Templo Budista Chen Tien

Templo Budista Chen Tien

A construção da ordem Budista Internacional (ORBI), também conhecida como templo Chen Tien, foi iniciada em 1996 pelo mestre Tong Zhong.

 Normalmente os templos budistas são construídos com a arquitetura Dzong (jong) encontradas na China, Himalaias, Tibet e Butão. Sua configuração e adornos variam. São compostos pelo tempo (ou estupa), pagodes e estátuas. São construídos no eixo Norte-Sul com portal voltado para o Sul (provavelmente pela posição do sol no hemisfério norte e como ponto de referência).

Templo Budista de Foz do Iguaçu

 O ORBI segue a tradução do Budismo Terra Pura, orientando as práticas e conceitos e devoção ao Buda Amitabha. A oportunidade de renascer na Terra Pura é dada a todos que invocar o nome Amitabha com devoção sincera.

 No Budismo, a Terra Pura é um paraíso (criado pelos poderes sobrenaturais de Buda), onde os seres podem renascer através de um voto, de ter realizado a prática diligente e desenvolvido uma forte fé na existência dessa Terra Pura.

Templo Budista de Foz do Iguaçu

 A Terra Pura mais conhecida é a da Suprema Felicidade de Ocidente do Buda Amitabha, que é o seu guia e anfitrião.

 A figura chave do Budismo é o Sidarta  Gautama. Os budistas acreditam que os acontecimentos de sua vida, bem como seus discursos e aconselhamentos monásticos foram preservados depois de sua morte e repassados para outros povos pelos seus seguidores.

 Ao entrar no pátio do templo, uma extensa área arborizada, já recebemos as boas vindas da grande estátua de Buda Maitreya, o Buda sorridente e gordo. Maitreya é o símbolo da grande Benevolência. Sua tolerância universal para com todos os seres viventes e sua imensa bondade traz consigo: abundância, regozijo e esperança. Essa é a maior estátua da América do Sul, mede sete metros e é toda pintada em dourado.

Templo Budista de Foz do Iguaçu

 Logo atrás do Buda, estão quatro grandes imagens, representando os quatro reinados celestiais (Devas) ou as quatro virtudes. Maitreya olha para o Sul.

Bodhisattva Samantabhadra

Templo Budista de Foz do Iguaçu

É reconhecido por sua grande prática de cultivar sem descanso os ensinamentos do Dharma em benefício de todos. É representado, sentado  sobre um elefante branco com seis presas simbolizando a força da sabedoria que vence todos os obstáculos. As seis presas representam as seis paramitas.

Bodhisatta Manjushri

Templo Budista de Foz do Iguaçu

Representa a grande sabedoria, a qual confere o poder para discriminar o bem e o mal. É representado sentado sobre um leão, emblema de sua majestade; sustenta em sua mão a espada da sabedoria ou o livro da grande sabedoria (prajnaparamita), que simboliza a sabedoria encarnada por Manjushri: com eles destrói as escuridões da ignorância (avidaya).

Bodhisattva Ksitigarba

Templo Budista de Foz do Iguaçu

“Tesouro da terra” ou “Matriz da Taerra” – É renomado pelo seu grande voto, prometendo permanecer nos infernos ajudando todos os seres que precisam de liberdade. Seu vote é: “Estabelecerei muitos recusros adequados em resposta a aqueles seres vivos que estão sofrendo por suas más ações. Até o final de futuros kalpas, até que todos estes seres obtenham as libertações”

Avalokiteshvara Templo Budista de Foz do Iguaçu

É o Buda da compaixão, ou aquele que ouve as súplicas do mundo.É a manifestação da Grande Compaixão pelas aflições e sofrimentob dos seres do mundo. Vem em ajuda de quem quer que o invoque. Devido a sua forte afinidade com os seres viventes se manifesta como um Bodhisattva e se compromete a salvá-los.

Logo em frente ao templo, é possível  visualizar o   Buda Shakyamuni deitado:

Templo Budista de Foz do Iguaçu

É um  príncipe indiano que existiu de fato (por isso também é chamado de buda histórico) e que abandonou suas mordomias para buscar a iluminação. Além de ter sido bem sucedido, resolveu ensinar a todos como se faz. Há muitas formas de representá-lo em esculturas e a postura deitada reflete a paz total ao atingir a iluminação.

 No centro do pátio há um largo com blocos de pedra (concreto) rodeado por 108 Amithabas. Cada estátua  representa um Buda,  um monge que alcançou o estado de total iluminação e pacificação da mente

Templo Budista de Foz do Iguaçu

 Templo Budista de Foz do Iguaçu

Templo Budista de Foz do Iguaçu

Templo Budista de Foz do Iguaçu

No Budismo, há dois Kongõrikishi (guardiões), o primeiro chama-se Guhyapada e o outro Narayaba, que ficam em alerta constante na entrada principal do recinto. Ambos possuem extrema força física para repelir as forças maléficas e invasoras.  Servem para afugentar tudo o que poderia nos atrapalhar na nossa jornada até a iluminação.

 O leão é muito empregado na arquitetura imperial chinês e sua finalidade é proteção divina e afastamento das forças maléficas.

