Além da Superforça: Descobrindo a Determinação de Luísa Madrigal

Além da Superforça: Descobrindo a Determinação de Luísa Madrigal

Luísa Madrigal  é uma personagem do filme de animação da Disney, Encanto. Ela é a irmã de Isabela e Mirabel, que recebeu o dom de superforça.   Sua história é um testemunho de que a força interior também é um recurso poderoso que nos capacita a superar adversidades e a fazer a diferença no mundo. Que as lições e mensagens de Luísa nos inspirem a abraçar nossa própria força interior e a construir um futuro mais brilhante para todos.

Lu: Luisa, como você se tornou tão forte e determinada? Existe alguém que tenha sido uma inspiração para você?

Luísa: Minha força foi um dom recebido através do milagre quando completei cinco anos. No entanto, como diz o ditado, “com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. Minha avó, ou “Abuela”, como carinhosamente a chamamos, é minha inspiração. Ela sempre cuidou da nossa família com uma resiliência e dedicação inabaláveis, mostrando-me o verdadeiro significado da força interior e da determinação.

Lu: Qual é o maior desafio que você já enfrentou e como você conseguiu superá-lo?

Luísa: Meu maior desafio foi aprender a não me cobrar tanto e este é um caminho contínuo no qual ainda estou trabalhando, com o apoio valioso das minhas irmãs, Isabela e Mirabel. Aprendi que a autorreflexão e o amor próprio são ferramentas essenciais nesse processo, e cada passo é uma vitória em direção à superação desse desafio pessoal.

Lu: Você acredita que a força física é tão importante quanto a força interior?

Luísa: Eu acredito que tem que haver um equilíbrio entre as duas. Tanto a força física quanto a força interior têm seu valor e importância. A força física nos permite lidar com desafios tangíveis, enquanto a força interior nos dá a resiliência e a determinação necessárias para superar obstáculos emocionais e mentais. O verdadeiro equilíbrio está em reconhecer que elas se complementam e usá-las de maneira harmoniosa para enfrentar as adversidades da vida.

Lu: Como você acredita que a força interior pode nos ajudar a superar  esses obstáculos e adversidades?

Luísa: A sua força interior é tão poderosa que se você acreditar nela, ela irá te levar a qualquer lugar e te fará vencer qualquer obstáculo!

Lu: Conte-nos alguma curiosidade ou situação engraçada que aconteceu na infância de vocês. 

Luísa: Ah, claro! Lembro-me de uma vez quando estávamos brincando de pega pega, e eu ainda estava me adaptando à minha força. Sem querer, dei um empurrão um pouco mais forte do que o esperado na Isabela. Foi um verdadeiro espetáculo de flores para todos os lados,  momentos lembramos até hoje. Foi uma experiência memorável da nossa infância, que nos uniu ainda mais como irmãs.

Lu: Quando você vê seus entes queridos enfrentando dificuldades, como você os encoraja a permanecerem fortes e resilientes?

Luísa: Procuro  apoiar e mostrar que estou sempre presente para o que precisarem. Acredito que estar lá para ouvir, oferecer um ombro amigo e mostrar que estamos unidos é essencial. Além disso, incentivo-os a acreditar na própria capacidade de superar desafios, lembrando-os de sua própria força interior e da resiliência que possuem. Juntos, enfrentamos as dificuldades e celebramos as vitórias, fortalecendo ainda mais nossos laços familiares.

Lu: Como você equilibra sua força e determinação com empatia e compaixão pelos outros?

Luísa: Eu encontro esse equilíbrio utilizando meu dom e minha determinação como ferramentas para auxiliar aqueles que precisam. Acredito que a verdadeira força está em ser capaz de compreender e cuidar dos outros, demonstrando empatia e compaixão em todas as situações. A força interior não é apenas sobre superar obstáculos pessoais, mas também sobre estender a mão para apoiar e fazer a diferença na vida daqueles ao nosso redor.

Lu: Quais são as lições mais valiosas que você aprendeu ao longo de sua trajetória de autodescoberta e fortalecimento?

Luísa: Uma das lições mais significativas que adquiri ao longo desse percurso de autodescoberta e crescimento foi a importância de equilibrar minha vontade de ajudar os outros com o cuidado e respeito pelos meus próprios limites. Aprendi que, para ser verdadeiramente eficaz em ajudar os outros, também preciso me cuidar e estabelecer limites saudáveis em minha vida. Isso me permitiu crescer não apenas como uma pessoa mais compreensiva e compassiva, mas também como alguém que valoriza seu próprio bem-estar.

Lu: Quais são os cuidados que você costuma ter com o corpo e alimentação? 

Luísa: Ah, isso é muito importante! Eu mantenho minha rotina diária de exercícios físicos para cuidar da minha saúde e bem-estar, além de seguir uma alimentação equilibrada, rica em frutas, legumes e vegetais.

Lu: Se você pudesse trocar de lugar com algum dos seus familiares por um dia, quem seria e por quê?

Luísa: Trocaria com minha irmã Mirabel. Como ela não tem superpoderes, seria muito bom passar um dia relaxando sem precisar me preocupar com responsabilidades, apenas para aproveitar uma pausa merecida hehehe. Mas claro, isso seria apenas por um dia!

Lu: Um livro

Luísa: Menina bonita do laço de fita – Ana Maria Machado.

Lu: Uma comida

Luísa: Arepas.

Lu: Uma música que a faz sorrir

Luísa: Macarena

Lu: O que a deixa verdadeiramente emocionada?

Luísa: O amor e cuidado entre as pessoas.

Lu: Uma frase

Luísa: Viver e deixar viver.

Lu: Um lugar 

Luísa: Encanto

Lu: Por fim, qual é a mensagem que você gostaria de transmitir para todas as pessoas que estão lutando para encontrar sua própria força interior?

Luísa:  Minha mensagem para todas as pessoas que estão lutando para encontrar sua própria força interior é que a força está dentro de cada um de nós, mesmo que não a reconheçamos de imediato. Acreditem em si mesmos, tenham paciência consigo mesmos e não tenham medo de pedir ajuda quando precisarem. Lembre-se de que a autodescoberta é  um processo contínuo, e cada obstáculo superado nos torna mais resilientes. Não desistam dos seus sonhos e sempre busquem fazer o bem, pois o amor e a compaixão são fontes poderosas de força interior. Vocês são mais fortes do que imaginam, e o mundo está cheio de possibilidades esperando por vocês. Sigam em frente com determinação e confiança em seus corações. Beijos da Luísa e espero todos, agora dias 16 e 17 de setembro no Teatro Jorge Amado!

Lu Leal

Formada em Comunicação Social, atuou na produção do Programa “A Bahia Que a Gente Gosta”, da Record Bahia, foi apresentadora da TV Salvador e hoje mergulha de cabeça no universo da cultura nordestina como produtora de Del Feliz, artista que leva as riquezas e diversidade do Nordeste para o mundo. Baiana, intensa, inquieta e sensível, Lu adora aqueles finais clichês que nos fazem sorrir. Valoriza mais o “ser” do que o “ter”. Deixa qualquer programa para ver o pôr do sol ou apreciar a lua. Não consegue viver sem cachorro e chocolate. Ama música e define a sua vida como uma constante trilha sonora. Ávida por novos desafios, está sempre pronta para mudar. Essa é Lu Leal, uma escorpiana que adora viagens, livros e teatro. Paixões essas, que rendem excelentes pautas. Siga @lulealnews

Leave a Reply