Anuska Lima

Anuska Lima

Com várias indicações clínicas, a toxina botulínica (mais conhecida como botox), foi popularizada pelo seu poder rejuvenescedor e é bastante utilizada na área estética, com o objetivo de atenuar  linhas de expressão e rugas no rosto. Para entender melhor sobre o assunto e sanar algumas dúvidas, conversamos com a Dra. Anuska Lima.

NJ: Anuska, existe uma idade específica para iniciar a aplicação da toxina botulínica?

Anuska: Não existe idade certa para este procedimento, depende da avaliação de cada paciente. Nos últimos anos, aumentou a procura pela toxina botulínica de pessoas cada vez mais jovens. O objetivo desses pacientes é prevenir o aparecimento de rugas e linhas de expressão que não estão tão marcadas. Essas rugas ainda estão bem suaves e o protocolo conhecido como botox preventivo pode ser realizado.

NJ: De que forma ela age e em quais casos é indicada?

Anuska: De maneira mais simples possível, pode-se dizer que o resultado da ação da toxina botulínica é que ela diminui a potência da ação do músculo. Vai haver uma diminuição da força e tonicidade do músculo através de um processo químico simples, não invasivo e temporário. Ela é indicada tanto no uso terapêutico, como: bruxismo, disfunção temporomandibular (DTM), cefaleia tensional, estrabismo, sialorreia, blefaroespasmo, entre outros. E tem seu uso cosmecêutico muito bem conhecido. A toxina botulínica vai agir minimizando rugas relacionadas a alguns músculos da face, pode alterar forma e posição da sobrancelha, lábios e nariz, realiza o arqueamento da sobrancelha, aumenta a abertura dos olhos, diminui o sorriso gengival, eleva as comissuras bucais e melhora a definição da cabeça e pescoço.

NJ: Dói?

Anuska: A aplicação é realizada com uma agulha muito fina e pequena, trazendo muito pouco desconforto ao paciente. Além disso, para dar ainda mais conforto ao realizar o procedimento, é utilizado anestésico tópico na região 30 minutos previamente a aplicação. Pode ser utilizado gelo e caneta vibratória para minimizar qualquer desconforto. Então, temos tudo necessário para realizar a aplicação de toxina botulínica com o máximo de conforto e o mínimo de dor.

NJ: Há alguma contraindicação?

Anuska: As contra indicações absolutas para aplicação de toxina botulínica são: Gestantes e lactantes; pacientes que fazem uso de aminoglicosídeos e bloqueadores de cálcio ; infecção na área do tratamento; lesões de dermatoses no local como psoríase e eczema; alergia a qualquer um dos componentes de toxina botulínica; erupções herpéticas e pacientes com miastenia grave, esclerose lateral amiotrófica, miopatias e síndrome de Lambert-Eaton.

NJ: Existe algum cuidado após a aplicação?

Anuska: Após a aplicação, o paciente é orientado a não massagear os loca

is de injeção e não colocar gelo. Não deve deitar por pelo menos 6 (seis) horas após a injeção para evitar qualquer compressão e não deve se exercitar por pelo menos 6 horas.

NJ: O resultado é imediato?

Anuska: Os resultados clínicos começam a ficar aparentes 24 horas após a injeção da toxina botulínica. Sua ação final será no décimo quarto dia após aplicação.

NJ: Existe risco de

efeitos colaterais?

Anuska: A toxina botulínica como qualquer outra substância, pode causar alergia em pacientes sensíveis a alguns dos componentes presentes em sua formulação. Mas o risco é baixo e pode ser minimizado com uma boa anamnese. Existe algumas reações após injeção da toxina como dor de cabeça, sensação de formigamento e sensibilidade nas regiões da aplicação, náusea, tensão na pele, edema, eritema e equimose.

NJ: Quanto tempo dura o efeito e de quanto em quanto tempo à aplicação deve ser repetida?

Anuska: A duração do bloqueio induzido pela toxina botulínica varia de 4 a 6 meses, dependendo de fatores individuais, doses e orientações pós-bloqueio.

