“Dá-me lírios, lírios,
E rosas também.
Mas se não tem lírios
Nem rosas a dar-me,
Tem vontade ao menos
De me dar os lírios.
E também as rosas”
Sábado, cultura, arte, teatro. O TCA foi palco de mais um grande espetáculo, o “Poema Bar”, Recital que conseguiu unir Brasil e Portugal, através das obras dos poetas: Vinícius de Moraes e Fernando Pessoa.
Estrelado por Alexandre Borges, a montagem, já encenada em Portugal, Alemanha e Rio de Janeiro, propõe uma nova ótica sobre a obra de dois poetas que traduzem em versos a ampla cultura dos seus países.
“O espetáculo chama-se Poema Bar porque era algo despretensioso, de recitar poesias. Não tinha nem a intenção de ter um roteiro fixo” – Explica Alexandre Borges.
O projeto foi desenvolvido pelo próprio Alexandre, acompanhado do pianista português João Vasco, movidos pela paixão que ambos nutrem pelos dois poetas. Mais tarde o espetáculo ganhou o brilho das cantoras Sofia Vitória e Mariana de Moraes, neta de Vinicius.
Poema Bar estreou no Brasil em outubro de 2011, quando o grupo promoveu uma semana em comemoração aos 98 anos de Vinicius de Moraes no Rio de Janeiro. O local escolhido foi a Casa Villarino, lugar freqüentado por Vinicius e Tom Jobim.
Agora, em turnê nacional comemorativa ao centenário de Vinicius, a primeira parada escolhida foi Salvador, cidade que o poeta morou e tanto amou.
“Fernando Pessoa foi um Poeta que descobri quando morei em Portugal e é muito marcante para mim. O livro que leio no espetáculo é o mesmo que ganhei há quase 30 anos atrás” – Conta Borges.
“Quando descobri a poesia de Vinícius de Moraes,me apaixonei e quis homenagear os dois juntos. convidamos a Mariana de Moraes que traz o sangue do poeta e a Sofia Vitória, em função do canto. Brasil, Portugal, sempre presente em cena” – Completa.
O Espetáculo é lindo do início ao fim. Mas o momento mais emocionante é o “Soneto de Fidelidade”, recitado pelo Alexandre, seguido pela voz de Mariana cantando “Eu sei que vou te amar”, acompanhada pela plateia lotada. Impossível não se arrepiar e emocionar com tanta verdade.
“De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e sempre, e tanto.
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento
Quero vivê-lo em cada vão momento
Em em cada louvor hei de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento”
Parabéns a Marlucia Sie Produções, que não mediu esforços para trazer o espetáculo para Salvador, nos brindando com essa noite linda cheia de poesia e música!
“Eu sei que vou te amar
Por toda minha vida eu vou te amar
Em cada despedida eu vou te amar
Desesperadamente, eu sei que vou te amar
E cada verso meu será
Pra te dizer que eu sei que vou te amar
Por toda a minha vida…”
Confira o vídeo com trecho do papinho no Backstage com Alexandre Borges:
Salve a poesia! Viva a cultura!
Galeria:
Luz!
Lu
7 Comments
Dalia Leal
25 de agosto de 2013 at 10:48Brilhante a idéia do Alexandre Borges em realizar esse espetáculo de Poesia, amo Vinícius de Morais, e esse Soneto da Fidelidade me encanta! seu trabalho Luciana, é perfeito, essa sua entrevista foi belo trabalho! Parabéns!!!!! Sucesso sempre!
Mari
25 de agosto de 2013 at 12:12Parabéns por mais uma linda matéria! Super sucesso sempre! beijos
Domitilia
25 de agosto de 2013 at 23:41Salve, salve a poesia! Muito linda, parabéns por mais essa matéria. Maravilhosa, beijos.
Pedro Vivero Valdez
26 de agosto de 2013 at 06:44Un fuerte abrazo Luciana, mil gracias por compartirme un poco de tus vivencias en ese maravilloso paraíso que ahora se encuentra pasando situaciones tan dificiles, pero que sin lugar a dudas logrará salir adelante, cuidate mucho y por favor no dejes de compartirme tus hermosas y maravillosas experiencias, besos y abrazos !!
Julimar
26 de agosto de 2013 at 18:00O evento foi puro poema:O trabalho de Luciana Leal por ser tão fino é um grande poema, a peça teatral com seus artistas talentosos poema de raríssiimo trato, o site Da Minha Janela por trazer ao público o que há de melhor com a melhor cobertura, um poema repleto de esplendor.Enfim, a melhor conclusão sobre o evento é deser mesmo um poema de qualidade indiscutível.
Acácio
27 de agosto de 2013 at 12:06Alexandre Borges, para mim é um ator fora de série. Más coloco em foco a maneira sutil, com que você nos deixa tão informado.
Lu, parabéns e sucesso!
Fabio Cota
15 de abril de 2014 at 12:48Sensibilidade em alta. Gostei!