Programação #ConexãoFGM

Programação #ConexãoFGM

O #ConexãoFGM traz amanhã (05), “Retalhos – A Memória Viva de Saramandaia”, com direção de Lúcio Lima. Retalhos é um documentário que traz as memórias afetivas de uma comunidade na fala do menino Emerson Almeida e seu sonho de poder levar o nome de Saramandaia ao mundo através de sua arte circense, sempre com um sorriso puro no rosto. Nos traços do grafiteiro Thito Lama, que desenha e canta os males sociais servindo de exemplo e alertando os jovens da comunidade. E na sabedoria ancestral do Sr. Armando, um dos moradores mais antigos do bairro que ainda mostra a lucidez necessária para conduzir Saramandaia para novas conquistas. As ruas vivas trazem o nome dos ilustres moradores e os heróis de lá não usam capa, mas já colocaram seus poderes mortais em ação com o objetivo de desfazer o olhar preconceituoso que recai sobre todos da comunidade. Os retalhos estão sendo montados e passado, presente e futuro do bairro vivem com um objetivo em comum: manter viva a memória de Saramandaia.

Na quarta-feira (06), “InstruMentes – Música para (re)invenção – Episódio 1, 2 e 3”, com direção de Victor Uchôa. Acostumados à imersão solitária em seus próprios ateliês, oficinas e pensamentos, seis artistas, musicistas e músicos-inventores, foram convidadas(os) para mergulhar numa vivência coletiva de criação. Abrigadas no Espaço Coaty, casarão no Centro Histórico de Salvador, as residências artísticas do Instrumentes abriram caminho para o compartilhamento de referências, debates sobre as linguagens da Arte Sonora e o surgimento de obras concebidas para este lugar.

Na quinta-feira (07), serão exibidos “O Eclipse”, com direção de Lorena Sales, Uiran Paranhos, Danilo Umbelino e Murilo Deolino. Mateus, Jana, Claudinha e Juninho são crianças de classe média que se reúnem no playground do prédio para assistirem ao eclipse solar, mas depois de perceberem que os arranha-céus em volta do lugar bloqueiam a visão do sol, precisam se aventurar fora dos limites do prédio e enfrentar os obstáculos que a cidade oferece para tentarem ver o tão esperado fenômeno. E “Miuda e o Guarda-Chuva”, com direção: Amadeu Alban. Miúda uma mulher que alimenta diariamente sua planta carnívora com formigas. Estas, cansadas de serem comidas, arquitetam planos extraordinários para evitarem seu triste fim e tentam de diversas maneiras se comunicar com Miúda através de mensagens enigmáticas.

Na sexta-feira (08), serão exibidos “Doido Lelé”, com direção de Ceci Alves. Caetano sonha em ser cantor de rádio na década de 50 e foge todas as noites de casa para tentar, sem sucesso, a sorte no programa de calouros. Até que, uma noite, ele aposta tudo numa louca e definitiva performance. “Da Alegria, do Mar e de Outras Coisas”, com direção de Ceci Alves. Baseado em fatos reais, conta a história de Nem Glamour, travesti que faz shows na noite e testemunhou a morte de sua melhor amiga, a também travesti Joy, em um crime de ódio. Por denunciar os algozes, ela se vê obrigada a fugir do País – não sem antes se despedir.

No sábado (09) e domingo (10), faremos a reprise do conteúdo apresentado durante a semana.

É possível assistir do computador, smart TV, tablet, celular… qualquer dispositivo eletrônico com acesso à internet, através do canal do YouTube da FGM (clique AQUI). De segundaa sexta, os filmes ficam disponíveis na plataforma, das 08h às 21h e no final de semana, a partir das 07h do sábado, saindo do ar às 00h do domingo.

Para saber de toda programação do #ConexãoFGM, basta seguir a FGM nas redes @fgmoficial (Instagram) e @fgmcultura (Facebook).

Lu Leal

Formada em Comunicação Social, atuou na produção do Programa “A Bahia Que a Gente Gosta”, da Record Bahia, foi apresentadora da TV Salvador e hoje mergulha de cabeça no universo da cultura nordestina como produtora de Del Feliz, artista que leva as riquezas e diversidade do Nordeste para o mundo e de Jairo Barboza, voz influente na preservação e evolução da rica herança musical do Brasil. Baiana, intensa, inquieta e sensível, Lu adora aqueles finais clichês que nos fazem sorrir. Valoriza mais o “ser” do que o “ter”. Deixa qualquer programa para ver o pôr do sol ou apreciar a lua. Não consegue viver sem cachorro e chocolate. Ama música e define a sua vida como uma constante trilha sonora. Ávida por novos desafios, está sempre pronta para mudar. Essa é Lu Leal, uma escorpiana que adora viagens, livros e teatro. Paixões essas, que rendem excelentes pautas. Siga @lulealnews

Leave a Reply