Inaugurado em 21 de dezembro de 1991, em Canela, o Mundo a Vapor é um fantástico mundo em miniatura que encanta crianças e adultos, onde os visitantes podem assistir processos de fundição e laminação do aço e até mesmo acompanhar a fabricação de papel.
Logo na entrada, é retratada uma parte significativa da história mundial, caracterizada por um acidente acontecido na França, em outubro de 1895, quando a locomotiva 721 da Paris Express que vinha de Granville, com 131 passageiros com destino a Montárnasse, entrou em alta velocidade e se lançou a 12 metros de altura através do vitral da estação, ficando pendurada pelo vagão.
O Mundo a Vapor mudou muito desde a sua inauguração, mas preserva a mesma ideia que deu origem ao local, existe um espaço cultural-histórico da família, um pequeno museu de peças e cada miniatura recebeu um cenário novo e especial para a temática.
O visitante passará por doze apresentações onde cada uma terá um monitor informando o funcionamento das réplicas de fábricas movidas a vapor. Mas a réplica mais incrível do Parque é a menor fábrica de papel do mundo, onde podemos acompanhar a fabricação em apenas 6 minutos.
Apresentação da siderúrgica:
A produção começa a partir da sucata que é cortada e levada pela correia transportadora ao alto forno para ser derretida. O material liquido é retirado e colocado no trem de laminação, onde passa por três fases antes de ficar pronto o ferro vergalhão. A máquina a vapor é usada para a produção de energia e o vapor é produzido dentro da caldeira. Essa é a réplica de uma siderúrgica da Alemanha do ano de 1940.
Apresentação da Olaria
A Olaria é a fabrica que produz telhas e tijolos. o tijolo é produzido com a maromba e a telha é fabricada na prensa. A maquina a vapor servia para movimentar tanto a prensa quanto a maromba.
Apresentação do rolo compressor a vapor:
Réplica do rolo compressor fabricado na Alemanha em 1927, que tinha função principal de fazer a compactação do solo, sendo utilizado na construção de ruas e também na pavimentação de novas estradas. A máquina tinha 30 cavalos de potência e utilizava como combustível, água e lenha.
Apresentação da usina Eólica:
A réplica do Parque foi inspirada nas torres eólicas de Osório onde a torre original mede cerca de 100 m de altura e cada pá do eixo mede cerca de 35 m de comprimento. Uma torre assim tem a capacidade de produzir cerca de 150 megawatts de energia, energia que atende cerca de 300 mil pessoas.
Ao fundo do cenário aparece também um cata-vento que move um gerador e produz energia elétrica.Esta energia é armazenada em baterias que são utilizadas dentro das residências. Era uma forma rudimentar de se ter energia em casa.
Apresentação da Pedreira
Os blocos de pedra retirados da jazida são colocados em um vagão que transporta as pedras até o conjunto de britagem, onde o vapor é empregado. A pedra é retirada do vagão e colocada na esteira e esta conduz a pedra até a mandíbula do britador, onde será quebrada em vários tamanhos e cairá dentro de um classificador que através de peneiras, seleciona os diferentes tamanhos de brita. Hoje a pedreira funciona praticamente igual, a diferença é a fonte de movimento, pois hoje é usada a energia elétrica.
Apresentação da Usina Termelétrica
A produção do vapor da usina inicia na caldeira com o aquecimento de água, que é feito através da queima de combustível, que pode ser: carvão, lenha ou biomassa. A água após passar 100°C se transforma em vapor e este vapor em alta pressão movimenta a turbina. Esta, através de uma transmissão, movimenta um gerador e assim produz a energia elétrica que acende as lâmpadas do cenário. O Brasil já produz cerca de 28% da energia nacional através de usinas termelétricas, utilizando carvão mineral, biomassa,óleo, gás natural e urânio.
