Luciana Liviero

Luciana  Liviero

Formada em jornalismo pela PUC/SP,  a jornalista Luciana Liviero acumula mais de 25 anos de carreira, tendo se consolidado na televisão como referência na apresentação e ancoragem de telejornais. Há dois anos tem um canal no YouTube com quadros de notícias ao vivo (A INDIGNADA!), entrevistas (Fundo do Baú) e também de vlogs de viagem, uma das suas paixões.  É com ela que conversamos agora.

NJ: Como nasceu o canal e como se dá a escolha dos temas?

Luciana: O canal surgiu como uma alternativa mesmo à TV. Voltei de Nova York cheia de ideias para novos programas e nenhum executivo das emissoras com que conversei queria apostar num formato novo. Todos preferiam formatos comprados de fora, já testados. Resolvi então começar a gravar as entrevistas do fundo do baú com os amigos que fiz em quase duas décadas na TV, e foi esse o carro chefe pra lançar o canal luciana Liviero no youtube.

NJ: O quadro “Fundo do Baú” os convidados contam suas histórias por meio de objetos guardados como recordação ao longo da vida. Se você tivesse que escolher um objeto importante para iniciarmos essa entrevista, qual seria e por quê?

Luciana: Nossa, que difícil!!! sabe que paralelamente ao fundo do baú, gravei quase 30 vídeos do “Baú da Lu”, mostrando as minhas recordações!! pelo número dá pra ver que guardo muuuuita coisa, né?? (risos) tem da adolescência, da infância, da faculdade, das vezes que morei fora do Brasil….. escolher um só é muito difícil! sugiro que o pessoal veja lá na playlist do “Baú da Lu” e escolha a recordação mais interessante!!

NJ: O jornalista deve ser imparcial na apuração da notícia, na exposição dos fatos. Mas, isenção não quer dizer omissão.  Suas críticas são formuladas com cuidado antes de ir ao ar ou são espontâneas, conforme julga ser moral ou imoral, ético ou antiético?

Luciana: Depende. Quando apresentava o jornal, muitas vezes via a matéria quando ia ao ar, junto com os telespectadores e comentava em seguida muito espontaneamente. Hoje no” INDIGNADA!” quadro de notícias do canal, preparo toda a pauta, leio muito sobre os assuntos, em diferentes fontes, e assim acabo formando minha opinião pra comentar na live.

NJ:  Você foi correspondente da Record em Nova York por dois anos e participou de grandes coberturas internacionais como a eleição e posse do presidente Obama, os 10 anos dos atentados às torres gêmeas, o furacão Sandy, o conclave e a posse do Papa Francisco.  Qual desses trabalhos foi o mais difícil de ser realizado e por quê?

Luciana: Sem dúvida o furacão Sandy. Fiquei sem luz em casa por 4 dias (morava no 26ºandar e tinha que subir de escada) e também no nosso escritório. Era uma luta para conseguir internet pra transmitir o material pra Record São Paulo. Passamos esses dias todos praticamente dentro de uma van, com a qual nos deslocávamos para os locais mais atingidos. muita destruição pelo caminho. Cenas surreais. Foi mesmo inesquecível!

NJ: Até hoje, qual foi a matéria que mais a deixou indignada e por qual motivo?

Luciana: Ahhh difícil! foram tantas reportagens indignantes!!! minha memória não permite dizer qual foi a pior!!!

NJ: Analisando a sua trajetória, o que você ainda gostaria de fazer e o que gostaria de refazer?

Luciana: Gosto muito de hard news, ao vivo, telejornal…. adoro coberturas factuais mas também gosto muito de entrevistas e debates. Algo que não fiz na TV e que tenho hoje no meu canal é um programa de viagens. Unir o útil ao agradável, sabe??

NJ: Viajar é uma das suas grandes paixões, inclusive tem um vlog sobre o assunto. O que mais gosta e o que não gosta em uma viagem?

