Natal é um dos destinos mais procurados do Nordeste, com suas altas temperaturas de dia, céu claro em todas as épocas do ano e cenários paradisíacos! Uma excelente opção para os apaixonados pelo mar.
Os 400 quilômetros da costa de Natal e arredores, são emoldurados por recifes, falésias e piscinais naturais. As dunas, são um espetáculo a parte e o passeio de bugue, é o grande “xodó” dos turistas.
Na capital, a praia mais procurada é a praia de Ponta Negra, concorrida durante o dia e badala à noite, é onde está localizado o Morro do Careca, um dos pontos turísticos mais famosos da capital.É nessa praia, que fica o melhor lugar para a sua estadia na região (clique AQUI e veja)
Iniciando o nosso tour, a primeira parada foi a Barreira do Inferno, o primeiro Centro de Lançamento de Foguetes Espaciais da América do Sul, inaugurada em 1965.
Localizada no litoral sul, próxima a praia de Cotovelo, desempenhou importante papel no lançamento de foguetes meteorológicos, e no desenvolvimento da tecnologia espacial.
O nome vem da cor vermelha das falésias que os pescadores da região viam brilhar sob o sol, tornando-as vermelhas como fogo. Hoje, o espaço realiza pesquisas aeroespaciais e oferece visitas guiadas.
Na entrada do Centro está exposto o foguete “Sonda III” utilizado pelas pesquisas científicas e lançado mais de 30 vezes, sendo o primeiro voo em 1976. Era capaz de transportar cargas úteis científicas e tecnológicas de 50 a 150kg para experimentos na faixa de 200 a 650 Km de altitude. Ele permitiu o aprendizado de diversas tecnologias como a telemetria de dados de voo (tecnologia que permite a medição e comunicação de informações), a estabilização de carga útil e a instalação de um sistema de autodestruição.
Hoje, vários programas são realizados em colaboração com a NASA.
A segunda parada foi o o maior cajueiro do mundo, parada obrigatória para quem visita a capital do Rio Grande do Norte. O Cajueiro fica a 25 Km de Natal, na praia de Pirangi do Norte, município de Parnamirim.
Ocupando uma área de 8.500 m², na época de sua frutificação (que vai de novembro a janeiro), produz cerca de 80 mil cajus, que não são comercializados, e sim, oferecidos aos turistas.
Através do mirante localizado na parte superior do parque, o visitante pode apreciar o cajueiro quase em sua totalidade.
O local oferece uma estrutura com mais de 30 lojas, que compõem a feira de artesanato situada em torno do cajueiro. Lá são comercializados belíssimos trabalhos produzidos pelos artesãos potiguares e claro, vários tipos de doces de cajú.
Em 1994, o cajueiro entrou para o Guiness Book como “o maior cajueiro do mundo”. Porém mais importante que o seu tamanho, é a paz que emana no local. Passarelas de madeira facilitam a locomoção e ajudam na proteção de galhos e troncos, dando a sensação de estar passeando por uma floresta. Uma vasta sombra e a brisa deliciosa no rosto, completam o cenário, que sem dúvida, é um dos melhores atrativos do Rio Grande do Norte.
Confira galeria:
Em seguida, chegou o momento de aproveitar as belíssimas praias da Pipa e a primeira escolhida foi a praia de Timbaú do Sul, que tem em sua formação falésias e fragmentos de rochas, ótimo para banho, um verdadeiro paraíso.
A segunda praia foi a praia de Cacimbinha, onde as areias são finas, largas e dão acesso ao alto das falésias. O nome Cacimbinhas teve origem em cacimbas que existiam ao pé da falésia e era muito utilizada para matar a sede dos pescadores que lá passavam.
É nessa praia que os kitesurfistas se encontram em grande número, embelezando céu e mar com suas cores e movimentos radicais. A enseada é mais aberta e devido as águas profundas e vento constante, é preciso muito cuidado ao aventurar-se a nado.
A terceira praia visitada, foi a Baía dos Golfinhos, uma das mais famosas da região. Trata-se de um belo refúgio, a 80 Km de Natal. Lá é possível desfrutar de um visual incrível e observar as falésias junto ao mar.
Foram os surfistas, na década de 80, os grandes descobridores desse paraíso. De lá pra cá, cada vez mais o destino recebe turistas, seduzidos pela exuberância das suas paisagens.
Em meio a 7 Km de litoral, Pipa reserva pequenas pousadas e um vilarejo super simpático, onde se acha de tudo. Durante a alta temporada, o centro fica tomado por pedestres interessados nas grifes e no artesanato local.
Por último, como não poderia deixar de ser, uma parada estratégica no Chapadão, em pleno pôr do sol para apreciar a Praia do Amor, onde o desenho das pedras das piscininhas naturais, formam um coração. Um prato cheio para os apaixonados e uma vista deslumbrante!
Nossos agradecimentos ao guia FM e a agência BR Tour (clique AQUI) . Sem dúvidas, esse foi um passeio inesquecível!
SERVIÇO:
Luciana Leal veste bata By Yosh (clique AQUI)
Lúcio veste bermuda Freeboard (clique AQUI)
5 Comments
Carolina Guedes
31 de dezembro de 2014 at 06:58Você conseguiu retratar na matéria todo encanto de Natal e região. beijos e feliz ano novo!
Isis Rocha
31 de dezembro de 2014 at 07:04Que matéria linda! Que lugar encantador! Fechou o ano com chaves de ouro!
Pedro Valdez
31 de dezembro de 2014 at 07:13Muchas gracias por compartirme relatos y crónicas tan bellas desde esa hermosa tierra, un gran abrazo lleno de muchas bendiciones y buenos deseos para toda la familia ya !!!!
lucio Sacramento
31 de dezembro de 2014 at 13:12Natal é lindo. Realmente vale a pena a visita. Texto maravilhoso. Parabéns Luciana.
Julio Theodoro
1 de janeiro de 2015 at 14:24Parabéns pelo seu trabalho, amo as coisas que vc escreve!