outubro de 2011 at 16:24“Eu nasci com a música dentro de mim. Ela me era tão necessária quanto a comida ou a água.”
Ray Charles
Parabéns para todos os compositores.
Mauro Chaves
7 de outubro de 2011 at 17:03O compositor transfere para as frases, os traços de sua alma. Adorei o texto. Parabéns para o tio.
Lucidalia Leal Ribeiro
8 de outubro de 2011 at 00:49Linda homenagem!!!!! ele merece!!!!!! parabéns ao Milton pelo dia do compositor!!!!!
Dalia Ribeiro
8 de outubro de 2011 at 00:57Realmente, os compositores têem papel preponderante em nossas vidas, nos trazem alegria, transcrevem o q sentimos, traduzem o q sente a alma, escrevem, escrevem colocam música nesses escritos e engraçado como no final dá tudo certo! surgem lindas e excelentes composições! ” Ouvir música é viver, é
Lucidalia Leal Ribeiro
8 de outubro de 2011 at 00:59é vibrar, é sentir uma sensação gostosa de abandono q nos leva até onde queremos ir” parabéns à todos compositores do mundo!!!!!!
Weslei Leal
8 de outubro de 2011 at 10:18Que lindo Lú, seu tio foi o que dedicou “Tema de Lu” pra vc, ham?!
Parabéns mesmo para os bons compositores, que transformam nossa vida em música e faz tbm nossa vida ter trilha sonora! rsrs’ bjos
Lúcio Sacramento
9 de outubro de 2011 at 20:20Linda homenagem. Seu tio e todos os compositores merecem esse reconhecimento. Parabéns, meu maor.