Depois de escrever sobre o lado brasileiro das Cataratas do Iguaçu (clique aqui e veja), não poderia jamais, deixar de mostrar o lado Argentino, pois essa maravilha pertence aos dois países. Fizemos um passeio encantador e com muitas belezas naturais.
O dia começou muito lindo, com um sol maravilhoso! Depois do Café da manhã super completo no Hotel Foz do Iguaçu, começamos o nosso tour, com a Loumar Turismo.
Reza a lenda que há muitos anos atrás, o Rio Iguaçu corria livre, sem cataratas. Em suas margens habitavam índios Caingagues, que acreditavam no poder do Pajé M’Boy (Deus-serpente), filho de Tupã. Ignobi, o cacique da tribo, tinha uma filha chamada Naipi, que iria ser consagrada ao culto do Deus M’Boy, divindade em forma de serpente.
Tarobá, jovem guerreiro da tribo se apaixonou perdidamente por Naipi e no dia da consagração da jovem, fogem pelo rio em uma canoa. M’Boy,furioso com os fugitivos, na forma de uma grande serpente, penetrou a terra e retorceu-se, provocando desmoronamentos que foram caindo sobre o rio, formando os abismos das cataratas. os enamorados, envolvidos pelas águas, caíram de grande altura. Tarobá transformou-se numa palmeira à beira do abismo, e Naipí, em uma pedra junto da grande cachoeira, constantemente açoitada pela força das águas. Vigiados por M’Boy, o deus-serpente, permanecem ali, Tarobá condenado a comtemplar eternamente sua amada, sem poder toca-la.
O Parque Nacional Argentino foi criado em 1934; e o Parque Nacional Brasileiro, em 1939, com o propósito de administrar e proteger o manancial de água que representa essa catarata e o conjunto do meio ambiente ao seu redor.
As Cataratas é um conjunto de cerca de 275 quedas de água do Rio Iguaçu (na Bacia hidrográfica do Paraná) localizada entre o parque Nacional do Iguaçu, no Paraná (20%) e o Parque Nacional Iguazú, em Missiones, na Argentina (80), fronteira entre os dois países. A área total de ambos os parques nacionais, corresponde a 250 mil hectares de floresta subtropical e é considerada Patrimônio Natural da Humanidade.
A grafia é diferente, do lado de lá se escreve “Iguazú”, mas o espetáculo é o mesmo! A posição privilegiada do parque argentino,propicia que os turistas fiquem muito mais próximos das centenas de quedas d’água, como a famosa “garganta Del Diablo” com 80 m de altura.
O Parque Nacional Iguazu abre cedo, ás 8:00 da manhã. Para se chegar à Estação Garganta do Diabo, é preciso viajar 2,4 Km de trem. Ao chegar na última estação,uma caminhada belíssima de 1.200 Km para chegar ao Mirante. Essa caminhada é toda plana, sem escada e muito tranquila. E a vista? Belíssima!!!!
Durante o passeio, é possível observar a fauna e a flora da floresta tropical, observar os animais nas árvores e no céu.
O impacto de ver a Garganta do Diabo pela primeira vez é indescritível e quem sente essa energia não esquece jamais. É o ponto mais alto do percurso do Rio Iguaçu superior. Prepare-se para tomar um banho delicioso. A sensação é hipnotizante!
O Parque Nacional tem inúmeras trilhas e caminhadas longas e aventura é o que não falta! Passeios, rapel, Gran Aventura (Versão Argentina do Macuco Safari). Dessa vez, preferimos caminhar com calma pelas trilhas e aproveitar a beleza do Parque, já que já tínhamos tido bastante aventura no lado brasileiro dois dias antes (clique aqui e veja).
Prepare-se para apreciar paisagens belíssimas, e quedas magníficas. O som das águas, a visão das quedas, o arco-íris que se forma com a luz do sol, tudo contribui para uma experiência realmente inesquecível. A minha vontade era ficar lá pra sempre!
Isso tudo proporciona uma experiência única ao visitar as Cataratas Argentinas. É possível se aproximar das quedas, sentir toda a energia da água e tomar um verdadeiro banho! Uma delícia!!!!
Um verdadeiro espetáculo da natureza! Um dos lugares mais lindos que já vi na vida!
“Além do horizonte deve ter, um lugar tranquilo pra viver em paz…”
O parque é enorme e oferece muitos atrativos. O ideal é contratar uma agência de turismo e não perder tempo pois são muitas belezas a serem aproveitadas. A minha indicação é a Loumar Turismo, que cuidou de nós com muito carinho durante toda a nossa estadia na terra das Cataratas. Agradecimentos ao Garon, André, Giovana, Sidcley. E o meu abraço cheio de saudade na nossa querida guia, que virou amiga, Marlene Mulling. Para essa equipe nota mil, todo o nosso carinho.
Realmente uma maravilha natural, um espetáculo como nenhum outro.Tentei colocar várias fotos, mas nada consegue traduzir a grandiosidade dessa maravilha. Se ainda não conhece, marque já a sua viagem! Com certeza,não irá se arrepender!
SERVIÇO:
Cataratas del Iguazú
Endereço: Avenida Victoria Aguirre, 66
Fone: (54) 3757 420-722 e 420-382
Horário: das 8 às 18 horas (na segunda-feira abre às 13 horas)
Puerto Iguazú – Missiones
Site: www.iguazuargentina.com
Indicação de passeios: Loumar Turismo (45) 3521-4000
(45) 3521-4455
Leave a Reply