O Teatro brasileiro acaba de ganhar uma ferramenta exclusiva: o Aplicativo TeatroBrasil, desenvolvido para smartphone e tablets, que apresenta a programação completa das salas de espetáculo de todo o país. Com download gratuito, o aplicativo pretende fortalecer o vínculo entre os amantes de teatro: os produtores e seu público. A solução, inédita no Brasil, traz para a cena teatral uma solução simples e eficiente, que pode ser facilmente utilizada: em poucos cliques, o espectador tem em suas mãos a agenda teatral com informações sobre os espetáculos em cartaz – desde os horários e locais de exibição até conteúdos multimídia, como fotos e vídeos.
O aplicativo foi todo desenvolvido por gente de teatro, a plataforma prevê que os próprios produtores de espetáculos cadastrem suas peças no banco de dados do aplicativo, divulgando e atualizando os dados de suas temporadas diretamente ao público. “Basta o primeiro produtor de uma cidade cadastrar seu espetáculo e esta será ativada automaticamente no aplicativo” conta Guilherme Viotti, um dos idealizadores do projeto junto com Maria Siman, que complementa: “Estamos criando um canal de comunicação direta entre o produtor e o público, um guia teatral contemporâneo com facilidades e praticidades que só a tecnologia pode oferecer.”
E é com Maria Siman, que conversamos agora. Confira:
DMJ: Maria, qual é a importância do Teatro na sua vida?
Maria: É uma grande paixão. Meu envolvimento com o teatro vem desde minha adolescência. Fui atriz nos anos 70 em BH e minha produtora no Rio completou 18 anos de atividades em 2015.
DMJ: O que a levou a desenvolver o aplicativo TeatroBrasil?
Maria: O desejo de criar uma ponte direta entre o produtor e o público de teatro em todo o Brasil. Criar uma rede de comunicação e um facilitador para todos e colocar a programação teatral na palma da mão do usuário de smartphones. As publicações impressas estão acabando, no Rio de Janeiro o único jornal de grande alcance não tem mais o serviço dos espetáculos no caderno de cultura e o publico não tem onde se informar sobre a programação cultural. Queremos que o APP Teatro Brasil seja, em breve, a principal fonte de consulta do publico para a programação teatral.
Somos 4 sócios no APP. O Guilherme Viotti, responsável pela tecnologia e programação, Elisa Mendes e Daniel de Jesus, responsáveis pela comunicação e designer e eu, que cuido das relações com os produtores, teatros e parceiros. Uma espécie de RP do APP.
DMJ: Ele está disponível para quais sistemas operacionais?
Maria: Para todos: IOS, Android e WindowsPhone. O download é gratuito, rápido e fácil.
DMJ: Você tem vontade de implementar o app e inserir algum sistema de compra de ingressos?
Maria: O APP Teatro Brasil já possui este sistema mas é uma cortesia ao usuário e não um serviço de venda ligado diretamente ao APP. O usuário é redirecionado para o site de venda de ingressos da peça escolhida. Quando ele seleciona a peça, tem à sua disposição, além de todas as informações sobre o espetáculo (elenco, sinopse, duração, classificação indicativa, etc.) a compra de ingresso, via site de vendas, o GPS, o botão “convide um amigo” e indicações de hotéis e restaurantes no entorno do teatro nos botões “onde ficar “ e “ onde comer”. Em breve teremos o sistema de votação também. O usuário pode dar nota ao espetáculo que acabou de ver e assim criaremos a seleção dos melhores espetáculos em cartaz na opinião do público.
DMJ: Como está sendo a aceitação por parte dos produtores, atores e do público?
Maria: A aceitação é maravilhosa por todos os envolvidos na cadeia produtiva do nosso setor e para o publico também pois é o único aplicativo voltado somente para a programação teatral no Brasil.Temos grandes entusiastas da ideia que gravaram vídeos que estão publicados no facebook do APP como Tarcisio Meira, Gloria Menezes e Lazaro Ramos. Dêem uma olhadinha no nosso facebook. Tem muita coisa legal lá.
DMJ: Você pensa em expandir o aplicativo para outras manifestações artísticas?
