Existem momentos na vida que nenhuma atitude aparentemente coerente, trará resultados tão positivos quanto pode trazer o exercício do silêncio.
Ultimamente cada dia que passa prometo a mim mesma alguma mudança comportamental efetivamente relevante e que acima de tudo coloque freio na minha impulsividade e vocação para a insanidade.
Mas não vejo resultado algum. Por mais que tente…NADA. Lá vou eu caindo em tentação e falando mais do que queria (e muito mais do que deveria). Sendo assim, como todos os esforços sempre foram em vão, decidi declarar guerra contra mim mesma e principalmente contra a minha língua.
Não que eu seja fofoqueira ou algo asssim (não eu não sou uma “Fifi”). Mas na maior parte dos casos de turbilhão que assolam na minha vida, se eu não falasse absolutamente nada, se eu tivesse o mínimo de paciência para manter a boca fechada, evitaria cansaço e de quebra algumas tragédias.
Mas não falo somente de replicar o que os outros falam. Refiro-me também as interpretações equivocadas, em relação ao que digo ou escrevo. Afinal, eu não sou de mandar recado. Nunca fui e não gosto disso. Não consigo dissimular sentimentos e prefiro me manter afastada de quem faz esse tipo de coisa.
Sempre me orgulhei de ser extremamente honesta e de dizer o que eu penso independente da situação. Nunca fui de “jogar água nas coisas” ou de “passar a mão na cabeça”. Eu penso e falo. Como todo mundo sabe, se tenho uma coisa que abomino é falsidade.
Porém estou chegando a conclusão que algumas coisas não devem ser colocadas. Não que sentimentos devam ser escondidos, mas simplesmente porque o ser humano, em sua grande maioria, prefere viver na ilusão do que enfrentar um confronto com a verdade.
Enfim, como não consigo ser uma pessoa normal, que calcula tudo antes de falar, que analisa por todos os ângulos as consequências que o que está sendo dito vai trazer, resolvi fazer um voto de silêncio.
E obviamente levando em consideração a minha vida pessoal e profissional com a internet e o fato de que posso ser tão nociva escrevendo quanto falando, ressalto que, no meu caso, “falar” será o mesmo que “escrever”. Seja no Face, Twitter ou msn. (e que descanse em paz o finado orkut).
É claro que isso não é nenhuma espécie de “morte” (ainda que momentânea) do mundo virtual. Eu vou continuar escrevendo, porém vou – TENTAR- evitar polêmicas.
Sei também que alguns “engraçadinhos” vão comemorar a decisão, dizer que enfim vou exercitar os ouvidos e deixar a lingua quieta. Mas já vou logo avisando que abusos podem implicar na revogação da decisão. Meu objetivo não é virar Buda. Só quero me manter longe de polêmicas por tempo (o que acreditem é assustadoramente difícil pra mim)
E que fique claro que isto não é pra sempre. Como questionadora nata e blogueira assumida não posso deixar a hipocrisia calar a minha voz. Só estou dando um tempo nos meus desabafos, para voltar (em breve) com força alucinante!
Não sei quanto tempo este voto vai durar, se vai durar meses, dias, um final de semana ou poucas horas. Mas prometi no primeiro post que iria sempre me mostrar aqui como eu sou de verdade e venho cumprindo isso à risca.
Apesar das decepções que passei recentemente (todas compartilhadas aqui), me sinto mais amadurecida para seguir em frente. Deixando pra trás as ilusões e continuando de cabeça erguida, acompanhada da tranquilidade que só quem não tem atitudes forçadas e se entrega a transparência merece ter.
Até breve!
Luz!
Lu
7 Comments
Marisa P. Aguiar
16 de setembro de 2011 at 16:45Eu visito este blog sempre e já estava agoniada pela ausencia de coisas novas. Sei que as vezes precisamos ficar quientinhas, mas tenho que admitir que não gostei desta novidade. Não pare de escrever, por favor.beijos
Camila Seixas
16 de setembro de 2011 at 16:47Quero voto de silêncio nãoooo. Eu adoro ler seus textos. Por quê isso agora de ligar para os outros? Liberdade de espressão. Escreve logo o próximo texto rs. beijos
Selma Andrade
16 de setembro de 2011 at 16:48kkkkk tb sou asssim. Quando penso já falei. Mas realmente antes ser assim do que ser dissimulada como tem um montão de gente por aí. Não pare de escrever. Adoro seu blog. Abraço forte
Fernando leitão
16 de setembro de 2011 at 16:51Isso me cheira a um período introspectivo. Não concordo, mas respeito. Só espero que o mesmo dure o menor tempo possível.
Kau Santos
16 de setembro de 2011 at 19:02Nem pense nisso. A polêmica estimula a reflexão. Continue nos presenteando com tão belos textos cheios de polêmica. rs
Lúcio Sacramento
17 de setembro de 2011 at 07:12Ei, que é isso? Parar de escrever? Não, mesmo. Seus textos são sua obra, é o que vc mais gosta de fazer. Não aceitarei esta decisão, viu? Hunpf!!
Dani Braga
17 de setembro de 2011 at 18:45hum….. pausa? que seja breve… amo seus textos!!!
bjokasssssssssss