Apresentação da fabricação de Papel
A réplica da fábrica de papel levou cerca de quatro anos para ser finalizada. Sua apresentação começa com a caldeira onde a lenha é queimada para aquecer a água e produzir o vapor que move a máquina e aquece a linha de secagem do papel. A produção propriamente dita, se inicia com a madeira sendo colocada no desfibrador para ser moída.A folha de papel passa por sucção,(uma bomba de vácuo suga cerca de 50 % da água da folha de papel), prensagem (para definição da sua espessura), secagem e acabamento. O visitante leva como lembrança o papel fabricado na hora.
Apresentação da fábrica de Ervas
É feita uma demonstração de fábrica de erva mate, já que a bebida tradicional dos gaúchos é o chimarrão.
Apresentação da usina hidrelétrica
A usina hidrelétrica produz eletricidade através da força da água. Hoje o Brasil produz cerca de 72% da energia nacional através de usinas hidrelétricas.
Apresentação do Moinho de pedra
O Moinho de pedra é um sistema usado para moer milho. É feita a demostração de um moinho movido por uma roda de água. O milho passa pela peneira onde é selecionado entre farina de milho (usada para fazer polenta) e quirela (grão que é utilizado na culinária e também como ração).
Apresentação do Trator Agrícola a Vapor
O trator era utilizado para fazer o arado da lavoura. O trator a vapor foi produzido na Alemanha e pesava mais de oito toneladas. No Brasil, o primeiro trator agrícola vapor, chegou em 1929, na cidade de São Paulo. No mesmo cenário, temos também a apresentação de um arado movido com a força animal, um agricultor preparando a terracom uma enxada e um outro com uma plantadeira manual fazendo o cultivo de milho ou feijão.
Apresentação da Serraria
Uma das grandes fontes econômicas da cidade de Canela foram serrarias que se instalaram há muitos anos no início da colonização da cidade. No Parrque é demonstrado um modelo de serraria movida por uma máquina a vapor.
Após as explicações, o visitante pode aproveitar as opções do Empório Urbani, Café do Mundo, Photo Antiga, Vinhos Jolimonmt e para as crianças, um passeio de trenzinho, cortesia do ingresso.
Através da educação e acesso a cultura, o Mundo a Vapor proporciona uma chance real aos seus visitantes de inserção na vida cultural, dotando-os de conhecimento a serem repassados para as próximas gerações, para não perdermos estas preciosas informações, que nos contam um pouco de como se desenvolveu a indústria e a tecnologia, atividades que atualmente crescem e mudam com grande agilidade. O espaço é administrado por Benito Urbani, que formatou o projeto e sua família.
Vale muito a pena conhecer! Confira o vídeo:
Luz!
Lu
Serviço:
Mundo a Vapor
Nos meses de janeiro, julho e dezembro, aberto todos os dias, das 9:15 às 17:00. Nos demais meses fechado às quartas-feiras.
Informações: (54) 3282-1125
Indicação de Hospedagem:
Raupp Flats Contato: raupp.carlos@gmail.com
Eu estou Usando T-shirt da La’cllava Caxias
5 Comments
Daniela Caria
29 de novembro de 2013 at 09:19Conheci no ano passado com minha filha. Um linda e instrutiva viagem ao passado!
Jaciara Dias Gomes
29 de novembro de 2013 at 09:19Lu, vc está fazendo eu me apaixonar ainda mais por essa cidade encantada, hehe…
Obrigada pela dica.
Bjos!
Angelica Fatureto
29 de novembro de 2013 at 09:21Vontade de voltar lá logo!!
Domitilia Lopes
29 de novembro de 2013 at 09:21Lú! cada foto que você posta e fico mais encantada ainda, cada uma mais linda que a outra!
Deus a abençoe cada dia mais, beijo.
Marco Vitorino
28 de agosto de 2015 at 09:29Já estive por duas vezes no interior da Bahia, meados de 2012 e em janeiro de 2013. Passei por lugares fascinantes como Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Caetité e regiões interioranas como Mutans, Candiba, Iuiu e Carinhanha. Tive a oportunidade de banhar-se no majestoso rio São Francisco e conhecer um pouco das histórias da região. Foi uma viagem inesquecível que fiz com minha esposa Ivonete e minha filha Giuliana. As duas vezes fui de carro, ná última foi uma aventura de quase 6.000km partindo de Campo Largo/PR.