Terreiro de Dona Canô

Terreiro de Dona Canô

Sábado, dia 23 de fevereiro de 2013, mais um dia da 5ª edição do Projeto Espicha Verão,  criado para manter o clima de festas e alegria  após do carnaval na capital baiana.

O Pelourinho, berço da musicalidade na Bahia, recebeu  “Os Filhos de Santo Amaro”, artistas maravilhosos em uma seleção musical  impecável e cheia de amor. Todos empenhados em mostrar a energia e a musicalidade do Recôncavo,  homenageando a nossa eterna D. Canô.

A festa começou com um cortejo com Pai Pote, as baianas e Nicinha do samba com a charanga de Santo Amaro percorrendo as ruas do Centro Histórico. Além do Festival gastronômico comandado por Dona Clara e Mabel Veloso, com receitas da homenageada.

O ator Jackson Costa foi o convidado para apresentar o evento e comandou a noite com muita poesia e vibração. A paixão podia ser  sentida a cada palavra.

Jota Veloso encantou com uma  versão acústica do Samba “Último Desejo” do mestre Noel Rosa, música que foi cantada por D. Canô no filme “Cinema Falado”, da autoria de Caetano Veloso. Em seguida, Jota convidou Jorge Vercillo para subir ao palco e juntos cantaram “Um índio”, também de Caetano. Foi um dos momentos mais emocionantes da noite.

O cantor carioca apresentou  ainda, os seus próprios sucessos para delírio dos presentes, como: “Monalisa”, “Ela une todas as coisas” e “Homem-aranha”. E como não poderia deixar de ser, cantou o samba que fez para a grande homenageada da noite, inspirado na frase dita pela ilustre Santamarense: “Ser feliz é para quem tem coragem”.

A festa ainda teve a participação de Stella Maris com a sua “Força Estranha” , Lívia Milena “Tocando em Frente”, Robertinho Chaves diretamente de Paris, Armandinho com sua “Chame Gente” , Mazzo Guimarães e Luciano Salvador Bahia colocando todo mundo pra sambar com o “Samba de Benção” do grande Vinícius de Moraes. Além de Ulisses Castro encantando com uma nova versão de “Deusa do Amor” , Juliana Ribeiro homenageando a nossa querida e também eterna, Edith do Prato, Marcel Fiuza, Danny Assis, Marcio Valverde e outros artistas que esbanjaram competência e amor.

O encerramento ficou por conta da diva Carla Visi com a “Quixabeira”, música considerada o hino de Santo Amaro. Carlinha estava, como sempre, linda e cheia de luz.

Neste momento, todos os participantes subiram ao palco com flores brancas e amarelas nas mãos. Foi lindo de viver. Com certeza toda essa alegria e vibração chegaram até a saudosa matriarca da família Veloso em forma de muita luz.

Foi uma noite perfeita, com muita energia. Até a lua apareceu linda e cheia, tornando a noite ainda mais bela e lembrando o “Céu de Santo Amaro”, música composta por Flavio Venturini durante uma das suas visitas a cidade. Esta, inclusive,  foi a canção de abertura da festa, executada  com a alma através da voz de Edu Alves.

A noite foi linda demais, emocionante. Não posso deixar de parabenizar os produtores do evento Luzia Moraes e André Reis. Parabéns também para  Jota Veloso que assinou  a direção musical desta festa impecável.

Feliz demais pela oportunidade de estar presente e aplaudir amigos queridos fazendo parte do mesmo projeto de sucesso. Muito, muito feliz!!! Essa noite foi inesquecível. Agora, que tal pensar em um outro show assim para a gravação de um DVD? Com certeza, seria sucesso absoluto! Vamos pensar nisso, produção?

Salve Santo Amaro! Salve o Recôncavo! Viva dona Canô!!!

