Brasil, mostra a tua cara!

Brasil, mostra a tua cara!

Nunca a música de Cazuza foi tão atual.

Daqui a poucos dias estaremos sediando um dos maiores e mais importantes eventos do esporte mundial. Foram construídos estádios e com muita pressa, os governantes estão tentando arrumar a casa pra fazer bonito para as visitas, escondendo o lixo embaixo do tapete.

Por toda a rua existem revindicações. Uma minoria ainda insiste “que não vai ter copa”. Mas esses protestos estão acontecendo de forma tardia. Agora, o investimento  já foi realizado, a verba já foi desviada. Não adianta mais. Vai ter Copa sim.

O Brasil está em uma encruzilhada e por aqui  falta tudo. Vivemos uma violência demasiadamente chocante e engana-se quem pensa que essa realidade se resume as grandes capitais do país. A situação é generalizada e não estamos seguros em lugar nenhum.

E aqui não me refiro somente as ruas. Não estamos seguros dentro da nossa própria casa. Diariamente somos assaltados com impostos altíssimos a pagar. E o que temos em troca? Nada. Não há saúde, segurança, educação. É preciso pagar tudo à parte. O SUS está cada dia pior. Pessoas pelos corredores dos hospitais sem o mínimo de privacidade ou dignidade. Crianças morrendo por falta de atendimento. E somos obrigados a pagar planos de saúde com preços elevadíssimos para tentar – eu disse tentar- ter um atendimento decente, porque ainda assim, não temos garantia alguma. Mas vai ter Copa.

Não temos acessibilidade. O metrô da minha cidade está há mais de dez anos sendo construído. Precisamos de vias paralelas para aumentar a qualidade de vida da população que leva horas até conseguir chegar no trabalho. Fala-se na possibilidade de deixar o carro em casa. Mas como fazer isso se não temos um transporte público de qualidade que atenda a necessidade da população?  Mas vai ter Copa.

Os jogadores têm salários muito altos, de encher os olhos de qualquer um. Porque aqui o futebol é mais valorizado que a educação. Ou será que eles  trocariam a renda mensal com a de um professor? Mas vai ter copa.

E não é só o salário dos professores que é uma vergonha. A PM, que se arrisca todos os dias por nós, ganha uma miséria. O salário mínimo é uma vergonha e os preços sobem o tempo inteiro. Há gente parindo para ganhar o bolsa família. Cadê o planejamento familiar desse país? Mas vai ter Copa.

E assim a situação vai piorando. Alunos fingem que aprendem, professores fingem que ensinam. Muitos até gostariam, mas falta toda uma estrutura. Muitos alunos só querem ir para escola por causa da merenda escolar. O que fazer  diante dessa realidade? Mas vai ter copa.

Essas crianças que não estudam, não se preparam, irão fazer o que da vida? Me desculpem o trocadilho e a pobreza da rima, mas sem educação não há salvação. E o futuro, infelizmente, será o considerável aumento na criminalidade. É uma bola de neve!

Que fique claro que não sou, nem nunca fui contra a copa ou olimpíadas. Ao contrário, sempre vesti a camisa do meu país, torci até ficar rouca. Tenho recordações incríveis de momentos assistindo aos jogos com meu avô, desde criança. O que sou contra é o desvio da verba, sou contra a  falta de comprometimento dos nossos governantes. E isso vem de muito tempo. Não é a Dilma, o Lula. O problema do país é histórico. São décadas  e décadas de corrupção. 

Aprendi que na vida, temos que priorizar o que é mais importante quando não pudermos fazer tudo. Se não posso comprar um carro zero ou viajar o mundo porque preciso ter um teto, um imóvel, vamos arregaçar as mangas e trabalhar. Lutar pelo que é mais importante no momento. E como pensar que uma copa é mais importante do que a vida e a saúde de milhares de brasileiros? Será que os governantes pensam que esses jovens que hoje não estão tendo acesso a educação poderão tirar a vida de alguém da sua família amanhã em um assalto? Será que ainda não perceberam o quão vulneráveis estamos?

E como falar dos criminosos que tanto nos apavoram se o próprio Estado, através dos 3 Poderes, está completamente corrupto? É essa a elite brasileira que pode legislar e decidir sobre o nosso futuro? De que futuro estamos falando? Será que teremos um? O que será de nós?

Sim, teremos copa. E sinceramente, nada nos impede de torcer ou vestir a camisa do Brasil. Não se trata disso. Mas o importante mesmo é vestir a camisa do país sempre, principalmente na eleição e pensar bem antes de fazermos as nossas escolhas.

Que venha o hexa. Mas que venha acima de tudo dignidade para todos nós, brasileiros. Porque Copa não mata a fome, não dá segurança, não ensina a ler. 

O Brasil está mostrando a sua cara. Cabe a cada um de nós, mudar a cara do Brasil.

Luz!

Lu

Lu Leal

Formada em Comunicação Social, atuou na produção do Programa “A Bahia Que a Gente Gosta”, da Record Bahia, foi apresentadora da TV Salvador e hoje mergulha de cabeça no universo da cultura nordestina como produtora de Del Feliz, artista que leva as riquezas e diversidade do Nordeste para o mundo e de Jairo Barboza, voz influente na preservação e evolução da rica herança musical do Brasil. Baiana, intensa, inquieta e sensível, Lu adora aqueles finais clichês que nos fazem sorrir. Valoriza mais o “ser” do que o “ter”. Deixa qualquer programa para ver o pôr do sol ou apreciar a lua. Não consegue viver sem cachorro e chocolate. Ama música e define a sua vida como uma constante trilha sonora. Ávida por novos desafios, está sempre pronta para mudar. Essa é Lu Leal, uma escorpiana que adora viagens, livros e teatro. Paixões essas, que rendem excelentes pautas. Siga @lulealnews

6 Comments

  1. Avatar
    Dalia Leal
    31 de maio de 2014 at 00:50 Reply

    Referente ao texto: Brasil Mostra Tua Cara, é verdade, concordo c vc “nunca a música de Cazuza foi tão atual” As colocações como sempre, são mto oportunas. Concordo c Olimpíadas, Gran Prix de volei, mundial de volei, mundial de futebol feminino, copa América, copa do mundo, etc. Só n concordo c as coisas q estão erradas nesse meu Brasil varonil e vc escreveu mto bem acerca de tudo q está inadequado, e n me cabe repetir! realmente o povo precisa mudar esse Brasil na hora do voto, e reivindicar as coisas no momento certo, digo isso p q em relação à copa do mundo deveria ser reclamado antes; agora n adianta +. O investimento já foi realizado, vamos ver se esse dinheiro volta, sabemos q o turismo traz divisas, beneficia o país, e o turista n tem culpa de todo esse contexto brasileiro. Vai ter COPA!!!!!!!!

  2. Avatar
    camila Freitas
    1 de junho de 2014 at 09:17 Reply

    Sem palavras! Aplausos!!!

  3. Avatar
    Andrea Bancillon
    1 de junho de 2014 at 09:19 Reply

    Parabéns pelo texto Lu. É isso aí!!

  4. Avatar
    Luzia cilene
    1 de junho de 2014 at 09:20 Reply

    É Lu, isto é ser brasileiro denunciando o errado com palavras sábias. Parabéns. bjs.

  5. Avatar
    Adriana Silva
    1 de junho de 2014 at 09:34 Reply

    Vamos ver se tudo isso vai valer a pena!

  6. Avatar
    Francisco Ferreira
    1 de junho de 2014 at 12:58 Reply

    Parabéns Lu, concordo com o que escreveu ……

Leave a Reply