Artista Jairo Barboza está fora dos festejos juninos de Mundo Novo, sua terra natal, pelo oitavo ano consecutivo

Artista Jairo Barboza está fora dos festejos juninos de Mundo Novo, sua terra natal, pelo oitavo ano consecutivo

Jairo Barboza, reconhecido como um dos maiores forrozeiros da Bahia, está novamente enfrentando a dor de não participar das festividades de São Pedro em sua cidade natal, Mundo Novo. Pelo oitavo ano, o artista não tem a oportunidade de tocar para o seu povo, um sentimento que ele expressou durante sua recente participação no programa Band Mulher, da TV Band, com a querida Pâmela Lucciola.

Durante a entrevista, fez uma alusão à canção “Tareco e Mariola”, escrita por Petrúcio Amorim, que também aborda a dor de ter ficado de fora de uma festa importante em sua cidade. A música contém o questionamento: “quem é você pra derramar meu mungunzá?”, que reflete a tristeza e a saudade de não poder celebrar o São Pedro com seus conterrâneos, mesmo com sua carreira em plena ascensão.

Jairo Barboza nasceu e passou sua infância e parte da adolescência em Mundo Novo. Sempre que pode, retorna às suas raízes, onde sua família ainda possui terras. É lá, no meio do mato, em contato com a natureza e os animais, que Jairo Barboza encontra paz e inspiração. Mesmo assim, a falta de oportunidades de tocar em sua cidade natal entristece profundamente o coração do forrozeiro.

Nos últimos anos, o artista tem participado de inúmeros programas  em diversas emissoras de  televisão, a exemplo da Rede Bahia, Band, Record, TVE e TV Aratu, além de diversas participações em programas de rádio. Em muitas dessas aparições, não deixa de expressar sua dor e a vontade de tocar em Mundo Novo.

 

Jairo Barboza tem sido um fervoroso defensor da cultura nordestina e do forró, sendo responsável por alguns dos melhores festivais de forró da Bahia. Sua luta para expandir e preservar essa tradição é incansável, e seu talento e dedicação têm conquistado fãs e admiradores por onde passa.

O desejo de Jairo Barboza de tocar para sua terra natal permanece forte, e ele continua esperançoso de que um dia poderá realizar esse sonho. Até lá, segue levando a energia e a alegria do forró para todos os cantos da Bahia, mantendo viva a chama da cultura nordestina.

Lu Leal

Formada em Comunicação Social, atuou na produção do Programa “A Bahia Que a Gente Gosta”, da Record Bahia, foi apresentadora da TV Salvador e hoje mergulha de cabeça no universo da cultura nordestina como produtora de Del Feliz, artista que leva as riquezas e diversidade do Nordeste para o mundo e de Jairo Barboza, voz influente na preservação e evolução da rica herança musical do Brasil. Baiana, intensa, inquieta e sensível, Lu adora aqueles finais clichês que nos fazem sorrir. Valoriza mais o “ser” do que o “ter”. Deixa qualquer programa para ver o pôr do sol ou apreciar a lua. Não consegue viver sem cachorro e chocolate. Ama música e define a sua vida como uma constante trilha sonora. Ávida por novos desafios, está sempre pronta para mudar. Essa é Lu Leal, uma escorpiana que adora viagens, livros e teatro. Paixões essas, que rendem excelentes pautas. Siga @lulealnews

Leave a Reply