Axé,

Lu

Lu Leal

Formada em Comunicação Social, atuou na produção do Programa “A Bahia Que a Gente Gosta”, da Record Bahia, foi apresentadora da TV Salvador e hoje mergulha de cabeça no universo da cultura nordestina como produtora de Del Feliz, artista que leva as riquezas e diversidade do Nordeste para o mundo e de Jairo Barboza, voz influente na preservação e evolução da rica herança musical do Brasil. Baiana, intensa, inquieta e sensível, Lu adora aqueles finais clichês que nos fazem sorrir. Valoriza mais o “ser” do que o “ter”. Deixa qualquer programa para ver o pôr do sol ou apreciar a lua. Não consegue viver sem cachorro e chocolate. Ama música e define a sua vida como uma constante trilha sonora. Ávida por novos desafios, está sempre pronta para mudar. Essa é Lu Leal, uma escorpiana que adora viagens, livros e teatro. Paixões essas, que rendem excelentes pautas. Siga @lulealnews

12 Comments

  1. Avatar
    Zezinho
    25 de fevereiro de 2013 at 16:38 Reply

    Muito bom.
    Até o nosso prefeito estava no evento como não poderia de está.
    Esse Edu Alves é conhecido.
    Parabéns pelas fotos e pelas redações escritas antes da foto.Com ela temos uma visão perfeita do que está a acontecer.
    Abraço

  2. Avatar
    Edu Alves
    25 de fevereiro de 2013 at 16:51 Reply

    Parabéns pelo site, Luciana Leal! Muito bacana, cheio do seu talento e amor pela arte e pela vida. Só tenho a agradecer pela dedicação a falar das coisas de nossa terra de forma tão brilhante. Um beijo!

  3. Avatar
    Mazzo Guimarães
    25 de fevereiro de 2013 at 16:54 Reply

    Site ótimo, cobertura completa !!!!!
    Parabéns !
    Fotos ótimas !
    Obrigado pelo carinho e pelo sorriso !

  4. Avatar
    Son
    25 de fevereiro de 2013 at 18:05 Reply

    Foi tudo muito lindo, bela festa em homenagem a nossa inesquecivel. D Cano !!!
    Parabens a vc, que sabe expressar toda essa alegria e amor, com palavras !! bjos

  5. Lúcio Sacramento
    Lúcio Sacramento
    25 de fevereiro de 2013 at 20:10 Reply

    O show foi maravilhoso. Adorei seu texto, realmente passou muito bem a emoção do show. Contudo o que mais gostei foi da idéia de se fazer um DVD. Isso me fez lembrar do que foi feito para Buenavista Social Clube. Acho que ficaria fantástico. Parabéns à Luciana e todas essas estrelas santamarences.

  6. Avatar
    Ulisses Castro
    25 de fevereiro de 2013 at 22:31 Reply

    Parabéns pelo site, Luciana! Grato por este registro tão belo, feito com tanto carinho. Bjs!

  7. Avatar
    Claudinha
    25 de fevereiro de 2013 at 22:49 Reply

    Simplesmente um dos melhores shows dos últimos tempos, um repertório lindo digno da homenageada da noite, Dona Canô. Salvador precisa de eventos como esse que valorizam a cultura popular e os grandes artistas que muitos desconhecem o talento.
    Foi MARAVILHOSO!

  8. Avatar
    Dalia Leal
    25 de fevereiro de 2013 at 23:31 Reply

    Lu eu amei esse texto e considerei esse evento mto lindo! mta oportuna essa idéia de homenagear D. Canô! os santamarenses arrasaram!!!!!!! brilhante a idéia da Ju em tocar c o prato relembrando a saudosa D Edith do prato! e a família Veloso, mto linda! e vc aí em Lú? tbém arrasando!!!!!!

  9. Avatar
    dalia Leal
    25 de fevereiro de 2013 at 23:36 Reply

    Aquela 1ª baiana q vc tirou foto, incrível! q coincidência! eu tirei uma foto c ela a caminho na Lavagem do Bofim!

  10. Avatar
    Pedro Vivero Valdez
    27 de fevereiro de 2013 at 06:50 Reply

    Que bello, un homenaje digno para una persona tan grande y valiosa para la cultura de América Latina y el mundo, te agradezco mucho que hayas compartido con migo el artículo, de verdad es un lindo gesto …

    Muchas Felicidades !!!!! UN fuerte abrazo y muchísimas Bendiciones !!!!!!!

  11. Avatar
    Lívia Santarém
    28 de fevereiro de 2013 at 17:40 Reply

    Muito bacana, pena que eu não soube, senão teria ido!
    bjs.

  12. Avatar
    Nize
    1 de março de 2013 at 18:44 Reply

    Lu, estou muito feliz por todas conquistas, sempre desejei que viessem, vieram, e continuarão vindo cada vez mais, você merece, bjos, te gosto muito. Festa linda, como tudo da Bahia, na próxima estarei presente, se Deus quiser.

Leave a Reply