Filho de Osmar Macêdo ( músico e idealizador do trio elétrico), Armandinho, que tem a musicalidade no DNA, está completando 50 carnavais.
Foi em 1964, com 10 anos de idade que deu os primeiros passos musicais, puxando um trio elétrico mirim, feito especialmente pra ele. Aos 15, ganhou o primeiro lugar no programa “Grande Chance” da Tv Tupi, apresentado por Flávio Cavalcante, o melhor programa de música da época, se tornando conhecido em todo país. A partir daí, sua guitarra baiana ganhou o mundo.
Para comemorar em alto estilo, foram programados diversos eventos que exaltam a carreira do músico. Além do Projeto “Armandinho – 50 carnavais”, será lançado um novo CD em março, com clássicos da música nacional e internacional. Ainda em 2014, o músico põe em prática o projeto “Armandinho toca Caymmi”, uma homenagem a Dorival Caymmi, que este ano celebraria o seu centenário.
Um dos shows comemorativos aconteceu essa semana no Clube Fantoches com a participação de amigos queridos do artista. A decoração estava linda, alegre, toda colorida, em uma alusão aos bailes de carnaval.
Armandinho Macêdo é um dos ícones do carnaval de Salvador e seu nome e sobrenome se confundem com a própria história da folia baiana. O artista conta que o que mais ficou marcado na memória desses 50 anos de carnaval foram os encontros de trios, realizados na Praça Castro Alves.
“O encontro de trios é um marco no carnaval, eu tenho grandes lembranças com o velho Osmar, fazendo o desafilho, aquele número em que ele toca com o instrumento nas costas. Isso era emocionante, era vibrante. Essas coisas muito boas ficam na memória. Isso é a escola, meu pai foi meu grande mestre e essa escola musical a gente fez”, completa.
Armandinho subiu ao palco com a sua banda e a partir daí o som da sua guitarra elétrica tomou conta de todo o ambiente. O público,vibrava emocionado a cada canção.
A primeira música foi Zanzibar.
“O azul de Jezebel no céu de Calcutá, feliz constelação
Reluz no corpo dela, Ai tricolor calar !
Az de Maracatu no azul de Zanzibar…”
O primeiro convidado da noite foi SpokFrevo Orquestra, embalando o público com sua música vibrante, de arranjos elaborados e raízes firmes.
A segunda convidada a dividir o palco com o anfitrião da noite, foi cantora Fafá de Belém, que já chegou agitando com Emoriô, composição do mestre Waltinho Queiroz, que também esteve presente na festa. Fafá estava muito feliz por estar de volta a Bahia e contou que foi aqui que subiu em um palco pela primeira vez.
Juntos,cantaram ainda: Filho da Bahia, Sereia e Sinha Pureza.
“Filho da Bahia
Se você não vem
Não lhe faço dengo
Não vou lhe ninar
Ah, moreno…”
Para finalizar, é claro, não podia faltar vermelho:
“A cor do meu batuque
Tem o toque, tem o som da minha voz
Vermelho, vermelhaço, vesmelhusco
Vermelhante, vermelhão…”
O terceiro convidado da noite foi o Cacique Carlinhos Brown, que já chegou no palco puxando:
“Bate na palma bem devagarinho
Eu quero ouvir a guitarra do Armandinho…” logo acompanhado pelo público. Lindo e emocionante!!!!
“Armandinho manda. A gente só obedece” repetia Brown, que cantou com a estrela da festa: Tantinho, Mimar Você, Parabéns para Armandinho, o Hino do nosso Bahia e Ashansú.
“Fiz essa canção pro tempo passar
Como estou só quero te abraçar
Se é ilusão desligue a razão
Pra bater feliz meu coração
Por isso dá-me tua mão…”
Para encerrar a noite mágica e cheia de energia, todos os convidados se reuniram no palco cantando Atrás do Trio Elétrico, Chiquita Bacana e Chame Gente. Se juntaram a eles: André Macêdo e Betinho Macêdo, irmãos de Armandinho.
“Por isso chame, chame, chame, chame gente
Que a gente se completa enchendo de alegria a praça e o poeta
É um verdadeiro enxame, chame chame gente
Que a gente se completa enchendo de alegria a praça e o poeta “
Foi uma noite linda! Iluminada, cheia de energia!
Como disse Moraes Moreira: “ Quando Armandinho toca, a gente se toca da diferença que há entre o talento e o gênio”
Parabéns, Armandinho! E que o corredor da sua história seja sempre cheio de alegria, saúde e luz! Estaremos sempre aqui, torcendo e aplaudindo.
A próxima festa em Salvador acontece dia 19 de fevereiro com a participação de Chico Cézar, Saulo, Olodum, e Jorge Vercillo. #ChameGente
Gostaria de deixar registrado o meu agradecimento a lindona Surama Albuquerque.
Que venham mais 50 carnavais!!!!
Axé!
Lu
SERVIÇO
Armandinho 50 Carnavais clube Fantoches.
Próxima Apresentação: dia 19/02
Eu estou usando T-shirt Contém 1 Cérebro e make Raquel Alves
4 Comments
Julimar Ribeiro
17 de fevereiro de 2014 at 13:22Parabéns ao Armandinho pelos seus 50 carnavais.E com a excelente cobertura da Grande Luciana Leal,melhor ainda.
Dália Leal
17 de fevereiro de 2014 at 13:4950 carnavais n é p qualquer um e c a competência musical dele! Venho acompanhando Armandinho há vários anos, lembro-me q sua 1ª aparição foi no Programa: Escada para o Sucesso em q o apresentador era Flávio Cavalcante. Nesse mesmo programa surgiu também Gilberto Gil, e eu já torcendo daqui p ambos, e nossos grandes baianos foram classificados e nas primeiras colocações! Como afirma Caetano Veloso, baiano não canta e sim encanta! O nosso querido Armandinho já começou encantar desde aí. Lembro-me também dele ainda garoto e já tocando em trio c o pai Osmar Macedo, outro músico excelente e inesquecível! Peço à Deus q Armandinho tenha vida, saúde para continuar alegrando e encantando nossos carnavais!
Dália Leal
17 de fevereiro de 2014 at 13:49E Luciana Leal, suas fotos estão perfeitas! e sua matéria bombando!!!! ameeeeei! bjo!!!!!!!!!!!
Camile Santos
17 de fevereiro de 2014 at 13:50Adorei essa matéria! Amo Armandinho!