A construção da ordem Budista Internacional (ORBI), também conhecida como templo Chen Tien, foi iniciada em 1996 pelo mestre Tong Zhong.
Normalmente os templos budistas são construídos com a arquitetura Dzong (jong) encontradas na China, Himalaias, Tibet e Butão. Sua configuração e adornos variam. São compostos pelo tempo (ou estupa), pagodes e estátuas. São construídos no eixo Norte-Sul com portal voltado para o Sul (provavelmente pela posição do sol no hemisfério norte e como ponto de referência).
O ORBI segue a tradução do Budismo Terra Pura, orientando as práticas e conceitos e devoção ao Buda Amitabha. A oportunidade de renascer na Terra Pura é dada a todos que invocar o nome Amitabha com devoção sincera.
No Budismo, a Terra Pura é um paraíso (criado pelos poderes sobrenaturais de Buda), onde os seres podem renascer através de um voto, de ter realizado a prática diligente e desenvolvido uma forte fé na existência dessa Terra Pura.
A Terra Pura mais conhecida é a da Suprema Felicidade de Ocidente do Buda Amitabha, que é o seu guia e anfitrião.
A figura chave do Budismo é o Sidarta Gautama. Os budistas acreditam que os acontecimentos de sua vida, bem como seus discursos e aconselhamentos monásticos foram preservados depois de sua morte e repassados para outros povos pelos seus seguidores.
Ao entrar no pátio do templo, uma extensa área arborizada, já recebemos as boas vindas da grande estátua de Buda Maitreya, o Buda sorridente e gordo. Maitreya é o símbolo da grande Benevolência. Sua tolerância universal para com todos os seres viventes e sua imensa bondade traz consigo: abundância, regozijo e esperança. Essa é a maior estátua da América do Sul, mede sete metros e é toda pintada em dourado.
Logo atrás do Buda, estão quatro grandes imagens, representando os quatro reinados celestiais (Devas) ou as quatro virtudes. Maitreya olha para o Sul.
Bodhisattva Samantabhadra
É reconhecido por sua grande prática de cultivar sem descanso os ensinamentos do Dharma em benefício de todos. É representado, sentado sobre um elefante branco com seis presas simbolizando a força da sabedoria que vence todos os obstáculos. As seis presas representam as seis paramitas.
Bodhisatta Manjushri
Representa a grande sabedoria, a qual confere o poder para discriminar o bem e o mal. É representado sentado sobre um leão, emblema de sua majestade; sustenta em sua mão a espada da sabedoria ou o livro da grande sabedoria (prajnaparamita), que simboliza a sabedoria encarnada por Manjushri: com eles destrói as escuridões da ignorância (avidaya).
Bodhisattva Ksitigarba
“Tesouro da terra” ou “Matriz da Taerra” – É renomado pelo seu grande voto, prometendo permanecer nos infernos ajudando todos os seres que precisam de liberdade. Seu vote é: “Estabelecerei muitos recusros adequados em resposta a aqueles seres vivos que estão sofrendo por suas más ações. Até o final de futuros kalpas, até que todos estes seres obtenham as libertações”
É o Buda da compaixão, ou aquele que ouve as súplicas do mundo.É a manifestação da Grande Compaixão pelas aflições e sofrimentob dos seres do mundo. Vem em ajuda de quem quer que o invoque. Devido a sua forte afinidade com os seres viventes se manifesta como um Bodhisattva e se compromete a salvá-los.
Logo em frente ao templo, é possível visualizar o Buda Shakyamuni deitado:
É um príncipe indiano que existiu de fato (por isso também é chamado de buda histórico) e que abandonou suas mordomias para buscar a iluminação. Além de ter sido bem sucedido, resolveu ensinar a todos como se faz. Há muitas formas de representá-lo em esculturas e a postura deitada reflete a paz total ao atingir a iluminação.
No centro do pátio há um largo com blocos de pedra (concreto) rodeado por 108 Amithabas. Cada estátua representa um Buda, um monge que alcançou o estado de total iluminação e pacificação da mente
No Budismo, há dois Kongõrikishi (guardiões), o primeiro chama-se Guhyapada e o outro Narayaba, que ficam em alerta constante na entrada principal do recinto. Ambos possuem extrema força física para repelir as forças maléficas e invasoras. Servem para afugentar tudo o que poderia nos atrapalhar na nossa jornada até a iluminação.
O leão é muito empregado na arquitetura imperial chinês e sua finalidade é proteção divina e afastamento das forças maléficas.
Contudo no budismo, o leão possui outra conotação. Com a sua pregação ele elimina quaisquer tipo de problemática: desejos, ódios e ilusões.Isso é equiparado ao ruir do leão que estremece todos os animais de maneira totalitária.
A casa do Mestre é o local destinado as orações.Lá dentro não é permitido fotografar, mas a paz do local é indescritível. Olha a entrada:
Acessórios: Mimos de Madame
Instagram: @mimosdemadame
Rua Dr. Jocivalder Vila Nova, 99
Nova Califórnia – Foz do Iguaçu – PR
Informações: (0xx45) 3524-5566
(45) 3521-4455
11 Comments
Dalia Leal
29 de novembro de 2013 at 02:35Perfeita!!!! linda!!!! mto profunda e verdadeira a cultura budista!!!!! bom conhecer e experimentar e praticar essa sabedoria!!!! Que Maitreya, (benevolência), passe para todos nós abundância,regozijo e mta esperança de melhores dias no ano de 2014 q se aproxima e sempre! obrigada Luciana p esse banho de cultura budista, eu ameeeeeei!!!!!!
Daniela Caria
29 de novembro de 2013 at 09:16Adorei a matéria Lu!!!
Fiquei com muita vontade de conhecer!!
Bjs
André Luiz
29 de novembro de 2013 at 09:17Muito bom. Volte sempre.
By Lenna Moda Feminina
29 de novembro de 2013 at 10:18Tudo zeeeem! Tudo lindo!!!
Elaine
29 de novembro de 2013 at 16:35Lu adorei a explicação sobre o budismo!!!!! Imagino a paz q os visitantes devem sentir!!!!! Depois quero mais detalhes sobre a visitação. Parabéns pela ótima indicação. Bjs.
Pedro Valdez
29 de novembro de 2013 at 22:59Luciana,Te vez muy bella y con una gran luz espiritual …, te mando un fuerte abrazo y muchas bendiciones en tu camino sagrado !!!
Mari
29 de novembro de 2013 at 23:27Muita sorte e sucesso sempre!
MARIANA
30 de novembro de 2013 at 15:20LUGAR PERFEITO! TRANSMITE PAZ!
amara
6 de dezembro de 2013 at 22:05Este nosso Brasil é mesmo UNIVERSAL nós nem precisamos sair daqui para ver outras culturas ESTE È O NOSSO BRASIL
Acácio
14 de dezembro de 2013 at 18:02Muito bom este Centro Budista, fiquei fascinado. Breve farei uma visita.
Obrigado pelas dicas,
Fabio Cota
15 de abril de 2014 at 12:43Sempre manda bem! Adorei a matéria e as fts do templo budista! Um bjo!