O assunto hoje é Biscuit! Para isso, vamos conversar com uma astista super talentosa e que produz trabalhos belíssimos!
Regina Straub é artesã, mora em Petrópolis, na região Serrana do Rio de janeiro e já atua no mercado há mais de 10 anos. Sempre preocupada em desenvolver projetos personalizados, percebeu que poderia realizar trabalhos totalmente artesanais, desenvolvendo um estilo próprio e utilizando suas habilidades para produzir peças únicas e especiais.
Os bonecos são feitos em porcelana fria, mas conhecida por “biscuit”. Em alguns casos usa tecidos para que a escultura fique bem original, sempre buscando uma aproximação das características da pessoa a ser representada. É possível acrescentar vários objetos, animais de estimação e acessórios para que a peça fique ainda mais exclusiva e divertida.
Confira a entrevista e conheça um pouco da história e do trabalho dessa artista que é apaixonada pela arte de modelar!
DMJ: Regina, quais são os serviços que você oferece?
Regina: Trabalho com noivinhos personalizados em biscuit, esculturas de bodas, debutantes etc.
DMJ: Como biscuit entrou na sua vida?
Regina: Quando vi um senhor em um programa de TV que fazia fisionomias de pessoas com a massa de biscuit. Fiquei encantada com o trabalho e disse pra mim mesma que iria fazer isso! Mas não foi tão fácil pois não encontrava massa pronta pra vender e n e eu não tinha prática em produzir a massa. Assim demorou um pouco pra conseguir fazer peças sem rachar rs. Aos poucos fui conseguindo fazer alguns ímãs e outras peças pequenas.
DMJ: Há quanto tempo vc trabalha com biscuit?
Regina: trabalho com biscuit há mais ou menos 15 anos.
DMJ: Fez algum curso para desenvolver a tecnica ou é autodidata?
Regina: Na adolescência fiz um curso básico de desenho pois sempre gostei de artes e hoje em dia isso me ajuda muito no biscuit. Há pouco tempo também estudei um pouco de anatomia pra melhorar a técnica, mas nunca fiz um curso específico para o biscuit.
DMJ: Você sempre gostou de arte?
Regina: Sim, sempre gostei de arte em geral. Já fiz um pouco de cada coisa até chegar ao biscuit que é minha verdadeira paixão!
DMJ: Como surgiu a ideia de trabalhar com biscuit personalizado?
Regina: Comecei a fazer peças como ímãs, porta retratos etc. Até que um dia resolvi testar produzir a fisionomia de uma pessoa. O escolhido, o melhor, o cobaia foi meu marido rs. Na época todos adoraram, mas claro que não tem comparação com os de hoje. Algum tempo depois, uma boleira da cidade perguntou se eu fazia noivinhos. Eu nunca havia feito, mas aceitei o desafio e depois as encomendas passaram a aparecer uma atrás da outra.
DMJ: Como aprendeu e o que faz para aprimorar a técnica?
Regina: Me considero autodidata mesmo, pois nunca fiz nenhum curso de biscuit, fui testando, pesquisando na net e criando minhas próprias técnicas.
DMJ: O material utilizado é facilmente encontrado? Recomenda algum lugar para comprar?
Regina: Hoje em dia em qualquer loja de artesanato se encontra a massa do biscuit. Eu uso a massa da Fox que e patrocina.
DMJ: Quais são os principais desafios que você precisa enfrentar no dia a dia?
Regina: Já enfrentei muitos desafios, como entrar no mercado e criar um nome de confiança. Hoje o desafio maior é me manter no mercado com um trabalho cada dia mais personalizado.
DMJ: Você trabalha exclusivamente com biscuit ou usa outros materiais? Quais são os materiais mais utilizados no seu trabalho?
Regina: Nas esculturas o material principal é o biscuit, mas utilizo também tecidos pra compor as peças. Ex: nos vestidos das noivinhas, debutantes ets.
DMJ: Trabalha com esculturas em grandes proporções (1m e acima disso?) Se não, tem vontade?
Regina: No momento só trabalho mesmo com peças de até 30 cm mas gostaria sim de fazer peças grandes
DMJ: Quanto tempo em média você leva para concluir um trabalho?
Regina: Cada trabalho tem suas dificuldades.. em média de 7 a10 dias pra concluir
DMJ: Quais são as etapas para a conclusão do trabalho?
Regina: Depois de fazer o rosto, modelo o corpo. Em seguida vem a pintura do rosto que é mais demorada e por último a montagem geral e vestir as peças.
DMJ: Quando você vai iniciar um trabalho, precisa de muitas fotos como referência? Como funciona o processo?
Regina: Sempre peço fotos de rosto, frente e perfil, fotos de corpo inteiro e dos trajes, e quanto mais informações melhor. O cliente preenche uma ficha com todas as informações necessárias para confecção da arte. Vou mantendo contato e atualizando as informações durante todo o processo.
DMJ: Como funciona o seu processo criativo?
