Considerada a capital brasileira da longevidade e localizada na microrregião de Caxias do Sul, Veranópolis também é conhecida como a “Princesa dos Vales”. O Nome da cidade vem da junção de “veraneio” com o termo grego “pólis” que significa cidade. Ou seja, cidade de veraneio.
São muitos atrativos na região, um mais lindo que o outro. Vou listar alguns dos mais visitados:
Cachoeira dos três Monges
Distante quatro quilômetros do centro da cidade, o Parque da Cachoeira dos Três Monges proporciona ao visitante momentos de rara beleza, com um mirante de tirar o fôlego para o vale e para a Cachoeira de 112 m de altura. O nome foi inspirado em uma imagem impresa nas pedras ao lado da Cachoeira.
A religiosidade é muito forte em toda região. E um dos pontos turísticos mais visitados é a Igreja matriz São Luiz Gonzaga.
Sua construção ocorreu entre os anos de 1019 e 1933. A mesma substitui a antiga Igreja Imperial, estrategicamente localizada no caminho dos tropeiros. Seu estilo é neo-gótico, levando o nome de seu padroeiro: São Luiz Gonzaga.
Casa Saretta
Trata-se deu ma casa bastante antiga, construída em 1905 por Domenico Saretta e serviu de sede para a primeira agência de correios do município. Em 1984 foi tombada pelo patrimônio histórico e hoje é sede do Centro Municipal de Informações Turísticas, a Secretaria de Turismo e Desporto e comércio de produtos confeccionados pelos artesãos do município.
Torre
A Torre Mirante da serra, é inspirada na Torre CN (Canadian Tower de Toronto). É a única no país com restaurante giratório e tem capacidade para 150 pessoas.
Portal Monumento
Inaugurado em 2000, é conhecido como símbolo da Terra da Longevidade. Tem no alto de um de seus braços a representação de uma família de imigrantes.
Ponte Ernesto Dornelles
Mais conhecida como Ponte das Antas, localiza-se no limite de Veranópolis e Bento Gonçalves. Trata-se de uma ponte de vão único de cimento armado. É a terceira do mundo e a primeira em arcos paralelos a ser construída no gênero, sendo orgulho da engenharia brasileira. Possui 278 metros de comprimento e 9 metros de largura. Foi inaugurada em 31 de Agosto de 1952.
Com certeza, a cidade merece uma visita e em breve estaremos lá. Por enquanto os meus agradecimentos vão para Angélica Ferraz por toda a colaboração para realização desta matéria.
luz!
Lu
2 Comments
Monique Dantas
19 de fevereiro de 2014 at 21:57Matéria muito esclarecedora, eu que não fui ainda fiquei com muita vontade de conhecer, texto bem escrito e fotos muito bem tiradas.
Larissa
15 de abril de 2014 at 12:31Olá, parabéns pela matéria e pela sua dedicação, as fotos são maravilhosas e os comentários e descrições nos fazem viajar e abrir nossa imaginação para o mundo maravilhoso que nos cerca!
Beijão!