Regiane Gomes (Yumi)

Regiane Gomes  (Yumi)

A Yumi nasceu do contato de Regiane Gomes, a proprietária, com a cultura oriental e a partir da sua percepção da importância do autocuidado. A seguir,  um pouco mais sobre essa linda história de amor à moda.

Lu: Regiane, como começou a sua história de amor com o mundo da moda e o que a levou para esse universo?

Regiane: Em primeiro lugar, agradeço muito o convite e a oportunidade de falar um pouquinho sobre a Yumi para o público do “ Nossa Janela”. Sou graduada em Enfermagem. Em 2018 minha irmã  e eu decidimos conhecer a Tailândia. Eu li a respeito da cultura e uma das regras para entrar nos templos é que a roupa seja adequada (nada muito justo, transparente ou decotado). Pensei que uma forma de economizar, sem deixar de ficarmos bem vestidas, seria fazer as roupas ao invés de compra-las. Temos uma tia que é costureira. Então foi quando me vi nas lojas de tecidos super entusiasmada, já imaginando em que peça o tecido iria ser transformado.

Lu: Quando e como nasceu a marca Yumi?

Regiane: Quando conheci e vivenciei um pouco a cultura oriental (2018 Tailândia/ 2019 Japão), eu pude perceber o quanto as pessoas valorizam o autocuidado. E como o “SER” é de fato vivenciado sendo mais importante que o “TER”. Em Tóquio foi quando realmente a Yumi nasceu. As mulheres de lá são muito elegantes, usam roupas de muito bom gosto, combinam acessórios. A pele e os cabelos são muito bem cuidados, elas  sentem prazer em cuidar de si mesmas.

Quando vi esse nome “Yumi” que é de origem japonesa e significa beleza abundante,  logo pensei:  quero trabalhar com roupas como uma forma de autocuidado. Quero que as pessoas que usam Yumi possam sentir esse mesmo prazer em cuidar de si mesmas, sem precisarem da aprovação do outro, sem estarem presas aos padrões de beleza, mas com um amor-próprio saudável. Quando estamos bem  conosco, queremos nos dar a melhor comida, o melhor passeio, a melhor roupa, as melhores companhias. Aprendi com eles que nosso exterior é o reflexo de nosso interior. Então, a Yumi nunca vai ser uma marca que “força” as clientes a adquirir um produto, ou que simplesmente adota uma postura artificial levando para as pessoas qualquer produto e  visando apenas o lucro. A Yumi zela pela autenticidade, qualidade, beleza e essência.

 

Lu: Quais foram as maiores dificuldades encontradas para iniciar?

Regiane: Acredito que todo início de empreendimento seja desafiador. No caso da Yumi, eu não tinha conhecimento suficiente sobre tecidos, modelagens, cortes, produção, fornecedores. Então, essa falta de informação, principalmente sobre empreendedorismo, foram as maiores dificuldades. Começamos produzindo, com estampas exclusivas, mas quando a produção é muito pequena e você ainda está no início, produzir não é o mais viável.

Lu: Diante dessa transição de carreira você obteve apoio?

Regiane: Mudar de carreira é desafiador e é preciso bastante ousadia. Muitas pessoas passam toda a vida em um mesmo trabalho por medo de arriscar em algo que faça seu coração vibrar e como consequência acabar tendo um futuro incerto. Mas refleti a respeito, ninguém tem o  controle do futuro, então mais vale aproveitar a vida fazendo algo que gostamos, do que perdê-la vivendo de forma mediana para ter “garantias”.

Durante minha transição de carreira tive apoio de meus pais, que são muito compreensivos. Na opinião deles,  se eu estiver feliz, estou no caminho certo. Sou muito grata por ter pais com pensamento tão amoroso e generoso! E fiz um curso MVE da psicóloga Marinalva Callegari, ela se tornou uma grande amiga. O curso me ajudou a enxergar a importância de sermos a prioridade da nossa vida e optar por aquilo que nos deixa mais feliz.

Lu: Conte-nos um pouco sobre o “Aroma de Yumi”.

Regiane: Tenho muito carinho pelo “Aroma de Yumi”. Eu preparo as peças com muito carinho e gostaria que elas chegassem até as clientes com um aroma que a lembrasse a marca. Foi aí que criei o aromatizador para as peças. O aroma principal é o de flor de cerejeira que é o símbolo da Yumi. As clientes se identificaram tanto com os aromas que solicitaram se eu poderia fazer a parte para comprarem e colocar nas outras roupas delas. E agora também forneço  sabonetes naturais, todos desenvolvidos por mim.

Lu: O que leva em consideração na hora de escolher os fornecedores e os cheirinhos? Seu estilo pessoal interfere nas escolhas?