Regina: Eu tento passar pra peça algum traço da pessoa então estudo muito as fotos antes de começar. Peço que me passem algum detalhe que marque em suas vidas ou um hobbie que seus amigos e convidados conheçam também, pra que todos reconheçam a intenção.
DMJ: Como surgiu o convite para fazer a bonequinha da Ana Maria Braga e do Luciano Huck?
A bonequinha da Ana Maria, foi uma surpresa. Estava dentro do mercado quando a produtora ligou. Ela disse que precisava de 10 esculturas da Ana para fazer de troféu do Jogo de Panelas, um quadro do programa que iria estrear. Daí em diante acho que já fiz mais de 60 rss pois todo ano temos que mudar o modelo.
Para o Luciano Huck também foi mais ou menos assim.. a produção me ligou e pediu pra fazer o Luciano todo dourado como se fosse um Oscar. Foi o troféu de um quadro musical do programa. O outro foi o bonequinho do aniversário dele. Me mandaram as fotos e pediram pra fazer sentadinho pra poder colocar no bolo… depois disso me pediram pra fazer um outro que . Depois me pediram pra produzir um que ia pra lua, mas eu estava com muitos trabalhos e não pude fazer. Então, eles usaram o do aniversário mesmo. Quando eu vi no comercial eu achei muito legal pois eles poderiam ter pedido outra pessoa pra fazer, mas preferiram usar o meu outra vez.
DMJ: Como surgiu a ideia de fazer a escultura do Papa Francisco?
A escultura do Para foi uma homenagem que eu queria prestar ao Papa, pois todos ficaram muito apaixonados por ele e eu mais ainda, por causa da sua simplicidade e carisma. Como eu nunca faço nada pra mim, decidi que iria fazer o Papa. Recebi muitas ofertas de compra, mas eu não vendo. rsrs muita gente queria me comprar ele mas eu disse: ESSE É MEU srrs e eles está lá na minha sala rsrs Ele está na minha sala.
DMJ: A minha bonequinha está linda! Como foi o processo utilizado para o seu desenvolvimento? Eu estou totalmente apaixonada por ela!
Regina: Comecei estudando as suas fotos, como sempre faço. Analiso tanto cada foto que às vezes até sonho com a pessoa rsrs. Como a sua está com as pernas de fora, foram 4 dias só para as perninhas secarem e poder continuar o restante do corpo. Em seguida passei para o rostinho, que é mais difícil devido ao grau de detalhamento.
Quando o rostinho e a estrutura estavam prontos, montei e vesti o corpinho. Por último veio os cabelos e o acabamento com verniz
Utilizei o biscuit, o isopor, o arame para dar sustentação e os tecidos para vesti-la.
DMJ: Qual (ou quem) é a sua maior fonte de inspiração?
Regina: Quando comecei a trabalhar com biscuit, pesquisava muito na internet e via muitos trabalhos que me inspiravam. Um deles é o trabalho da Flávia Pina que sempre me encantou..sempre disse pra mim mesma que um dia iria fazer um trabalho como aquele rsrs e agradeço a Deus por ter chegado onde cheguei.
DMJ: Que dica você daria para quem está iniciando a carreira?
Regina: Pra quem está começando eu digo que não é fácil… isso não é um desestímulo e sim uma prova que todo mundo é capaz pois eu fui capaz de conquistar muitas coisas com meu trabalho, basta persistir e não desistir nunca do sonho.
DMJ: Obrigada, minha querida! Sucesso! Estamos totalmente encantados com a riqueza de detalhes do seu trabalho!
Regina: Por nada, minha querida! bjos
DMJ: Cada obra finalizada conta uma história singular que Regina Straub tem o prazer de compartilhar.
Confira galeria de fotos:
Onde encontrar Regina:
e-mail: reginastraub@hotmail.com
telefones: (24) 2242-0641 (24) 99265-5688 (de segunda a sexta de 10:00 as 20:00
Clique AQUI e confira o blog.
Clique AQUI e confira o site
9 Comments
Mauricio Moraes
14 de dezembro de 2014 at 15:05Belíssimo trabalho!
Marcela Teles
14 de dezembro de 2014 at 15:06Parabéns, Regina! Encantada!
Brunna Alencar
14 de dezembro de 2014 at 15:07Que trabalho maravilhoso!
Nilza Sacramento
14 de dezembro de 2014 at 17:16Que interessante, moça talentosa hein?!
Adorei você em biscuit!
Regina Straub
15 de dezembro de 2014 at 15:41Oi Luciana… obrigada pelo carinho…você é muito especial…a máteria ficou perfeita!!!
bjo!!!! Deus te abençoe!!!
Acácio
15 de dezembro de 2014 at 18:40Lú, maravilhosa matéria. Parabenizo Neusa e Regina pelo excelente trabalho.
Bruna Alencar
15 de dezembro de 2014 at 19:03Meu Deus, que trabalho belíssimo! Sua bonequinha está linda!
Mila Oliveira
15 de dezembro de 2014 at 19:03Que trabalho lindo! Parabéns, Regina!!!
Alice Veiga
15 de dezembro de 2014 at 19:04Sua bonequinha está linda como você! Belo trabalho!