Inclusão: O privilégio de conviver com as diferenças!

<span >

Hoje, 21 de março, dia internacional da Síndrome de Down. A data foi escolhida em alusão aos 3 cromossomos número 21 que cada pessoa com síndrome de Down carrega (21/3).

Comemorar essa data tem como objetivo chamar a atenção da sociedade e enfatizar a importância da inclusão, conscientizando para uma mudança de atitude.

Síndrome de Down não é doença. E muito menos motivo de exclusão. É uma ocorrência genética natural, que ocorre no Brasil uma vez a cada cada 700 nascimentos. Por motivos ainda desconhecidos, durante a gravidez, as células do embrião são formadas com um número diferente de cromossomos.

“Os pais que tem um dom de ter um filho com síndrome de Down podem se considerar pais especiais. Pessoas leigas, como eu era, as veem como anormais. Mas nós somos mais anormais que eles, porque no mundo deles só tem amor e carinho”, disse o ex jogador Romário, em discurso recente. Romário é pai da menina Ivy, 6 anos, que têm síndrome de Down.

É direito inerente às pessoas com síndrome de Down, desfrutar uma vida plena e digna, como membros ativos e valorizados em suas comunidades e na sociedade.

Inclusão: Um privilégio de conviver com as diferenças!

Luz!

Lu

2 Comments

  1. Avatar
    Dalia Leal
    22 de março de 2013 at 22:47 Reply

    Um texto q diz tudo o quanto eu gostaria de ter dito! é isso aí Lu! realmente “no mundo deles só tem amor e carinho” o respeito acima de tudo! vamos valorizá-los! esse texto é mto profundo! bjão p ti Luciana Leal!

  2. Avatar
    amara
    27 de março de 2013 at 12:57 Reply

    Lulu nos anos 70 logo quando comecei a lidar com crianças na minha pofissão, sempre lidei com as çrianças com Dawn e tanto eu como minhas colegas de trabalho observavamos a inteligência e quão amorosas eram elas bj tia Amara

Leave a Reply