Contudo no budismo, o leão possui outra conotação. Com a sua pregação ele elimina quaisquer tipo de problemática: desejos, ódios e ilusões.Isso é equiparado ao ruir do leão que estremece todos os animais de maneira totalitária.

 Templo Budista de Foz do Iguaçu

 A casa do Mestre é o local destinado as orações.Lá dentro não é permitido fotografar, mas a paz do local é indescritível. Olha a entrada:

 Templo Budista de Foz do Iguaçu

Este é o 2º maior templo budista da America Latina. Um lugar tranquilo, harmônico, silencioso e fica na parte alta de Foz do Iguaçu  com uma vista linda panoramica para a toda a cidade e para uma parte de Cidad del Este.
Que a paz e a harmonia de Buda seja constante na vida de cada um de nós!
Templo Budista de Foz do Iguaçu
Luz!
Lu
 
Serviço:
Look: By Lenna Moda Feminina – Shopping Paralela 2º piso
(71) 3366-0246

Acessórios: Mimos de Madame

Instagram:  @mimosdemadame

Templo Budista Chen Tien
O local é aberto a visitação de terça a sábado das 9h às 17h e domingos das 10h às 15h.
Rua Dr. Jocivalder Vila Nova, 99
Nova Califórnia – Foz do Iguaçu – PR
Informações: (0xx45) 3524-5566
Indicação de Turismo:
(45) 3521-4000
Indicação de Hospedagem:
Hotel Foz do Iguaçu
Avenida Brasil, 97, Centro, Foz do Iguaçu – PR, 85851-000
(45) 3521-4455
Lu Leal

Formada em Comunicação Social, atuou na produção do Programa “A Bahia Que a Gente Gosta”, da Record Bahia, foi apresentadora da TV Salvador e hoje mergulha de cabeça no universo da cultura nordestina como produtora de Del Feliz, artista que leva as riquezas e diversidade do Nordeste para o mundo e de Jairo Barboza, voz influente na preservação e evolução da rica herança musical do Brasil. Baiana, intensa, inquieta e sensível, Lu adora aqueles finais clichês que nos fazem sorrir. Valoriza mais o “ser” do que o “ter”. Deixa qualquer programa para ver o pôr do sol ou apreciar a lua. Não consegue viver sem cachorro e chocolate. Ama música e define a sua vida como uma constante trilha sonora. Ávida por novos desafios, está sempre pronta para mudar. Essa é Lu Leal, uma escorpiana que adora viagens, livros e teatro. Paixões essas, que rendem excelentes pautas. Siga @lulealnews

11 Comments

  1. Avatar
    Dalia Leal
    29 de novembro de 2013 at 02:35 Reply

    Perfeita!!!! linda!!!! mto profunda e verdadeira a cultura budista!!!!! bom conhecer e experimentar e praticar essa sabedoria!!!! Que Maitreya, (benevolência), passe para todos nós abundância,regozijo e mta esperança de melhores dias no ano de 2014 q se aproxima e sempre! obrigada Luciana p esse banho de cultura budista, eu ameeeeeei!!!!!!

  2. Avatar
    Daniela Caria
    29 de novembro de 2013 at 09:16 Reply

    Adorei a matéria Lu!!!
    Fiquei com muita vontade de conhecer!!
    Bjs

  3. Avatar
    André Luiz
    29 de novembro de 2013 at 09:17 Reply

    Muito bom. Volte sempre.

  4. Avatar
    By Lenna Moda Feminina
    29 de novembro de 2013 at 10:18 Reply

    Tudo zeeeem! Tudo lindo!!!

  5. Avatar
    Elaine
    29 de novembro de 2013 at 16:35 Reply

    Lu adorei a explicação sobre o budismo!!!!! Imagino a paz q os visitantes devem sentir!!!!! Depois quero mais detalhes sobre a visitação. Parabéns pela ótima indicação. Bjs.

  6. Avatar
    Pedro Valdez
    29 de novembro de 2013 at 22:59 Reply

    Luciana,Te vez muy bella y con una gran luz espiritual …, te mando un fuerte abrazo y muchas bendiciones en tu camino sagrado !!!

  7. Avatar
    Mari
    29 de novembro de 2013 at 23:27 Reply

    Muita sorte e sucesso sempre!

  8. Avatar
    MARIANA
    30 de novembro de 2013 at 15:20 Reply

    LUGAR PERFEITO! TRANSMITE PAZ!

  9. Avatar
    amara
    6 de dezembro de 2013 at 22:05 Reply

    Este nosso Brasil é mesmo UNIVERSAL nós nem precisamos sair daqui para ver outras culturas ESTE È O NOSSO BRASIL

  10. Avatar
    Acácio
    14 de dezembro de 2013 at 18:02 Reply

    Muito bom este Centro Budista, fiquei fascinado. Breve farei uma visita.
    Obrigado pelas dicas,

  11. Avatar
    Fabio Cota
    15 de abril de 2014 at 12:43 Reply

    Sempre manda bem! Adorei a matéria e as fts do templo budista! Um bjo!

Leave a Reply