Um resgate antropológico da formação do gaúcho!
O Parque Gaúcho é um parque temático com área de 120 mil metros quadrados que une cultura e tradição do povo gaúcho, sua origem e seu trabalho. Uma estrutura completa montada especialmente para resgatar a história e dentro dela os animais crioulos.
O Parque conta com o Memorial Gaúcho, restaurante temático, arena de shows e domas, programa de resgate a animais crioulos, espaço para exposições da arte gaúcha, herbário, horta orgânica e muito mais. São atrativos culturais para toda a família, inclusive para as crianças como cavalos e pôneis, galpão mirim e um espaço lúdico que ensina as tradições gaúchas especialmente para os pequenos.
O empreendimento fica localizado no mesmo complexo do Gramado Zoo. Portanto, agende as visitas para o mesmo dia. Fomos cedinho pra o Zoo e de lá seguimos para o Parque Gaúcho. Após a visita, almoçamos lá mesmo, no restaurante típico. Na bilheteria você encontra passaporte para ambos os parques com o valor mais em conta.
Logo na entrada fomos recebidos pelo guia que nos acompanhou e explicou tudo direitinho com muita paciência e atenção.
A primeira parte do passeio é o memorial com um enorme acervo de peças que fazem parte da história do Rio Grande do Sul. Lá dentro não pode fotografar, mas podemos sentir e entender o verdadeiro espírito gaúcho através do ciclo do couro, da formação do seu povo, do erva mate que além da tradição é uma forma de fazer novos amigos (costume herdado dos índios). E rebebemos ainda informações preciosas sobre a cultura pecuarista do Sul.
As maquetes são lindas. bem feitas e ricas de detalhes. Dá gosto de ver o orgulho que o gaúcho tem da sua história e do seu povo. Lindo de ver!
Outro atrativo do Parque é a Cidade dos Gaúchos, que foi inaugurada em agosto de 2012. Trata-se de um espaço interativo temático que apresenta os principais tipos de habitação do interior do pampa no sec XVIII.
A cidade do Gaúcho tem uma vista linda para o Vale do Moreira, uma paisagem surpreendente ao som do canto das aves. A paz do lugar me fez admirar a beleza da imensidão da natureza e mais uma vez agradecer a Deus pela oportunidade de conhecer tantos lugares maravilhosos.
No Parque podemos ainda conhecer a Mangueira de pedra (espaço construído para apresentação e manuseio de animais crioulos) e a Cabanha dos animais crioulos (programa de resgate das raças de animais crioulos como gado, cavalo, ovelha, cães e etc).
O restaurante fica em um galpão enorme e promove um resgate a culinária típica gaúcha. Já estávamos famintos e o cheirinho do churrasco atiçou ainda mais a fome! Uma comida saborosa, com opções variadas e preço razoável. As verduras do almoço, são colhidas da horta orgânica que fica logo após o memorial do Gaúcho e o buffet fica exposto em panelas de ferro aquecidas pelo fogão à lenha (farei uma matéria específica falando desse almoço maravilhoso).
Inclua esse delicioso passeio de resgate a cultua e os costumes gaúchos no seu roteiro.
É barbaridade tchê!
Confira as outras fotos do Parque Gaúcho:
Luz!
SERVIÇO:
Parque Gaúcho
RS 115 Km 35 (ao lado do Gramado Zoo)
Várzea Grande
Gramado- RS
tel: (54) 3421-0800
Indicação de passeios: Agência Personalitur
tel: (54) 32952121/(54) 81008151/ (54) 99795480
e-mail: personalitur@hotmail.com
2 Comments
Lúcio Sacramento
9 de julho de 2014 at 11:01Merecida visita. Vale muito à pena.
Camile Sousa
19 de agosto de 2014 at 18:30Vontade de conhecer! Excelente matéria!