A localidade de Itapuã, originalmente uma aldeia de pescadores, foi projetada no cenário nacional e internacional pelas composições de Dorival Caymmi que, durante a década de 1930, convivia com o lugar como ‘veranista’.
A beleza de suas praias e de seu ecossistema de areia branca no qual estava inserida a Lagoa do Abaeté, passaram a atrair, assim, não só veranistas de Salvador – que construíam suas casas para temporadas de verão – como também turistas de várias procedências. A exposição tem como objetivo apresentar à comunidade local, aos soteropolitanos em geral, aos turistas, registros fotográficos de Itapuã feitos ao longo de mais de quatro décadas. São fotos que retratam a natureza, alguns traços culturais e pessoas que vivem/viveram na referida localidade.
A amostra reúne um conjunto de 60 fotografias de Fernando Barros que retratam a natureza de Itapuã, alguns de seus traços culturais e pessoas que vivem/viveram na referida localidade. Esses registros – alguns em preto e branco. Com texto de apresentação de Caetano Veloso, a exposição terá música ambiental será de canções que falam de Itapuã, sobretudo as de Dorival Caymmi numa justa homenagem ao centenário de seu nascimento que será celebrado em 2014. O evento contará também com um pocket show com o tradicional grupo do bairro, As Ganhadeiras de Itapuã. Produção de Luzia Moraes, na Casa da Música, a partir das 15h, aberto ao público.
Local : Casa da Música , Parque Metropolitano do Abaeté, Itapuã
Período: de 15 fevereiro a 15 de março de 2014
Produção: Luzia Moraes
Leave a Reply