Sarau de Jota Veloso

Sarau de Jota Veloso

 Domingo, final de tarde. Foi dada a largada para a primeira edição do Projeto “Jota Veloso Convida” no Mercado do Peixe, Rio Vermelho. E ele definitivamente começou com o pé direito, fazendo bonito para o público que lotou o espaço. Os convidados foram: Ludmillah Anjos, André Macêdo e Jorge Vercillo.

“Quanto tempo tenho pra matar essa saudade
Meu bem o ciúme é pura vaidade
Se tu foge o tempo logo traz ansiedade
Respirar o amor aspirando liberdade…”

O show começou com a música “Nobre vagabundo” de Marcio Melo. Depois Jota cantou suas próprias canções e composições de amigos para a platéia que vibrava a cada canção.

“Feiticeira como a rosa foi embora
Levando a minha fantasia de alegria
Foi morar em outros cantos,não garanto
Será sempre minha rainha…”

Jota dispensa comentários.  Cantor e produtor musical há mais de vinte anos, tem músicas gravadas por Maria Bethânia , Gal Costa, Daniela Mercury, Margareth Menezes e outros. Eu diria que é impossível conhecer a sua obra e não se apaixonar por ela.

“Medo de viver sorrindo
e de causar inveja
Medo de ficar ficando
e de tudo que te impeça
Medo do tal relógio
que parte o fim da festa
Medo!”

Os convidados também deram um show! Ludmillah Anjos, a primeira a subir ao palco, encantou com “Eu sou preta”, de composição de Jota.

“Eu sou preta
Trago a luz que vem da noite
Todos os meus santos também podem lhe ajudar
Basta olhar pra mim porque é que a lua brilha
Basta olhar pra mim pra ver que eu sou preta da Bahia”

Depois foi a vez de Jorge Vercillo. Foi emocionante o seu dueto com Jota, cantando “Um índio”, da autoria de Caetano Veloso.

“Virá, impávido que nem Muhammed Ali, virá que eu vi
Apaixonadamente como Peri, virá que eu vi
Tranqüilo e infalível como Bruce Lee, virá que eu vi
O axé do afoxé, filhos de Ghandi, virá…”

Jorge Vercillo cantou ainda seus próprios sucessos como “ Homem Aranha”, “ Sensível demais”, “Encontro das águas” e “Fênix”.

“Sensível demais eu sou um alguém que chora
Por qualquer lembrança de nós dois
Sensível demais você me deixou e agora
Como dominar as emoções…”

Também não faltou “Coragem”, música escrita para a nossa querida e eterna Dona Canô. E exaltou o nosso Afoxé, cantando “É D’Oxum” do mestre Gerônimo”. Foi lindo de viver!!!

“Ser feliz é pra quem tem coragem
Coragem é um dote,
Coragem é pra quem pode…”

O encerramento da noite ficou por conta de André Macêdo  com “Vida Boa”, “Xiquita Bacana” E “Chame Gente”. Impossível conseguir descrever a energia deste momento. Foi uma noite linda!

“Na paz, depois
Depois da paz
Eu quero paz
Aonde o sonho vai, meu sonho vai
Meus sonhos vão…”

 Parabéns Luzia Moraes e Jota Veloso! Que venha o próximo Sarau cheio de boas vibrações. Quero ver o Mercado do Peixe lotado e com música de qualidade, como tem que ser. Nossa cidade precisa de mais eventos culturais desse porte.

Luz, luz.luz.

Axé,

Lu

 

 

Lu Leal

Formada em Comunicação Social, atuou na produção do Programa “A Bahia Que a Gente Gosta”, da Record Bahia, foi apresentadora da TV Salvador e hoje mergulha de cabeça no universo da cultura nordestina como produtora de Del Feliz, artista que leva as riquezas e diversidade do Nordeste para o mundo e de Jairo Barboza, voz influente na preservação e evolução da rica herança musical do Brasil. Baiana, intensa, inquieta e sensível, Lu adora aqueles finais clichês que nos fazem sorrir. Valoriza mais o “ser” do que o “ter”. Deixa qualquer programa para ver o pôr do sol ou apreciar a lua. Não consegue viver sem cachorro e chocolate. Ama música e define a sua vida como uma constante trilha sonora. Ávida por novos desafios, está sempre pronta para mudar. Essa é Lu Leal, uma escorpiana que adora viagens, livros e teatro. Paixões essas, que rendem excelentes pautas. Siga @lulealnews

5 Comments

  1. Avatar
    Jota Veloso
    28 de fevereiro de 2013 at 14:54 Reply

    Obrigado Lu, o texto traz detalhes importantes e carinho.
    bjs e até o próximo J. VELLOSO CONVIDA no Mercado do Peixe

  2. Avatar
    Antônia Maria
    28 de fevereiro de 2013 at 14:57 Reply

    Parece ter sido um show bastante especial.
    Quando estiver aqui em Portugal, irei.
    beijos

  3. Lúcio Sacramento
    Lúcio
    28 de fevereiro de 2013 at 15:12 Reply

    Lindo. Você conseguiu descrever perfeitamnete a emoção do momento. Engraçado que só agora com a foto pude ter noção de o quanto estava cheio o espaço. Muito sucesso!!

  4. Avatar
    Claudinha
    28 de fevereiro de 2013 at 17:41 Reply

    Falou e disse amiga, Salvador precisa de cultura, lugares onde a cultura e músicas de qualidade possam chegar as pessoas. Um viva para esse projeto de Jota Velloso, foi um mega show, com certeza estarei presente nos próximos. Só acho que tem que começar mais cedo.

  5. Avatar
    Mônica Rocha
    1 de março de 2013 at 19:57 Reply

    Tu está demaaaaais Luuuu …que Deus abençoe nessa tragetória linda que escolheu ….mega na torcida e mandando energias positivas pq merece! Um bjãooo

Leave a Reply