Luciana: Sou muito curiosa e interessada pelas diferentes culturas e costumes. Gosto de experimentar comidas novas, me comunicar com as pessoas, conhecer mais sobre a realidade delas!! amo tudo em se tratando de viagens. verdade que pode ser cansativo porque geralmente tem muita coisa pra fazer em pouco tempo. Mas vale o cansaço!!

NJ: Como analisa a crise política na qual o país mergulhou?

Luciana: Muito triste e muito preocupante. Acho que essa briga e essa polarização só prejudicam o país. Desvia o foco dos verdadeiros interesses e necessidades da população.

NJ: Em sua opinião, qual é hoje o ponto mais crítico do Brasil e por quê?

Luciana: A presidência. Infelizmente Jair Bolsonaro demonstra ser uma pessoa incapaz de liderar o país para um futuro de crescimento e conciliação. Não é um estadista. Não tem postura nem inteligência suficientes pra isso.

NJ: Você costuma acompanhar os movimentos feministas que ganham força nas redes e nas ruas?

Luciana: Não sou ativista mas acompanho na medida do possível e apoio ações pontuais nas minhas redes sociais.

NJ: Como costuma cuidar do corpo e da mente?

Luciana: Estou em falta com o corpo! parei de fumar e ganhei peso. Tive que parar a atividade física porque torci o tornozelo e depois passei por uma cirurgia. Enfim, agora pretendo retomar minhas aulas de pilates e alguma outra atividade que ainda não escolhi.

NJ: O que a deixa verdadeiramente emocionada?

Luciana: Atos de compaixão, generosidade, bondade. O melhor lado do ser humano.

NJ: Uma frase

Luciana: Uma pessoa pode fazer a diferença e todas deveriam tentar.

NJ: Um sonho

Luciana: Conhecer mais de 100 países,

NJ: Um lugar

Luciana: Qualquer um que eu ainda não conheça.

NJ: Um livro

Luciana: Admirável Mundo Novo.

NJ: Uma comida

Luciana: Quase tudo!!! frutos do mar, comida baiana (sem pimenta), tailandesa….

NJ: Uma meta

Luciana: Conhecer mais de 100 países, ser feliz e espalhar felicidade mundo afora.

NJ: Uma música que a faz sorrir

Luciana: São tantas!!! vou escolher uma da Rita Lee, de quem sou fã, e que fez parte da minha adolescência… Agora só Falta Você… conhece???

NJ: O que é felicidade pra você?

Luciana: Reconhecer tudo de bom que acontece diariamente em nossas vidas e poder compartilhar esse sentimento com quem está ao meu redor.

NJ: Luciana Liviero por luciana Liviero

Luciana: Uma pessoa que busca colaborar pra um mundo melhor, mais harmônico, mais justo e mais feliz pra todos.

NJ: Lu, muito obrigada! que maravilha tê-la no nosso site! antes de concluir, tem algum assunto que gostaria de abordar, alguma mensagem a deixar?

Luciana: Obrigada a você! gostaria só de deixar o convite pra que todos visitem minhas redes sociais (@luliviero) e o meu canal no youtube e deixem seus comentários e opiniões! você inclusive, xará!! (risos). Beijos

Clique AQUI para visitar o canal de Luciana Liviero

Lu Leal

Formada em Comunicação Social, atuou na produção do Programa “A Bahia Que a Gente Gosta”, da Record Bahia, foi apresentadora da TV Salvador e hoje mergulha de cabeça no universo da cultura nordestina como produtora de Del Feliz, artista que leva as riquezas e diversidade do Nordeste para o mundo e de Jairo Barboza, voz influente na preservação e evolução da rica herança musical do Brasil. Baiana, intensa, inquieta e sensível, Lu adora aqueles finais clichês que nos fazem sorrir. Valoriza mais o “ser” do que o “ter”. Deixa qualquer programa para ver o pôr do sol ou apreciar a lua. Não consegue viver sem cachorro e chocolate. Ama música e define a sua vida como uma constante trilha sonora. Ávida por novos desafios, está sempre pronta para mudar. Essa é Lu Leal, uma escorpiana que adora viagens, livros e teatro. Paixões essas, que rendem excelentes pautas. Siga @lulealnews

Leave a Reply