EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA – “ITAPOA E SUA GENTE”

EXPOSIÇÃO  FOTOGRÁFICA – “ITAPOA  E  SUA GENTE”

  A localidade de Itapuã, originalmente uma aldeia de pescadores, foi projetada no cenário nacional e internacional pelas composições de Dorival Caymmi que, durante a década de 1930, convivia com o lugar como ‘veranista’.

A beleza de suas praias e de seu ecossistema de areia branca no qual estava inserida a Lagoa do Abaeté, passaram a atrair, assim, não só veranistas de Salvador – que construíam suas casas para  temporadas de verão – como também turistas de várias procedências. A exposição tem como objetivo apresentar à comunidade local, aos soteropolitanos em geral, aos turistas, registros fotográficos de  Itapuã  feitos ao longo de mais de quatro décadas. São fotos que retratam a natureza, alguns traços culturais e pessoas que vivem/viveram na referida localidade.

A amostra reúne um conjunto de 60 fotografias de Fernando Barros que retratam a natureza de Itapuã, alguns de seus traços culturais e pessoas que vivem/viveram na referida localidade.  Esses registros – alguns em preto e branco. Com texto de apresentação de Caetano Veloso, a exposição terá música ambiental será de canções que falam de Itapuã, sobretudo as de Dorival Caymmi numa justa  homenagem ao centenário de seu nascimento que será celebrado em 2014. O evento contará também com um pocket show com o tradicional grupo do bairro, As Ganhadeiras de Itapuã. Produção de Luzia Moraes, na Casa da Música, a partir das 15haberto ao público.

Local : Casa da Música , Parque Metropolitano do Abaeté, Itapuã

Período:  de 15 fevereiro a 15 de março de 2014

Produção:  Luzia Moraes

Lu Leal

Formada em Comunicação Social, atuou na produção do Programa “A Bahia Que a Gente Gosta”, da Record Bahia, foi apresentadora da TV Salvador e hoje mergulha de cabeça no universo da cultura nordestina como produtora de Del Feliz, artista que leva as riquezas e diversidade do Nordeste para o mundo e de Jairo Barboza, voz influente na preservação e evolução da rica herança musical do Brasil. Baiana, intensa, inquieta e sensível, Lu adora aqueles finais clichês que nos fazem sorrir. Valoriza mais o “ser” do que o “ter”. Deixa qualquer programa para ver o pôr do sol ou apreciar a lua. Não consegue viver sem cachorro e chocolate. Ama música e define a sua vida como uma constante trilha sonora. Ávida por novos desafios, está sempre pronta para mudar. Essa é Lu Leal, uma escorpiana que adora viagens, livros e teatro. Paixões essas, que rendem excelentes pautas. Siga @lulealnews

Leave a Reply