NJ: Após a aplicação, podem surgir hematomas?

Anuska: Sim, embora muito pouco frequente. Durante a aplicação pode-se atingir pequenos vasos causando hematomas que desaparecem em torno de 7 a 14 dias.

NJ: Se utilizado com muita freqüência, o organismo pode criar resistência à toxina botulínica?

Anuska: Como o efeito da toxina botulínica não é permanente, é preciso aplicá-la periodicamente para manutenção dos efeitos. No entanto, é necessário aguardar um período mínimo de 4 meses entre as aplicações para que não haja formação de anticorpos, reduzindo o tempo de duração da toxina ou provocando a total falta de efeito no paciente.

NJ: A toxina não deve ser aplicada no verão devido à exposição ao sol. Mito ou verdade?

Anuska: Pode ser aplicada em qualquer época do ano, porém o paciente receberá algumas orientações. No dia da aplicação não deve haver exposição ao sol e se surgirem hematomas, essa exposição deverá ser evitada por mais dias. Em relação ao protetor solar, ele deve ser utilizado sempre, em qualquer estação do ano, independente de ter aplicado toxina botulínica ou não.

NJ: De que forma a  toxina botulínica age nos casos de bruxismo?

Anuska: O bruxismo é uma condição de contração inconsciente dos músculos da mastigação e a aplicação da toxina botulínica nesses músculos vai promover o seu relaxamento, atuando no tratamento dessa condição.

NJ: De que maneira a toxina botulínica alivia as dores de cabeça?

Anuska: O efeito da toxina consiste em aliviar a sensação de pressão causada pela tensão muscular. Ocorre também uma inibição da sensibilização central, interrompendo o ciclo de dor e a sensibilização.

NJ:  Como a toxina botulínica pode influenciar em alguns procedimentos devolvendo a qualidade de vida e a autoestima do paciente em tratamento?

Anuska: A aplicação de toxina botulínica tem ficado cada vez mais conhecida e mais popular e são inúmeros os seus benefícios. Qual paciente não gosta de se sentir bem? Quem não gosta de ficar com uma aparência mais bonita, um rosto mais jovem e um olhar menos cansado sem ficar artificial? Esse procedimento tem o poder de devolver ou aumentar a autoestima dos pacientes, deixando-os mais seguros e confiantes. Se você quer conhecer os benefícios mais de perto, procure um profissional que passe confiança e tenha conhecimento sobre a toxina botulínica.

NJ: Em todos os procedimentos relacionados a saúde e estética, é fundamental que o paciente procure um profissional confiável, o que garante a segurança em todo o processo. Onde os nossos leitores podem encontrá-la para uma avaliação?

Anuska: Eu atendo na minha clínica, o Instituto Inove, que está localizado na Rua Alceu Amoroso Lima, 470, edifício Empresarial Niemeyer, salas 1203/1204, Caminho das Árvores, em Salvador.  O paciente pode agendar uma consulta por telefone (71)3484-1872 ou enviar um Whatssapp para (71)98892-1872. Qualquer dúvida também pode me perguntar via rede social através do instagram @anuskalima.

Lu Leal

Formada em Comunicação Social, atuou na produção do Programa “A Bahia Que a Gente Gosta”, da Record Bahia, foi apresentadora da TV Salvador e hoje mergulha de cabeça no universo da cultura nordestina como produtora de Del Feliz, artista que leva as riquezas e diversidade do Nordeste para o mundo e de Jairo Barboza, voz influente na preservação e evolução da rica herança musical do Brasil. Baiana, intensa, inquieta e sensível, Lu adora aqueles finais clichês que nos fazem sorrir. Valoriza mais o “ser” do que o “ter”. Deixa qualquer programa para ver o pôr do sol ou apreciar a lua. Não consegue viver sem cachorro e chocolate. Ama música e define a sua vida como uma constante trilha sonora. Ávida por novos desafios, está sempre pronta para mudar. Essa é Lu Leal, uma escorpiana que adora viagens, livros e teatro. Paixões essas, que rendem excelentes pautas. Siga @lulealnews

Leave a Reply