A chia é o nome popular da Salvia Hispanica, uma planta herbácea da família das lamiáceas, de origem das regiões da Guatemala, do México e da Colombia. A planta é mais conhecida por sua semente, que é vendida integralmente, moída ou em forma de óleo. A palavra chia deriva da palavra do nahuatl chian, que significa “oleoso”. Foi muito consumida por civilizações antigas, principalmente por quem precisava de força e resistência física.
Essa semana uma paciente me questionou sobre a possibilidade de perda das propriedades funcionais da semente de chia quando aquecida. Devido a grande quantidade de ácidos graxos poliinsaturados presente no alimento, questiona-se a possibilidade de saturação do mesmo quando submetido ao aquecimento.
Um estudo conduzido por pesquisadores do Vale do Itajaí (Univali), realizou testes comparativos do consumo das sementes em temperatura ambiente e aquecida. O objetivo foi avaliar se, mesmo com aquecimento, o alimento proporcionaria os efeitos nutricionais e manteria e oxidaria durante o aquecimento.
Foi observado que todos que a semente de chia manteve seus benefícios após o aquecimento, apresentando benefícios para a saúde, quando incluído em dietas saudáveis, sendo uma importante fonte de fibras, minerais, proteínas, cálcio e ácidos graxos poliinsaturados, principalmente ômega 3 (em teor mais elevado do que o encontrado na linhaça). Os testes mostraram ainda que o consumo da Chia aquecida provocou diminuição do colesterol. Deste modo recomendamos a adição da chia nas preparações de beiju, pães e bolos. Vale ressaltar que o processo de cocção considerado é diferente da fritura onde o calor no centro geométrico do alimento chegaria a temperaturas acima de 100º C.
Além de colaborar na redução de colesterol, a chia ajuda o corpo a entrar em forma, controla a glicemia (reduz a velocidade de absorção da glicose nos alimentos), previne o envelhecimento precoce, ajuda na formação óssea e melhora a imunidade do organismo. O que está esperando para incluir a semente na sua dieta?
3 Comments
Dalia Leal
18 de maio de 2016 at 08:41Excelente orientação da nutricionista Claudia Figueiredo, eu desconhecia os benefícios da chia; c certeza farei inclusão em minha dieta.
Marcela Teles
19 de maio de 2016 at 19:19Dica espetacular!!!! Vou acrescentar na minha dieta, sim. Obrigada
Denise Castro
19 de maio de 2016 at 19:20Conheço e amo. Descobri ela a uns dois meses e fiquei apaixonada ?!!!