Dia Internacional de Nelson Mandela

Dia Internacional de Nelson Mandela

“O que importa na vida não é o simples fato de ter vivido. A diferença que fizemos na vida dos outros vai determinar a importância da vida que conduzimos”

O líder africano Nelson Mandela, se vivo estivesse, estaria completando hoje 96 anos.

Marcado eternamente na história da humanidade pelo exemplo de ser humano que foi, Mandiba, como era chamado, foi o mais poderoso símbolo da luta contra o regime do Aparthaid.

Prêmio Nobel da Paz, Mandela foi preso por 27 anos, mesmo assim advogou por quase 70 deles, defendendo fielmente a causa dos direitos humanos, até ser eleito o primeiro presidente da África do Sul livre.

Mandela teve vários problemas de saúde durante a vida e contraiu tuberculose durante seu longo período na prisão. Seus problemas de saúde fizeram com que ele decidisse se aposentar após cumprir o mandato presidencial de cinco anos. Apesar disso, ele se manteve como importante ator da política internacional até 2004, quando decidiu se retirar da vida pública. Nos  deixou  no dia 5 de dezembro do ano passado  e  dois dias depois foi velado numa cerimônia acompanhada por milhões de pessoas ao vivo pela TV em todo o mundo, e foi enterrado com honras de Chefe de Estado. 

“Uma das coisas mais difíceis não é mudar a sociedade; é mudar a si mesmo”

Em sua homenagem, a Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Internacional Nelson Mandela, exatamente no dia de seu nascimento, 18 de julho, como forma de valorizar em todo o mundo a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia.

“Nós podemos mudar o mundo e torná-lo um lugar melhor. Está em nossas mãos fazer a diferença”

Que no dia de hoje, cada um de nós consiga refletir com base na sua história de coragem, humildade e resistência. E que sua trajetória sirva de inspiração para a humanidade. 

Salve Mandela!

Lu Leal

Formada em Comunicação Social, atuou na produção do Programa “A Bahia Que a Gente Gosta”, da Record Bahia, foi apresentadora da TV Salvador e hoje mergulha de cabeça no universo da cultura nordestina como produtora de Del Feliz, artista que leva as riquezas e diversidade do Nordeste para o mundo e de Jairo Barboza, voz influente na preservação e evolução da rica herança musical do Brasil. Baiana, intensa, inquieta e sensível, Lu adora aqueles finais clichês que nos fazem sorrir. Valoriza mais o “ser” do que o “ter”. Deixa qualquer programa para ver o pôr do sol ou apreciar a lua. Não consegue viver sem cachorro e chocolate. Ama música e define a sua vida como uma constante trilha sonora. Ávida por novos desafios, está sempre pronta para mudar. Essa é Lu Leal, uma escorpiana que adora viagens, livros e teatro. Paixões essas, que rendem excelentes pautas. Siga @lulealnews

1 Comment

  1. Avatar
    Vitor Alves
    19 de agosto de 2014 at 19:30 Reply

    Salve Mandela!

Leave a Reply