A By Yosh é uma grife baiana criada em 2007 pelo Artista Visual Contemporâneo Yosh José, que transita entre a tradição e a modernidade tendo como inspiração a cultura, a fé e a ancestralidade.
A marca trouxe para a moda a singularidade, a beleza e o talento das pinturas compostas por cores e formas acentuadas, a partir de suas intervenções em telas produzidas para exposição durante a sua vivência de dois anos como artista na Noruega. Depois vieram as peças exclusivas pintadas a mão e em serigrafia, buscando uma maior composição e distribuição dos elementos.
As camisetas, que apresentam o traço personalizado e característico de Yosh, ganharam a simpatia de pessoas estilosas e descoladas. A linha cresce e as estampas tomam corpo em outras peças como sungas, bolsas e vestidos estampadas em malhas mais leves como o new flamê, o devorê e o próprio algodão. Este trabalho reflete uma preocupação maior com a modelagem em agradar conforto para o público, associando bem estar e leveza, característica fundamental para o clima da cidade.
A primeira foto é da cantora Illy Gouveia, produzida no Porto da Barra, parada obrigatória por todo turista que visita a capital baiana. O look escolhido pela cantora foi o vestido com estampa foguetes de Ogum retratando a força do Orixá.
A praia da Barra é pequena porém possui paisagens belíssimas e é bastante frequentada principalmente nos finais de semanas e feriados. Cercadas pela orla, onde no calçadão turistas e moradores praticam esportes, a praia é também rodeada por arrecifes que na maré baixa formam lindas piscinas naturais com temperatura bastante propícia ao banho de mar.
A segunda foto, de Luzia Moraes, também foi realizada na praia do Porto da Barra. O look escolhido foi a sunga Ogum e a regata foguetes, mostrando a força e garra da produtora.
A terceira foto foi produzida no Rio Vermelho, do cantor e compositor Adelmo Casé.
Bairro boêmio e um dos mais charmosos da cidade, o Rio Vermelho é conhecido Conhecido pelos acarajés de Cira, de Regina e de Dinha, e pela colônia de pescadores. Seus moradores comemoram anualmente, no dia 2 de fevereiro, a festa de Iemanjá, rainha do mar.
O look escolhido pelo cantor foi a T-shirt mão negra, inspirada no livro “A mão Afro-brasileira” de Emanoel Araújo, lançado originalmente para comemorar o centenário da abolição da escravatura no Brasil. A obra traça um panorama da participação dos afro-descententes na arte brasileira do período colonial até os dias atuais.
A quarta foto é da cantora Simone Moreno, também no Rio Vermelho. Simone escolheu o vestido saída de praia “Aves do Divino” que recebe esse nome por lembrar muito o espírito santo.
O artista plástico Yosh, nasceu em Salvador é formado pela Escola de Belas Artes da Ufba em 2002. Com Especialização em História e Cultura Afro-brasileira. Já assinou diversos trabalhos para blocos afro do carnaval de Salvador e cenografia para importantes espetáculos e artistas baianos inclusive com exposições e cenografia no exterior.
A sua produção artística revela uma busca e preocupação por afirmação e valorização da identidade do afro-descendente. Ao mesmo tempo nos leva a perceber que é uma produção voltada para a atualização das linguagens e temáticas tradicionais, propondo a atualização da expressão plástica. O seu trabalho transita entre a tradição e modernidade.
“Talentoso, inspirado e estético, assim é a obra plástica de Yosh José, que escolhera o tecido como suporte para expressão da sua arte de imaginação e bom gosto. É como se, ao vestir as suas belas criações, expressas em estampas de temáticas afro ou não, estaremos espalhando o belo e dividindo este prazer com o mundo, alegrando almas e corações” (Jaime Sodré).
Vale a pena uma vista a charmosa Loja By Yosh!
SERVIÇO:
Fotos: Lara Lins (Clique AQUI e veja o site)
Assistente de produção: Agnoell Djimbê
Loja By Yosh: Rua Barão de Itapoã nº 60, loja 01-C – Barra (Térreo do Hotel Porto da Barra)
Insta@lojabyyosh
whats: 71-88748907
Loja online (clique AQUI)
2 Comments
Ludmila Seixas
1 de novembro de 2014 at 04:00Adorei as estampas dessa loja!
Marcela Teles
28 de novembro de 2014 at 17:09Peças divinas! Amei!