Petrópolis é uma cidade linda e aconchegante, na região serrana do rio de janeiro. Também conhecida como a “Cidade Imperial”, nela se concentra um pouco de história do nosso país.
Lá está localizado o Museu Imperial. O palácio foi construído em estilo neoclássico em 1845, por D. Pedro II, para realizar o sonho do pai e serviu de residência de verão da família imperial brasileira. Seu nome significa “Cidade de Pedro” (do grego: Petrus = Pedro + Pólis = cidade).
Para dar início à construção, D. Pedro II assinou um decreto em 16 de março de 1843, criando Petrópolis. A obra levou 17 anos para ser finalizada e em 29 de março de 1940 o presidente Getúlio Vargas criou o Museu Imperial.
Toda a obra do Palácio foi arquitetada na construção da cidade ao seu redor, com planejamento urbano para que futuramente ela pudesse ser habitada.
Para entrar no museu, é preciso calçar sapatos especiais e guardar todos os pertences. Uma pena o não poder ser fotografar por dentro.
Lá encontramos muitos objetos e roupas utilizadas pela família Real. O acervo conta com peças emblemáticas, como a famosa coroa do imperador. O ambiente é distribuído por cômodos e reconstroem o cotidiano da família, apresentando aspectos culturais, políticos, sociais e econômicos do Brasil do sec XIX.
Catedral
A construção da Catedral de Petrópolis foi iniciada em 1884 e finalizada em 1969.Toda em estilo gótico, é uma das mais belas construções da cidade e impressiona pela imponência e riqueza de detalhes. São 70 m de altura compostos por três alas divididas por cinco pilares.No altar, a imagem do padroeiro da cidade, São Pedro. À direita, logo na entrada da catedral, estão localizados os mausoléus de D. Pedro II e de D. Teresa Cristina.
Palácio de Cristal
Originalmente o palácio foi criado para abrigar exposição de flores e plantas ornamentais e para os galantes bailes imperiais. É lindo e chama atenção por sua estrutura metálica recoberta de material transparente. Seu jardim é uma obra a parte, super elegante.
Casa de Santos Dumont
Em 1918, Santos Dumont (que nessa ocasião já era conhecido como o “pai da aviação”, mandou construir a casa para a sua residência de verão. Foi a única casa que fez para si mesmo durante toda a sua vida. O prédio é um chalé francês com 3 pavimentos. O primeiro servia de oficina, o segundo de biblioteca e salas. Já o terceiro, servia de quarto de dormir e escritório.
Quitandinha
O grandioso hotel em estilo germânico é uma atração a parte em Petrópolis. O prédio foi construído em 1940 e teve sua obra finalizada em 1944. São 50 mil m quadrados e seis andares, divididos em 13 grandes salões e 440 apartamentos. O lago a sua frente tem o formato do mapa do Brasil. Dentre os hóspedes do Hotel Quitandinha estavam milionários, atrizes e políticos. Recentemente adquirido pelo SESC, funciona como palco cultural de inúmeras apresentações de música, teatro e dança.
Petrópolis, cidade imperial onde o passado e o presente seguem entrelaçados. Vale a pena uma visita!
Meus agradecimentos a Rio 40 graus Turismo que nos levou para este passeio com todo conforto e guia excelente.
luz!
Lu
SERVIÇO:
Agência de Turismo: Rio 40 Graus
E-mail: contato@rio40grausturismo.com.br
Tel: (55 21) 3208-2090/ 7741-7763
Museu Imperial: Rua da Imperatriz, 220 – Centro.
Catedral: Rua São Pedro de Alcântara, 60 – Centro
Palácio de Cristal: integra o conjunto arquitetônico e paisagístico da Praça da Confluência. Endereço: Rua Alfredo Pachá – Centro
Casa de Santos Dumont; Rua do Encanto, 22 – Centro
Quitandinha: Av. Estados Unidos, 2.
2 Comments
Mile Santos
31 de março de 2014 at 10:19Amo toda a região Serrana do Rio.
Parabéns pela matéria!
Camile Sousa
19 de agosto de 2014 at 19:25Bela matéria! Amo a região Serrana do Rio!