Regiane: Venho estudando um pouco sobre aromaterapia e agora alguns aromas estão sendo feitos com óleos essenciais, assim como o aroma dos sabonetes naturais, porque além de estimular o autocuidado, eles promovem frescor e leveza além dos vários benefícios que os óleos essenciais e produtos naturais propiciam. Procuro ser o mais democrática possível nas escolhas das peças, por isso o feedback das clientes para mim é muito importante em relação às cores, estampas, textura dos tecidos, acabamento e modelagens. Gosto que opinem para que as peças da Yumi possam abranger um maior número de pessoas, deixando todas satisfeitas. O que é primordial na parceria com os fornecedores é que as peças sejam de boa qualidade, preço acessível e que sejam produzidas no Brasil. Então, atualmente trabalho com fornecedores que já testei por algum tempo e posso confiar no produto que vai ser oferecido às clientes da Yumi.

Lu: De acordo com sua visão, qual é o poder da moda e o que de mais importante aprendeu nessa jornada?

Regiane: Acho que a moda tem grande poder de influência e atua como meio de exclusão ou de inclusão. Em um mundo globalizado como o nosso, penso que as marcas precisam agir de forma consciente e responsável. E acredito que a melhor forma de agir sendo uma boa influência é através da inclusão, da democratização  e da quebra de estereótipos de corpos perfeitos onde apenas uma pequena parte das mulheres podem fazer uso de determinados tipos de peças. Aprendi como é importante promover  saúde através da moda e não o adoecimento.

Lu: Como você avalia a relação do mercado digital com a moda?

Regiane: Acredito que o mercado digital possibilita um maior número de oportunidades aos pequenos empreendedores. Com a pandemia houve um crescimento significativo desse mercado e penso que tende a crescer ainda mais. A praticidade e a ausência de gastos com espaço físico é um facilitador muito grande para o comercio eletrônico.

Lu: A moda tem passado por muitas transformações. Como é para você que vive e ama moda, atuar no segmento nesse momento que se fala tanto dos resultados?

Regiane: Vejo as transformações de uma forma muito positiva, principalmente com a democratização da moda e a quebra de padrões de beleza muitas vezes inatingíveis.

Lu: Conte-nos um pouco sobre o seu estilo pessoal. O que gosta de usar e o que não usa de jeito nenhum?

Regiane: Meu estilo vai mais para o romântico/clássico, são as peças que mais me encantam, florais, alfaiataria com corte elegante, são os meus preferidos. Já peças e looks muito coloridos e com várias informações ao mesmo tempo não fazem meu estilo, acho desarmônico e não uso.

Lu: Quais conselhos você daria as pessoas que sonham em trabalhar com moda?

Regiane: Diria que é preciso conhecimento com o que se vai trabalhar, porque você só pode ter propriedade e segurança do que fala quando se conhece de fato. E é muito importante ter responsabilidade e veracidade no que se fala e no que é oferecido às pessoas. Aconselho a autenticidade.

Lu: Uma frase

Regiane: “Em terras de aparências, ouse ser essência.” Autora: Priscilla F. Santos

Lu: Um lugar

Regiane: Um lugar onde sinta a brisa do vento no rosto, ouça o canto dos pássaros e sinta o cheiro de grama ou terra molhada é um lugar perfeito.

Lu: Um sonho

Regiane: Que a Yumi se torne uma marca conhecida por estimular o autocuidado e por ressaltar a beleza abundante em cada pessoa que escolha usar Yumi.

Lu: Moda por Regiane

Regiane: A expressão de como está nosso amor próprio de forma visível.

Lu: Yumi por Regiane

Regiane: Beleza abundante presente em cada uma de nós reconhecida e exteriorizada através do autocuidado e amor próprio.

Lu: O que podemos esperar das próximas coleções da Yumi?

Regiane: A Yumi está sempre inovando, procurando crescer e melhorar a cada dia. Ela é construída através dos feedbacks das clientes, a opinião de cada uma é muito valorizada. A coleção primavera/verão 2022 vem trazendo muitas cores, leveza e qualidade.

Lu: Como os leitores desse site podem encontrar a loja Yumi?

Regiane: A Yumi tem o Instagram : @_yumimodaeestilo
Site: yumiloja.lojaintegrada.com.br

Lu Leal

Formada em Comunicação Social, atuou na produção do Programa “A Bahia Que a Gente Gosta”, da Record Bahia, foi apresentadora da TV Salvador e hoje mergulha de cabeça no universo da cultura nordestina como produtora de Del Feliz, artista que leva as riquezas e diversidade do Nordeste para o mundo e de Jairo Barboza, voz influente na preservação e evolução da rica herança musical do Brasil. Baiana, intensa, inquieta e sensível, Lu adora aqueles finais clichês que nos fazem sorrir. Valoriza mais o “ser” do que o “ter”. Deixa qualquer programa para ver o pôr do sol ou apreciar a lua. Não consegue viver sem cachorro e chocolate. Ama música e define a sua vida como uma constante trilha sonora. Ávida por novos desafios, está sempre pronta para mudar. Essa é Lu Leal, uma escorpiana que adora viagens, livros e teatro. Paixões essas, que rendem excelentes pautas. Siga @lulealnews

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