A Veneza Brasileira

A Veneza Brasileira

Recife é uma cidade que alia belezas, história e cultura. É caracterizada pelo clima tropical e impressiona pela calorosa recepção da população.  O bairro da Boa Viagem, cujo nome deriva da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, é um dos mais importantes da capital pernambucana.

O  bairro nobre possui uma das maiores aglomerações por metro quadrado da população, tendo em vista a grande quantidade de edifícios. Em virtude de sua bela costa praiana, considerada uma das mais bonitas praias urbanas do país, existem diversos hotéis no local. É lá que está localizada a sua melhor opção de hospedagem na cidade, o Cult Hotel (clique AQUI e veja).

Galeria de fotos da Boa Viagem:

Mais conhecido como Recife Antigo, o Centro histórico da cidade é uma visita obrigatória, com igrejas, galerias de arte, muitos museus, inclusive o  Cais do Sertão e o Paço Frevo (que é  lindo, extremamente  rico e merece uma matéria exclusiva), a Caixa Cultural, a Ponte Maurício de Nassau, a Casa da Cultura e  diversos atrativos para todos os gostos. Não é à toa que Recife é considerada a capital da cultura brasileira.

Nossa primeira parada é a Igreja Madre de Deus,construída em 1720. Em estilo colonial, a igreja é um dos principais templos católicos da cidade. Em 1971 foi danificada por um incêndio, porém após algumas reformas, recuperou totalmente a sua beleza.  No interior, encontramos pinturas sacras, mobiliário de Jacarandá e a imagem de Bom Jesus dos Passos. O templo fica as margens do Rio Capibaribe e ao lado do Shopping Paço Alfândega.

Seguindo o passeio,  encontramos a  primeira Sinanagoga das Américas que foi construída no século XVII pelos judeus  que chegaram de Amsterdã para viver em Recife,  durante as invasões holandesas.

Galeria:

Outra  atração do Recife Antigo é a Embaixada dos Bonecos Gigantes de Olinda. É o próprio dono quem produz os bonecos e o seu trabalho é incrível. São lindos e super bem detalhados, que impressionam bastante pelo realismo das expressões faciais e figurinos

Galeria:

A praça Barão do Rio Branco, mais conhecida como Marco Zero, como o próprio nome já diz, marca o local onde nasceu a cidade, à beira do Cais do Porto. O local é marcado por um painel do artista plástico Cícero Dias, no chão. Também há na praça um busto de bronze do Barão do Rio  Branco, escultura do francês Felix Charpeutier. Logo atrás, está localizado o CAPE, Centro de Artesanato de Pernambuco, um local lindo e agradável, onde estão disponíveis artesanatos maravilhosos de todas as cidades do estado.

Galeria:

Falando em artesanato, não poderia jamais deixar de falar da Casa da Cultura. O prédio já foi um presídio (desativado em 1973) e cada cela foi transformada em uma loja diferente.  A Casa reúne um grande acervo cultural da região, bem como delícias da culinária local, lembranças da cidade, livrarias e todo tipo de artesanato. Hoje, apenas uma cela, no raio leste, permanece exatamente como foi deixada pelos presos.

No total, 150 lojas compõem o espaço que tornou-se visita obrigatória de todos os turistas que chegam ao Estado e ficam deslumbrados com a imensa variedade de artesanatos de  mais de 149 municípios. São peças de barro ou cerâmicas, bonecas de pano, arte em fuxico, imagens sacras, jogos de damas, bumba-meu-boi, maracatu, anjos de presépio, rendas e bordados em geral.

Galeria:

O Museu Cais do Sertão é dedicado a retratar a cultura e a vida do sertão nordestino. Foi instalado no lugar de antigos armazéns no porto de Recife e um dos seus grandes atrativos são os recursos tecnológicos utilizados para possibilitar interação com os visitantes.

O grande fio condutor da história do museu é a vida do mestre Luiz Gonzaga, ao mesmo tempo que mistura o moderno e o tradicional. Já na entrada, encontramos as roupas e a sanfona do artista, a reprodução de uma casa sertaneja e explicações de objetos e personagens. O espaço conta ainda com vitrine de objetos pessoais do cantor e espaços para experiências audiovisuais e sensoriais.