Maria: Não. Penso em melhorar cada vez mais este que é especifico para teatro e ampliar sua rede de atuação para todo o país.
DMJ: Qual foi o maior desafio que enfrentou até hoje na sua profissão?
Maria: Ah… são muitos!!! Se eu listar aqui vamos falar por 2 dias rssss… Tudo é muito difícil na área da cultura no Brasil mas como é uma grande paixão, sigo perseverando há 18 anos e apresentando ao público espetáculos de grande relevância para a cena teatral brasileira.
DMJ: Você já está na área há muito tempo. Como é a sua rotina?
Maria: Posso dizer que nesta profissão não há rotina. Viajo muito pois faço turnê com todas as minhas produções. A sede da Primeira Página é no Rio, minha casa e família também ficam na cidade mas às vezes durmo mais em camas de hotéis que em minha própria cama! No mês de julho fui a 4 cidades em 12 dias.
DMJ: Tem algum fato marcante que aconteceu durante a produção de algum espetáculo que gostaria dividir com a gente?
Maria: Tem um fato muito feliz. Adorei ter remontado o espetáculo Ensina-me a Viver para celebrar os 80 anos de Gloria Menezes e a celebração se deu em outubro deste ano em Porto Alegre, cidade natal da atriz. Foi muito emocionante. Uma grande festa no Theatro São Pedro.
DMJ: Qual é a sua opinião sobre o atual cenário cultural brasileiro?
Maria: A Cultura está em crise, assim como o país e o mundo. Fizemos recentemente um seminário no Rio, promovido pela APTR, associação dos produtores da qual sou membro do colegiado para tratar da crise, tentar caminhos e formas para driba-la com criatividade. Somos otimistas!
DMJ: O que você acha do vale-cultura?
Maria: Acho uma excelente medida para que o trabalhador possa consumir arte e cultura e uma ótima ferramenta para a formação de novas plateias. É bom para as 2 pontas. Para os produtores e para os consumidores de cultura.
DMJ: Quais são as maiores dificuldades enfrentadas pelas pessoas que vivem de teatro no Brasil?
Maria: A falta de recursos, de um ministério forte e de políticas públicas efetivas para o setor.
DMJ: Qual trabalho mais lhe deixou saudade?
Maria: Tenho saudades do espetáculo INCÊNDIOS, que realizei em 2013 e 2014 mas vou matar as saudades em 2016 pois vou retomar a temporada no Rio e viajar por 4 cidades do interior de São Paulo e tenho planos de leva-lo a Salvador em abril. Tenho saudades também de “VIRGOLINO E MARIA” um espetáculo que produzi em 2008 com Marcos Palmeira e Adriana Esteves. Foi um espetáculo que me trouxe grande prazer e alegria e tenho muitas saudades da convivência com os queridos Marquinhos e Adriana.
DMJ: Maria Siman por Maria Siman
Maria: Minha mãe me chamava de “formiguinha trabalhadora”. Acho que esta é a minha maior característica.
Sou trabalhadora.
DMJ: Maria, muito obrigada! Espero poder contar com a sua participação outras vezes nessa Janela que também é sua. Sucesso e beijo de luz!
Maria: Obrigada. Foi um prazer. E espero que todos baixem o APP Teatro Brasil em seus smartfhones e tenham a programação teatral brasileira na palma da mão!
O Aplicativo Teatro Brasil está disponível para os sistemas operacionais iOS, Android e Windows Phone. Para baixá-lo, vá até a loja de aplicativos (AppStore, GooglePlay e WindowsPhone) e faça o download gratuito. O serviço já está disponível no Brasil inteiro. Os produtores podem acessar o site (clique AQUI e confira) e cadastrar seus espetáculos para ativar suas cidades.
Confira galeria de fotos do lançamento do aplicativo Teatro Brasil:
Foto da capa: Leo Aversa
3 Comments
João Castro
19 de dezembro de 2015 at 09:13Idéia bacana desse aplicativo! E a matéria também ficou ótima. Parabéns!
Mila Oliveira
19 de dezembro de 2015 at 09:14Adorei a ideia do app!
Denize
21 de dezembro de 2015 at 12:16O aplicativo teatro Brasil é tudo de bom!!!
O DMJ também é muito massa!!!