Muita gente pensa que Dieta Detox é sinônimo de dieta radical e restritiva. A detoxificação, ou simplesmente detox, é uma técnica da nutrição funcional cujo objetivo é ajudar o organismo a eliminar toxinas e outras substâncias prejudiciais à saúde.
Com o padrão de vida atual, baseado em uma alimentação pobre em vitaminas e rica em hormônios, agrotóxicos, aditivos alimentares, açúcares, gorduras e uso abusivo de medicamentos, o nosso organismo está constantemente expostos a substâncias prejudiciais, que comprometem o bom funcionamento do corpo. E é justamente aí que entra a detoxifificação.
Para desmistificar o assunto e tirar dúvidas, segue as informações de Claudia Figueiredo, nutricionista mestre em ciência de alimentos e proprietária da ACL Nutrição Especializada.
O que é detoxifificação? Por que detoxificar?
O estilo de vida contemporâneo, bem como a dieta ocidental habitual (baseada na ingestão de produtos industrializados, desequilibradas em nutrientes e, mesmo quando contém produtos vegetais, estes são ricos em agrotóxicos) proporciona aos indivíduos o contato com substâncias cancerígenas e mutagênicas, as quais necessitam ser removidas pelo organismo.
A Detoxificação, comumente conhecida como DETOX, pode ser entendida como uma“limpeza do organismo”, que envolve um complexo processo biológico de eliminação de substâncias tóxicas dos fluidos corporais, realizado principalmente pelo fígado (60%), intestino (20%), pulmão e cérebro. A ideia de detoxificação e de limpeza do organismo é bastante antiga entre os povos, pois muitos acreditavam que era desse modo que se dava a purificação da alma.
Os principais xenobióticos (substância química ou molécula estranha ao sistema biológico) do nosso meio são gases tóxicos, etanol, aditivos e contaminantes alimentares, drogas e medicamentos. Um exemplo, é que a maioria dos medicamentos utilizados na prática clínica, geralmente possui boa eficácia em apenas 25% a 60% dos pacientes, enquanto que as reações adversas consequentes do tratamento medicamentoso, são cada vez mais comuns, com um custo estimado em torno de bilhões de dólares e dezenas de milhares de mortes nos EUA (Wijnen et al., 2007).
Os sinais de um organismo intoxicado são: Icterícia, anorexia, gosto metálico na boca, insuficiência energética, dores de cabeça, síndrome da tensão pré-menstrual (TPM), estresse emocional, hipersensibilidade a substâncias químicas, queixas digestórias, baixa tolerância a alimentos gordurosos, sonolência após a alimentação, constipação, problemas cutâneos e problemas na musculatura esquelética. Esteja atento a esses sinais,os mesmos podem acontecer isoladamente, dificultando a identificação da sobrecarga hepática.
Para melhorar todo o sistema de detoxificação hepática, o princípio é reduzir o contato da maior parte das toxinas ambientais e alimentares, ou seja, os alimentos alergênicos, vísceras,gordura hidrogenada, frituras, doces/ açúcares, laticínios, glúten, carnes vermelhas, farinhas refinadas, alimentos industrializados, café e bebidas alcoólicas. Deve-se, ainda, promover a ingestão de nutrientes e ingerir alimentos detoxificantes, como brassicas, cereais integrais, ervas e condimentos, frutas e raízes.
Na sociedade atual, eliminar completamente as toxinas é um processo um tanto utópico, mas o tratamento nutricional para detoxificação do organismo, é um mecanismo pelo qual, os nutrientes podem interferir na eliminação de carcinógenos e toxinas, alterando o risco para desenvolvimento de câncer e outras doenças crônicas não transmissíveis relacionadas às alterações no metabolismo de nutrientes.
Receita de suco DETOX
1 folha de couve crua orgânica
1 fatia média de melão orgânico
200ml de água de coco
Folhas de hortelã a gosto
Suco de 1/2 limão.
Essa receita é maravilhosa para a detoxificação do organismo. Mas se você pretende se livrar das toxinas através de uma dieta, jamais faça isso por conta própria. Esse processo deve ser orientado por um profissional nutricionista, que irá suprir suas necessidades tanto no cardápio, como na suplementação necessária.
De hoje em diante sempre teremos dicas e textos da Claudia Figueiredo aqui. Vamos cuidar da saúde, do corpo e aprender a comer melhor. Nutrição com responsabilidade e sabedoria.
Não deixe de acompanhar! Luz!
Lu
4 Comments
Dalia Leal
3 de setembro de 2014 at 17:51Sempre bom cuidar do organismo, afinal comemos tantas coisas erradas! gostei da receita, c certeza farei! valeu pela informação Lu, e excelente texto!!!
Caio Sá
3 de setembro de 2014 at 18:57Que texto maravilhoso, chegou na hora certa!
Parabéns a vc e a nutricionista.
Ficarei aguardando os próximos ansioso.
Luciana
11 de setembro de 2014 at 13:14Sugestão! Um pequeno like (do próprio site) para quando quisermos apenas mostrar que curtimos, sem comentar ^^
É até legal pra você ter idéias dos posts que mais gostaram ;D
Victor freitas
14 de setembro de 2014 at 16:49Adorei que o site agora vai falar mais saúde. Já estou ansioso pela próxima matéria.