Galeria:

Recife é conhecida como a “Veneza brasileira” por isso o passeio com a Catamaran Tours é uma ótima opção de observar os encantos da cidade.  Através dele, dá para  ter uma ideia de toda  a sua divisão geográfica. É um passeio incrível, que dura pouco mais de uma hora, onde percorremos as três ilhas do Centro.

Conhecer a cidade por meio das águas, revela ângulos diferentes de vários cartões-postais como o Marco Zero, o Parque das Esculturas de Francisco Brennand e o casário da Rua da Aurora. Ao longo da passeio, o guia nos presenteia com uma narrativa especial, incluindo piadas e curiosidades da época do governo de Maurício de Nassau.  O tour é diário e o embarque acontece no cais das Cinco Pontas, às 16h e às 20h.

Galeria:

O nosso agradecimento a agência Pontes Tur pelo passeio maravilhoso e ao Guia Eldes por ter nos apresentado essas maravilhas com tanto cuidado, delicadeza e bom humor! Agradeço também aos nossos amigos Raquel e Beto pelo dia maravilhoso que passamos e pudemos conhecer outros pontos turísticos  pois um dia só é pouco para visitar tudo.

SERVIÇO

Agência Pontes Tur (clique AQUI e confira o site)

Luciana Leal Veste T-shirt Pimenta Rosa By Pah e Brincos Empório Valentinni

Igreja Madre de Deus:

Rua Madre de Deus, s/n, Recife Antigo

Fone: (81) 3224-5587

Aberta diariamente, das 8h às 12h e das 14h às 18h

Entrada gratuita

Centro Cultural Judaico de Pernambuco

Local: Rua do Bom Jesus, antiga Rua dos Judeus, 197- Recife/ PE

Horário: terças às sextas-feiras das 9h às 17h, domingos das 14h às 18h40

Casa da Cultura de Pernambuco:

Rua Floriano Peixoto, s\n – Santo Antonio – Recife

(81) 3224-9963/3224-0557

Embaixada dos Bonecos de Olinda

Rua do Bom Jesus, 183 – Recife Antigo – Recife

(81) 34441 -5102 (71) 8775-0540

Museu Cais do Sertão

Av. Alfredo Lisboa, um pouco depois do Marco Zero, no Recife Antigo.

Catamaran Tours

Cais das Cinco Pontas, sn, São José (81) 3424-2845

Lu Leal

Formada em Comunicação Social, atuou na produção do Programa “A Bahia Que a Gente Gosta”, da Record Bahia, foi apresentadora da TV Salvador e hoje mergulha de cabeça no universo da cultura nordestina como produtora de Del Feliz, artista que leva as riquezas e diversidade do Nordeste para o mundo e de Jairo Barboza, voz influente na preservação e evolução da rica herança musical do Brasil. Baiana, intensa, inquieta e sensível, Lu adora aqueles finais clichês que nos fazem sorrir. Valoriza mais o “ser” do que o “ter”. Deixa qualquer programa para ver o pôr do sol ou apreciar a lua. Não consegue viver sem cachorro e chocolate. Ama música e define a sua vida como uma constante trilha sonora. Ávida por novos desafios, está sempre pronta para mudar. Essa é Lu Leal, uma escorpiana que adora viagens, livros e teatro. Paixões essas, que rendem excelentes pautas. Siga @lulealnews

3 Comments

  1. Lúcio Sacramento
    lucio Sacramento
    14 de janeiro de 2015 at 10:18 Reply

    Fantástico. Parabéns.

  2. Avatar
    Dalia Leal
    14 de janeiro de 2015 at 10:27 Reply

    Matéria perfeita! Belas fotos! Qnta riqueza cultural em Lu? Bateu uma saudade da Veneza Brasileira!

  3. Avatar
    Mariana
    20 de março de 2015 at 14:13 Reply

    Amei as dicas e to seguindo tudo!!!

Leave a Reply