Depois da matéria sobre o cenário paradisíaco de Porto de Galinhas (clique AQUI e confira), chegou a hora de falar sobre as modalidades de mergulho. Este é sem dúvida um dos esportes aquáticos que mais chama a atenção dos simpatizantes e umas das práticas mais procuradas pelas turistas que visitam a região.
Contudo é muito importante contratar os serviços de uma agência séria e passar pelo treinamento adequado. Eu contratei a agência A.L.T.A Centro de Turismo e não poderia ter feito escolha melhor. Além de todo cuidado e paciência, eles explicaram tudo com o máximo de atenção e carinho, passando muita confiança. Eu jamais haveria me aventurado no fundo do mar se não fosse dessa forma.
A preparação consiste em uma conversa de esclarecimento, o preenchimento de um questionário, uma aula teórica e outra prática. São duas opções de mergulho para iniciantes.
A primeira e mais simples é o snorkeling, uma espécie de mergulho livre que não exige nenhum conhecimento profundo. É utilizado um tubo de borracha para permitir a observação da vida marinha, a máscara para permitir a visibilidade e o pé de pato para ajudar na locomoção. A facilidade é tanta que a prática é indicada para crianças acima de 5 anos.
Já o batismo ( ou mergulho autônomo), requer um pouco mais de cuidado e atenção. Passamos por uma aula teórica onde o instrutor ensinou tudo sobre o equipamento, os sinais de comunicação no fundo do mar, o que fazer em caso de entrar água na boca ou na máscara, como controlar a pressão do ouvido e como respirar pelo regulador (o tubo ligado ao cilindro).
Eu estava super nervosa e nem sabia se iria ter coragem de descer. Meu maior medo era não conseguir respirar direito porque sou asmática e tenho pavor de perder a respiração. Mas o meu instrutor foi a pessoa mais calma do mundo, o melhor profissional que poderia ter me acompanhado. Graças a sua paciência tive uma das melhores experiências da minha vida. E descobri que a respiração lá embaixo é infinitamente melhor do que na superfície.
Após as instruções, vestimos a roupa apropriada (neoprene), colocamos a máscara com snorkel (aquele tubo preso à boca e que permite a respiração quando o rosto está submerso), o colete equilibrador, o cilindro de ar comprimido e os reguladores para a respiração.
Antes de afundar, passamos por um processo de adaptação na superfície da água. O sistema de segurança é enorme e o instrutor fica o tempo todo de olho na pessoa e no oxigênio. A qualquer momento, se quiser subir, basta fazer o sinal adequado, que foi aprendido na aula teórica. Tudo muito tranquilo.
A única preocupação que se deve ter é aprender todos os sinais e aproveitar ao máximo o mergulho. Eu fiquei completamente encantada como o fundo do mar é belo. Claro que já havia visto em filmes e documentários, mas nada se compara a sensação de estar vendo tudo de pertinho.
A maior dificuldade dos iniciantes é se acostumar a respirar pela boca, já que é preciso sugar o ar comprimido vindo do cilindro. Mas a adaptação é bem rápida e todo incômodo passa após alguns minutos de mergulho.
Qualquer pessoa pode realizar o batismo, desde que esteja em boas condições de saúde e preencha com sinceridade o questionário. Não deixe de experimentar. Mergulhar é uma experiência única. Afinal, debaixo da água há um universo totalmente novo a ser explorado, com cores, formas e sensações surpreendentes. É uma oportunidade de conhecer ao vivo o paraíso marinho.
Nos despedimos de Porto de galinhas com a certeza de voltar em breve! O nosso agradecimento a agência Pontes Tur pelo passeio maravilhoso e a A.L.T.A Centro de Mergulho pelo melhor e mais cuidadoso batismo de mergulho que poderíamos ter.
Confira galeria de fotos:
SERVIÇO:
A.L.T.A Centro de Mergulho: (81) 8431-6069 e-mail: altamergulho@hotmail.com
5 Comments
Lindalva Ferreira
20 de dezembro de 2014 at 13:56Parabéns! Excelente matéria. Eu fiz mergulho na A.L.T.A e realmente eles são qualificadissimos. Sou extremamente medrosa mas me senti muito segura com eles e já penso voltar pra mergulhar novamente.
Mila Oliveira
22 de dezembro de 2014 at 11:07Luuuuuuu, vc arrasa muito!!!!!
Mauricio Aguiar
26 de dezembro de 2014 at 08:39Mergulhar é fascinante. Parabéns pela matéria!
Carolina Guedes
26 de dezembro de 2014 at 08:47Morro de vontade mas falta um pouquinho de coragem. Depois da matéria fiquei bem inclinada a “mergulhar” nessa aventura!
Isis Rocha
31 de dezembro de 2014 at 07:02Essa experiência deve ter sido incrível! Amei a matéria!