Domingo vivi uma grande emoção.Acompanhei de branco, ao cortejo e presenciei a Lavagem da Igreja da Purificação.
Pode até parecer bobagem, mas quem me conhece sabe da relação afetiva que tenho com Santo Amaro desde pequena. Não apenas por causa de Caetano, que sou fã de carteirinha. Mas gosto do povo, do clima, da cidade. E sou definitivamente apaixonada por essas manifestações culturais, independente da religião. Acredito que tudo vale a pena se houver energia positiva e paz no coração.
Uma multidão acompanhou o cortejo, cantando e reverenciando Nossa Senhora da Purificação. A grande homenageada foi Dona Canô, filha ilustre da cidade e matriarca da família Veloso, que nos deixou no dia 25 de dezembro do mês passado. A procissão foi interrompida em frente a sua casa e o hino de louvor a Nossa Senhora da Purificação foi cantado pelos presentes.
Logo após, o cortejo seguiu para a Praça da Matriz, onde aconteceu o tradicional banho de água de cheiro, que na tradição afrobrasileira, é utilizado para limpar o corpo e deixar só as coisas boas. E essa energia é forte, é real.
Adorei participar da manifestação e vivenciar pessoas de vários tipos de religião, juntas celebrando a paz. O mundo será melhor quando entenderem que todos somos filhos de Deus independente do credo. O que importa, não é a nossa religião e sim as nossas atitudes. O que importa é o amor. E este amor, estava presente no ar. Só quem presenciou sabe do que estou falando. Me senti viva, feliz. E não consegui conter as lágrimas diante deste manifesto popular tão cheio de cultura, de raízes, de negritude. Isso é baianidade.
Salve Santo Amaro da Purificação!
Salve o Recôncavo!
Viva a minha Bahia!
Axé,
Lu
8 Comments
Zezinho
28 de janeiro de 2013 at 20:39Espetacular,sem comentários.
Mais gostaria de saber se foste a Santo Amaro pra ver a festa ou a trabalho?rsrsrsrsrsr
As fotos ficaram boas e a redação maravilhosa.
Mais pra uma produtora isso é café pequeno.
Obrigado pelas fotos.
Abraço e fica bem.
Helen Bezerra
1 de fevereiro de 2013 at 18:27Nossa amada que legal!
Adoro manifestações culturais!!
Beijos
LUCIANA ARAÚJO
4 de fevereiro de 2013 at 11:46OLÁ, LÚ!! MUITO LINDO SEU BLOG!! ADOREI AS FOTOS, APAREÇAM +!! BJNHOSSSS…
Jurailda
8 de fevereiro de 2013 at 21:54O ritual da Lavagem da Purificação atrai turistas de diversas partes do Brasil e do Mundo.
Você realmente fez uma cobertura bastante abrangente, parabéns.
Um beijo.
Lúcio
12 de fevereiro de 2013 at 10:01Foi lindo demais. Achomque todo baiano deveria conhecer .
Dalia Leal
15 de fevereiro de 2013 at 01:02Sim! Salve mesmo Santo Amaro! tbém aprendí a curtir e amar essa cidade desde criança! aaaaamooooo! mto já fui para essa Lavagem, linda festa! por diversas vezes e tbém tive a oportunidade de entrevistar Caetano Veloso, nosso grande compositor, cantor, e poeta ilustre e santamarense! Santo Amaro, é cidade rica em cultura, lindo qndo estamos próximos e podemos visualizar essa paisagem, esse verde, c lindos canaviais! tenho mta vontade de retornar!
Dalia Leal
15 de fevereiro de 2013 at 01:06Sim, já ia esquecendo de citar parte super importante! as fotos tiradas p vc Luciana Leal, estão lindas! mto perfeitas! e seu texto nem se fala, mto verdadeiro e competência está aí! bjão! sucesso em sua profissão! vai longe garota!
amara
21 de março de 2013 at 14:40realmente no ar esta o AMOR porque DEUS é AMOR e onde esta o AMOR esta a VIDA a ALEGRIA a AMIZADE a SOLIDARIEDADE TUDO DE BOM PARABENS LUCIANA CONTINUE NESTE CAMINHO bj tia Amara