Ela começou a carreira tocando piano, mas se encantou pelo teatro e virou atriz. Dona de um carisma inconfundível e sorriso fácil, é impossível discordar que a sua marca registrada é a simpatia. Sua personagem mais marcante foi a Divina da novela “Alma- Gêmea”, onde contracenou com a Nicette Bruno.
Nosso bate-papo de hoje é com a atriz, dubladora e pianista Neusa Maria Faro, uma pessoa encantadora e iluminada.
Confira na íntegra:
DMJ: Neusa, em que momento da vida você decidiu que queria ser atriz?
Neusa: Resolvi assumir a profissão de atriz já com 32 anos, quando acabei a Escola de Arte Dramática da USP. Antes disso me dedicava mais à música pois me formei pianista e era à essa arte que eu me dedicava.
DMJ: Você ainda toca?
Neusa: Hoje toco muito pouco, mas continuo com o meu piano em casa para de vez em quando relembrar os velhos tempos.
DMJ: Qual foi o seu primeiro contato com o teatro?
Neusa: Comecei a me interessar pelo teatro ainda em Sorocaba, interior de São Paulo, onde nasci. Lá me convidaram para fazer teatro amador com o grupo que havia se formado e eu me enturmei mas só por hobby.
DMJ: Como a sua família reagiu quando você optou pela carreira artística?
Neusa: Minha família me deu o maior apoio, pois eu sempre me dediquei às artes, já que a minha mãe tinha uma escola de declamação, dicção, pronúncia e projeção vocal.
DMJ: Como foi a experiência de fazer um trabalho de tanto sucesso voltado para o público infantil em Chiquititas?
Neusa: Na realidade, quando fiz Chiquititas, nunca tinha feito nenhuma novela inteira, apenas algumas participações e também, teleteatro na TV Cultura. Portanto, essa oportunidade me foi muito prazerosa, principalmente por atingir as crianças com o aspecto lúdico que a novela tinha.
DMJ: Como foi contracenar com Nicette Bruno logo no seu primeiro trabalho de volta a rede Globo?
Neusa: Contracenar em Alma Gêmea com Nicette Bruno foi um dos momentos mais importantes da minha vida. Aprendi muito com ela, tanto como profissional quanto como ser humano. Brinco sempre que ela é minha rainha.
DMJ: Por falar em em Alma Gêmea, Divina caiu nas graças do público. Esse trabalho pode ser considerado um divisor de águas na sua carreira?
Neusa: Fazer Alma Gêmea foi muito gratificante pelo papel da Divina e pela novela cujo tema é belíssimo. Posso dizer que houve uma mudança na minha vida. Foi o meu primeiro trabalho de uma novela inteira na TV Globo.
DMJ: Você mudaria alguma coisa na carreira? Tem algum arrependimento?
Neusa: Sou feliz fazendo o que faço tanto na TV, no Teatro e no Cinema. Todos os trabalhos que fiz na TV, tanto no SBT quanto na Globo, foram gratificantes.
DMJ: Outra personagem bem marcante foi a divertida trambiqueira Mercedes em Caras & Bocas.
Neusa: Foi muito divertido fazer a trambiqueira Mercedes. O ambiente era muito propício. Colegas muito bacanas.
DMJ: Você chegou a dublar Jaspion grande sucesso dos anos 80. A experiência como dubladora teve um grau de dificuldade maior do que interpretar no teatro e na TV, já que neste caso, seu único instrumento de trabalho é a voz?
Neusa: Dublei muito pouco. Na realidade, fiz só Jaspion e Zilion. Para dublar é preciso ter disponibilidade de horário, coisa que eu não tenho, fazendo teatro e TV. Isto, porque optei pelos dois últimos.
DMJ: Como surgiu o convite para participar de “A Toca do Coelho“?
Neusa: Foi uma surpresa muito agradável ser convidada para a peça “A Toca do Coelho”. Eu havia assistido a última apresentação em São Paulo, com a atriz Selma Egrei, interpretando a Natália. Quando ela precisou sair, a produção me convidou para substitui-la e aceitei sem pensar duas vezes. Devo confessar que foi um processo bastante difícil entrar para fazer esse papel. É uma peça muito difícil, tanto sua forma, quanto na emoção. Mas graças a Deus, deu tudo certo.
DMJ: Como você lida com as críticas?
Neusa: Para mim, a maior crítica do meu trabalho sou eu mesma. Por isso, quando fazem um comentário saudável, é muito bem vindo. Só me resta tentar melhorar.
DMJ: Você tem algum ritual antes de entrar no palco?
Neusa: Antes de entrar em cena, gosto de conversar com os meus colegas de palco no camarim. Assim, já vamos entrando no universo do espetáculo. E um pouquinho antes procuro ficar bem quietinha.
DMJ: Quais são os seus planos para 2015?
Neusa: Em 2015 pretendo continuar trabalhando como sempre. Gostaria de fazer teatro, televisão e cinema, sempre com a categoria que fiz até agora.
DMJ: Qual é o seu lugar no mundo?
Neusa: O melhor lugar do mundo é estar com as pessoas que gostamos e que gostam da gente. Aonde, não importa.
DMJ: Neusa, muito obrigada! Um prazer tê-la aqui. Essa janela também é sua. Volte sempre! E siga seu caminho na paz. A sua história é de luz. beijo de luz!
Neusa: Lu, eu quem agradeço muito a oportunidade de me expressar. Muito sucesso e tranquilidade nesse seu trabalho.Um abraço.
Galeria de Fotos:
Luciana Leal veste look By Lenna Moda Feminina
Brincos Empório Valentinni
Facebook: Valentinni Mastrangelo
Instagram : @emporio_valentinni
Whatsapp : 81 96920101
7 Comments
Lúcio Sacramento
15 de dezembro de 2014 at 18:45Excelente entrevista. Neusa é pura simpatia e sorrisos. Parabéns ás duas.
Son Isabel
15 de dezembro de 2014 at 18:59Sou fã dela,talento puro …e de vc tbm! Bjo
Lenna Carvalho
15 de dezembro de 2014 at 19:00Linda Sempre! Mas de ByLenna Moda Feminina ainda mais linda!!!
Matéria muito bacana, Lu!! Bjos!!
Bruna Alencar
15 de dezembro de 2014 at 19:01Ficou ótima a matéria!
Dalia Leal
15 de dezembro de 2014 at 23:03Linda a historia da carreira de Neusa Maria Faro! Sempre admirei seu trabalho, ela realmente é mto competente e passa mta simplicidade! Tô aqui torcendo para surgir uma personagem q toca piano, gostaria mto de vê-la tocando. Sua matéria Luciana Leal ficou excelente!
Osmar Lima
16 de dezembro de 2014 at 10:35É claro que a divulgação de uma entrevista é sempre resumida porque minha amiga Neusa é muito mais daquilo que foi divulgado. ]
Grande artista, grande mulher, filha amorosa e dedicada, , grande amiga.
Eu a conheci protagonizando Emily na peça Nossa Cidade. Foi mesmo divina. Foi aplaudida em cena aberta. Ainda me emociono lembrando aquele momento mágico., quando ela sussurra emocionada “PAPAI ” Mutas lagrimas rolaram naquela manifestação da grande artista.
Ela então já era grande e se agiganta cada vez mais.
O CÉU É O SEU LIMITE.
UM GRANDE BEIJO, GUERREIRA ENCANTADORA.
Mauricio Aguiar
26 de dezembro de 2014 at 08:44A Neusa é maravilhosa! E a jornalista também. Parabéns!!!