“É tão bom quando a gente tem fé e acredita,
Que existe uma vida bonita,
Como quem cultiva uma flor…”
Hoje vou escrever sobre um pessoa super importante pra mim, meu primeiro “ídolo”. Acho q eu nem sabia direito o que era ser fã de alguém mas já pulava de alegria toda vez que Luiz Caldas aparecia.
Tinha todos os discos, gritava do camarote quando ele passava cantando no Camaleão (sim, muito antes do Chiclete, ele já arrastava uma multidão puxando este bloco).Eu devia ter uns 5, 6 anos no máximo. E obviamente não saia em bloco ainda, era muito criança para isso. Mas sempre fui apaixonada pela folia momesca e acompanhava Luiz de todas as formas que podia (e minha mãe permitia rsrsrs).
Com o tempo, aprendi que ele é muito mais que um cantor de Axé. É músico completo que faz maravilhosamente bem tudo que se propõe a fazer. Misturou ritmos e criou o “Deboche”, que mais tarde virou o Axé Music.
Recentemente fez muito sucesso também no show “Maldição”. Muita gente não acreditava que a mesma pessoa que estourou nos 80 com hits como “O que essa nega quer” e “Fricote” (e fez tanto sucesso com ele no Brasil e no mundo) pudesse mudar tão radicalmente de estilo musical. Mas Luiz, sempre ávido por novos desafios e experiências, não se importou com as críticas e foi até o fim. O sucesso (mais uma vez) foi absoluto!
“Eu sou do clima, uso brinco e faço som
Sou debocheiro por ser bom, meu bom
Sou de raiz africana, quero grana americana
E meu pais eu quero mais feliz…”
Sim, pra mim ele será sempre o “Pai da Axé Music”. Mas sempre estarei na torcida apoiando e incentivando todos os seus projetos.
Quando fiz 15 anos, minha tia chegou na festa dizendo que tinha uma surpresa para mim. Era um bilhete de Luiz que tenho guardado até hoje (eles se encontraram no aeroporto e minha tia explicou que era meu níver).
“Luciana, parabéns pelo seu aniversário. Não a conheço ainda, mas sei que você é linda!!!!!” O momento da leitura deste bilhete (carregado de emoção) está gravado (e eternizado) no vídeo do meu aniversário.
Mas essa não foi a única emoção forte que Luiz me proporcionou. Uma das maiores emoções que tive na minha vida foi quando o entrevistei pela primeira vez. Nem na minha primeira gravação eu tinha ficado tão nervosa. Eu já o conhecia de alguns eventos, alguns desfiles de Sandra Magalhães. Mas estar alí com ele em um evento beneficente entrevistando-o simplesmente deixou as minhas pernas bambas.
Enfim, quero aproveitar o dia de hoje para deixar registrado toda a minha admiração, o meu carinho por esta pessoa tão especial. Esse baiano que me enche de orgulho e ainda por cima torce pelo Bahia (Sim, somos da turma tricolor). E metamorfose musical à parte, sempre vou guardar na memória a lembrança das músicas que marcaram a minha infância.E cantadas por ele, é claro.
Parabéns, Luiz!!!! Que a sua vida seja repleta de luz. E que quando aparecerem os obstáculos. Sempre HAJA AMOR para recomeçar.
“Haja Amor pra plantar
Haja Amor pra sorrir
Haja Amor pra viver
Haja Amor
Seja flor
Anjo no céu…”
Luz, luz e mais luz…LUIZ!!!!
Beijos
Lu
6 Comments
Luiz Caldas
19 de janeiro de 2013 at 19:39Muito obrigado meu amor ! Adorei a homenagem!!! Bjsssss
Carlos Matos
20 de janeiro de 2013 at 09:30Bela homenagem.
Viva o mestre Luiz!
Marise Rocha
20 de janeiro de 2013 at 09:31Parabéns Luiz pelo aniversário e parabéns Lu pelo belo texto. beijos
Dalia Leal
20 de janeiro de 2013 at 17:47Êh Luciana Leal q linda homenagem!!!!!! se tocou-me tão profundamente, imagine o Luiz Caldas deve ter amado!!!!! ele merece o nosso sincero parabéns, mas tbém toda a reverência do povo baiano pelo q ele é para todos nós!!!!!! eu tbém gosto mto do Luis Caldas e desde o tempo do Camaleão!!!!!! lembro-me da 1ª vez q falei c ele, foi na Lavagem do Bonfim, há anos atrás, e ele acompanhava descalço e tinha bastante fé, porque, ia à pé até à Colina Sagrada, depois encontrei c ele + duas vezes tbém na Lavagem do Bonfim, esse aí é religioso de verdade! e outras e outras tantas vezes o reencontrei, sempre bom rever o Luiz, essa presença marcante, sua sinceridade aparece em seu olhar, q mostra o q vai na alma. Luiz faz parte dos artistas inesquecíveis!!!!!!!!!
Lucas Alves
21 de janeiro de 2013 at 18:29Pode chorar? lindo demais esse seu post.
Uma msg digna para um baiano que dignifica muito a Bahia e sua cultura.
Margarida Lopes
24 de janeiro de 2013 at 08:44Lindo, Lú! Nossa, ele deve ter ficado muito emocionado com essa homenagem…Vc, como sempre, muito sensível…Linda!!!!!