Não é novidade para ninguém a minha paixão por cachorro. Chego a assumir que confio (muito) mais em cachorro do que em gente, o que acaba estarrecendo alguns.
Todas as causas que envolvem estes seres imprescindíveis para minha vida, me interessam. E li um texto de Thatyane Campos, da Pet Bowtique, que me deixou muito triste. É Impressionante o descaso que algumas pessoas têm com esses bichinhos. Chega a ser patético.
A pessoa precisa entender que quando se propõe a cuidar de um animal, tem que fazê-lo para sempre. Bicho fica doente, bicho faz coisa errada, bicho envelhece e fica cheio de manias. Se não está preparado para isso tudo, desista antes de comprar!
Ter um animal é uma questão de escolha. Só o tenha se estiver preparado emocionalmente e financeiramente. Eu arrisco dizer que a obrigação nesse caso depende totalmente da escolha que a pessoa fizer, mais até do que filho. Pois este, dependendo do descuido, pode até vir antes da hora. Mas cachorro não. Você só vai ter, se realmente quiser.
No texto de Thaty, ela diz que acha super legal quando uma novela mostra o amor pelos bichinhos de estimação colocando-os como personagens, mas alerta a preocupação com a falta de informação e modismos.
Na novela Fina Estampa da Rede Globo têm duas malteses lindas e muitas pessoas acabaram comprando cãozinhos iguais, sem saber nada sobre a raça, só por quererem um cãozinho igual o da novela. Alguns pets Shops e canis aproveitando do modismo chegaram a triplicar o preço de seus filhotes.
Alguns “compradores” sequer sabem o nome da raça. Dirigem-se aos Pets Shops e dizem que querem um cachorro “igual ao da novela”.
O problema é que com o tempo e a convivência, elas vão descobrindo algumas particularidades da raça e estas nem sempre agradam a pessoa.
Se engana quem pensa que para ter um cachorrinho lindo como o da novela, basta ir à loja e pagar o valor solicitado pelo vendedor. Para o cãozinho ter um pêlo comprido e lindo como o da novela, tem que ter uma boa alimentação, hidratações periódicas, escovação diária. E acima de tudo muito AMOR.
Pedi autorização a Thaty para cita-la aqui no blog. Ela está revoltada porque isso está acontecendo com a sua vizinha. Comprou um maltes pelo modismo e agora ele já está a venda.
Isso é realmente para se revoltar! Onde está o respeito?
Por favor, pensem bem antes de comprar um cãozinho, procurem pesquisar sobre a raça, converse com quem entende do assunto e peça informações. Lembre que você não é obrigado a ter um animal, mas, se optar por ter um, tem obrigações e cuidados a cumprir. Um animal se torna um membro da família e deve ser respeitado como tal.
Para os que vendem, procurem informar mais o comprador sobre a raça que está sendo vendida. Alerte sobre os cuidados, sobre o temperamento do bichinho. Não vise somente o dinheiro, pelo amor de Deus!!!
Não esqueçam que vocês estão comprando (ou vendendo) uma vida e não uma peça de roupa que está na moda em uma estação e na outra pode ser colocada à venda ou até mesmo esquecida no armário.
Luz!!!!
Lu
PS: Meu agradecimento especial a Tathyane Campos e todos aqueles que, de alguma forma, abraçam as causas em prol dos animais. Vamos nos unir e continuar lutando pelo bem estar dos nossos amiguinhos. Agradeço também (como não poderia deixar de ser) a minha Luckitinha por tornar a vida mais leve, feliz e cheia de lambidas e fungadas.
13 Comments
Thatyane Campos
20 de março de 2012 at 14:15Parabens por amar sues bichinhos a cima de qualquer moda.
Um beijos grande e muitas lambeijocas da turminha aqui de casa
Carol Aguiar
20 de março de 2012 at 14:28Isso mesmo, Lu! As pessoas precisam aprender a respeitar mais os cãozinhos. Fico muito triste quando vejo casos como esse da vizinha de Thatyana. Bizarro!
Marcelo Tavares
20 de março de 2012 at 14:44Obrigado pelo texto, Lu!
Marcela Teles
20 de março de 2012 at 14:50Lu, este tipo de colocação é muito importante. Parabéns pelo alerta. beijos
catarine heiter
20 de março de 2012 at 15:26Adorei o texto Lú!!!
Vera Figueiredo
20 de março de 2012 at 15:48Lú, amei!!!! É isso mesmo…tem muita gente sem noção!!!
caninos hotel
20 de março de 2012 at 17:36Veja bem, chegamos ao ponto em que “comprar” um cachorro tornou-se aberração. Há milhões de animais para serem adotados. Quem gosta de cachorros ,gosta independente da raça. É algo que vem de dentro.
Não comprem animais, adotem!
Acácio do Sacramento
20 de março de 2012 at 20:07É isso ai Luciana! O cão é o retrato fiel da amizade.
Lúcio Sacramento
20 de março de 2012 at 21:56É isso aí meu amor. Temos que conscientizar as pessoas sobre o valor dos animais. Sobre o valor da vida.
Katia Freitas
20 de março de 2012 at 22:10Engraçado q essa semana conversei c uma amiga q queria adotar um cachorro.Qdo falei das responsabilidades, despesas e de qto tempo eles vivem, ela desistiu. Tenho 2 pets, um de 7 anos cheio de manias e 1 manida de 2 anos mto sapeca. Amo meus filhotes e cuio deles c mto carinho.
WesleI Leal
22 de março de 2012 at 07:12Parabèns Lu pela desefa a estas coisetas lindas que sao os animais, que merecem ser cuidados com mais atençao e humanidade. Bjoss
Silvana
7 de fevereiro de 2013 at 08:29Concordo plenamente Lu!
Não tenho cachorro e pretendo não ter. Simplesmente porque não tenho tempo de cuidar, paciencia, enfim.. Não por isso tratarei mal os outros animaizinhos. Nunca! Pra Jade de Cátia, sou Tia Sil. Amo aquela doidinha, mas ela lá e eu cá! Talvez um dia terei um cachorro, mas se o fizer, será com muita dedicação e amor.
Farei de tudo pra ele ser feliz, respeitar os limites dos vizinhos e para isso tentarei ser uma boa dona!
Seu texto é muito pertinente e acho que muita gente deveria ler.
Inclusive meu vizinho que deixa o cachorro dele latir todas as madrugadas do final de semana. O que me deixa muito irritada!
Vou imprimir e botar debaixo da porta dele! heheheheh
Um beijo!
amara
10 de abril de 2013 at 12:54Querida Lulu Como você já tem conhecimento, sua tia Amara AMA os bichos em geral ou melhor, de todas as especies ou raças inclusive insetos e répteis> E como não ressaltar a minha MAIOR paixão que é cachorro. Como vc sabe tenho animais de RUA carentes no principio mais depois DONOS DO PEDAÇO isto é da casa e do meu coração. Sou adepta da adoção, rejeito a compra do animal, é a minha opinião.
VIVA OS ANIMAIS e VIVA A DEUS que os colocou m nossos caminhos! bj tia Amara