Basta de Vandalismo Fardado!

Hoje vou escrever sobre uma coisa muito triste. Não gosto de colocar neste blog coisas desagradáveis, mas como profissional de comunicação não posso me calar perante o que aconteceu na minha frente, na porta  de casa.

A manifestação começou pacífica, cheia de jovens, pessoas de idade, cadeirantes. Todos juntos, munidos de cartazes, pela mesma causa: mudanças. Muitas mudanças. E as exigências são pelo bem comum, não pelo bem de uma minoria babaca que só pensa em futebol. Até porque é impossível ter condições dignas de saúde, educação, segurança pública e transporte apenas com construções de estádios.

À noite, alguns manifestantes ainda estavam nas ruas, acredito que indo para a prefeitura de Salvador, onde um outro grupo já se encontrava concentrado. A policia chegou agredindo, batendo e bloqueando a rua. Detonaram bombas de efeito moral em cadeia, causando correria, pânico e caos.

A partir daí, algumas pessoas revoltadas começaram o quebra quebra. Conseguimos fazer um vídeo, mas tivemos que parar por conta da fumaça. Uma granada de gás lacrimogêneo estourou na porta da minha casa e mesmo com tudo fechado, a fumaça tomou conta de todo o apartamento, que fica localizado no 1º andar do prédio. Ainda utilizamos o vinagre em lenços, mas o gás é muito forte, os olhos ficam logo irritados e o mal estar é inevitável. E no meu caso, a crise de asma também.

Eu estou completamente constrangida, indignada. É claro que a polícia deve agir, mas, quando houver violência, o que não foi o caso. O que presenciamos hoje foi deplorável. Não cabe mais dizer que o policial só age se houver depredação pública ou violência entre manifestantes. O que aconteceu aqui foi justamente o contrário. Eles conseguiram incitar a violência e transformaram a manifestação pacífica em um verdadeiro campo de guerra.

Ficou claro que os movimentos populares estão sendo criminalizados, com a polícia rompendo o espaço de manifestação de pessoas sem armas e sem defesa. Foi muito triste. Mas aconteceu e  nós não podemos deixar de divulgar  a realidade dos fatos. E o que a mídia, infelizmente, insiste em não mostrar.

Não vou ser hipócrita e culpar apenas a PM, pois todos sabemos que a ordem vem de cima. E isso não aconteceu apenas na minha cidade, mas no país todo. Onde isso vai parar? Porque é claro que isso não vai nos amedrontar e os protestas devem e irão continuar. O que queremos é um país melhor pra todo mundo. Não adianta fazer terrorismo. O ginante já acordou! Isso só está fortalecendo ainda mais o movimento, que é de todos nós.

Abaixo, o vídeo que conseguimos gravar:

Que daqui pra frente os protestos sejam verdadeiramente pacíficos e sem a presença do vandalismo fardado e equipado que presenciei ontem, literalmente, DA MINHA JANELA. Mais amor, por favor.

Vem pra rua! Não deixemos que os hipócritas que estão no poder calem a nossa voz!

A quantidade de pessoas no manifesto realmente foi surpreendente. Fiquei emocionada e otimista em conhecer este novo Brasil! Jovens novamente nas ruas, reivindicando seus direitos, mostrando suas insatisfações, buscando um país melhor.

Estamos juntos! Agora sim nosso céu tem mais estrelas. Vamos provar que não vale a pena desistir. Amanhã vai ser maior! Mais gente, mais coragem e mais sonhos!

A união é a força!  Orgulho de ser brasileira!

Muita luz! Muita luz! #ChangeBrasil

Lu

Lu Leal

Formada em Comunicação Social, atuou na produção do Programa “A Bahia Que a Gente Gosta”, da Record Bahia, foi apresentadora da TV Salvador e hoje mergulha de cabeça no universo da cultura nordestina como produtora de Del Feliz, artista que leva as riquezas e diversidade do Nordeste para o mundo e de Jairo Barboza, voz influente na preservação e evolução da rica herança musical do Brasil. Baiana, intensa, inquieta e sensível, Lu adora aqueles finais clichês que nos fazem sorrir. Valoriza mais o “ser” do que o “ter”. Deixa qualquer programa para ver o pôr do sol ou apreciar a lua. Não consegue viver sem cachorro e chocolate. Ama música e define a sua vida como uma constante trilha sonora. Ávida por novos desafios, está sempre pronta para mudar. Essa é Lu Leal, uma escorpiana que adora viagens, livros e teatro. Paixões essas, que rendem excelentes pautas. Siga @lulealnews

7 Comments

  1. Avatar
    rosilda
    21 de junho de 2013 at 22:22 Reply

    bom e saber q a manifestaçao e pacifica q os policias q esta causando todo esse trastorno mais vomos para frente e nao podemos deixa niguem e nada nos calar nesse momento tao importa para o brasil

  2. Avatar
    Dalia Leal
    24 de junho de 2013 at 22:17 Reply

    Ainda bem q os brasileiros têm voz! estão reivindicando direitos preponderantes para q um povo sobreviva! o país acordou mesmo! Lu gostei mto do seu texto! falou tudo! parabéns!

  3. Avatar
    Telma Oliveira
    25 de junho de 2013 at 08:10 Reply

    Promoveram um verdadeiro cerco, as pessoas que moram nas imediações da Arena Fonte Nova ficaram ilhadas, ferindo o direito de ir e vir e ainda dizem que é uma exigência da FIFA! Permitam-me que eu seja irônica e ácida, dando uma sugestão para os próximos eventos: evacuem as cidades, retirem seu moradores e façam Copas de Futebol, até porque o povo não pode mesmo pagar o preço que é cobrado pelos ingressos!

  4. Avatar
    Elaine Bastos
    25 de junho de 2013 at 08:11 Reply

    Aqui no Rio não tá diferente não. A polícia só vai em cima das pessoas inocentes. Os bandidos e os vândalos fazem o q querem sem ter a polícia no seu encalço. Uma vergonha!!!!!

  5. Avatar
    Nilza Sacramento
    25 de junho de 2013 at 08:25 Reply

    Sensacional o video que voces fizeram a partir da varando do ap! Os meios de comunicacão daqui da Dinamarca, estão também fazendo cobertura dos acontecimentos nos distintos pontos do Brasil.

  6. Avatar
    Alice Leal
    25 de junho de 2013 at 09:44 Reply

    Pois é os baderneiros saqueiam lojas e nada eles fazem. Estão preocupados só com a ordem da FIFA, em atacar os que estão protestando e que mesmo de forma pacífica queiram chegar próximo dos estádios eles aí detonam. Ah covardes!!!

  7. Avatar
    Helen Bezerra
    26 de junho de 2013 at 17:24 Reply

    ESTOU TÃO FELIZ EM ESTAR VIVA PRA PODER VER ESSAS MANIFESTAÇÕES!
    COMO HISTORIADORA E PROFESSORA ORGULHOSA…QUANTO AO ATO DE VANDALISMO, ISSO TUDO É REFLEXO DA BELA EDUCAÇÃO QUE O GOVERNO NOS PROPÕE E A SOCIEDADE CAPITALISTA TAMBÉM!

Leave a Reply